Ainda sonhando, Grêmio recebe a Ponte Preta no Olímpico

Equipe gaúcha pensa no título, mas o foco principal é terminar o Brasileirão na 2ª posição

iG São Paulo |

O Grêmio já estava quase priorizando de vez a Copa Sul-Americana. Até que, na última quarta-feira, o empate entre Atlético-MG e Flamengo recolocou o time gaúcho no Campeonato Brasileiro . Com quatro pontos de distância para os mineiros, a equipe tricolor ainda sonha com o título ou, na pior das hióteses, em em terminar o certame na vice-liderança, o que lhe daria vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores da América. Neste sábado, caso derrote a Ponte Preta, no Olímpico, a equipe de Vanderlei Luxemburgo ficará apenas a um ponto do time mineiro.

Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

A tarefa, porém, não será fácil. Além do natural cansaço pelo acúmulo de jogos (foram 68 em 2012, até agora), o Grêmio terá pela frente um adversário que vem de duas vitórias consecutivas e que, recentemente, deu muito trabalho ao líder Fluminense, mesmo jogando como visitante. “Sabemos que é um jogo difícil lá no Olímpico. Vamos lá para não ver essa avalanche gremista. Não tomar gols e fazer gols. Quero sair de lá vendo a avalanche ao contrário, com a torcida deles indo embora”, disse o zagueiro Cléber.

Gazeta Press
Kleber não pega a Ponte Preta

Mesmo prevendo um duelo difícil com o seu “chato” xará gremista, o defensor da Ponte Preta provavelmente não precisará marcar o Gladiador. Kléber realizou exames nesta quinta-feira e deverá ser poupado da partida. A tendência é a de que Leandro forme, mais uma vez, a dupla de ataque com Marcelo Moreno, que não vive sua melhor fase – está há quase um mês sem marcar, seu pior jejum desde que chegou ao clube.

Quem também não joga é o zagueiro Gilberto Silva. Aos 36 anos, o pentacampeão já disputou 52 jogos na temporada e sentiu o desgaste. Com isto, Naldo, que vem tendo boas atuações, seguirá no time ao lado de Werley, que volta à equipe depois de ficar de fora da vitória sobre o Millonarios, terça, pela Sul-Americana. Outros dois jogadores que foram poupados da partida contra os colombianos, Souza e Elano, retornarão normalmente.

A Ponte Preta jogará modificada em relação à sua última partida, quando venceu o Cruzeiro, por 1 a 0. Serão três mudanças: o goleiro Édson Bastos, suspenso, dará lugar a Roberto; no meio, Baraka e Renê Júnior retornarão de suspensão. Cicinho e Xaves deixarão a equipe.

“Vai ser um jogo bastante pesado. O Grêmio foi o time que mais nos marcou e nos equiparou na pegada. Acredito que quem tiver mais eficiência sairá vencedor”, projetou Renê Júnior, lembrando o disputadíssimo confronto ocorrido no primeiro turno, no Moisés Lucarelli, onde as duas partes empataram sem gols.

O objetivo da Ponte Preta é o de espantar de vez o risco de rebaixamento e ficar mais próximo da Copa Sul-Americana de 2013. Terminando o Brasileiro entre os nove primeiros colocados, os campineiros garantirão sua classificação ao torneio continental, a menos que cheguem entre os 16 melhores da Copa do Brasil do ano que vem. Atualmente, a equipe está na décima colocação, com 43 pontos.

Já o Grêmio, com 60, vê o vice-líder Atlético-MG quatro pontos à sua frente. Praticamente sem chances de buscar o líder Fluminense (72), o time gaúcho luta também para se manter à frente do São Paulo, quarto colocado, com 58 pontos. As chances do time de Vanderlei Luxemburgo de terminar o campeonato fora do G-4 são mínimas: o Internacional, que seria a principal ameaça, está nove pontos atrás.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PONTE PRETA

Local : Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data : 3 de novembro de 2012, sábado
Horário : 19h30 (de Brasília)
Árbitro : André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes : Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno
Técnico : Vanderlei Luxemburgo

PONTE PRETA : Roberto; Tiago Alves, Cléber, Ferron e João Paulo; Baraka, Wendel Santos, Renê Júnior e Nikão; Luan e Roger
Técnico : Guto Ferreira

*Com Gazeta

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: GrêmioPonte PretaBrasileirão 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG