Maradona completa 52 anos. Relembre trajetória do argentino no futebol

"El Pibe de Oro" viveu seu melhor momento durante a década de 1980, quando brilhou pelo Napoli e levou a seleção argentina ao título da Copa de 1986

iG São Paulo | - Atualizada às

Um dos maiores jogadores da história do futebol, o argentino Diego Maradona completa 52 anos de idade nesta terça-feira. Conhecido como “El Pibe de Oro” (“o garoto de ouro”), estreou pela seleção do seu país em 1977. Ficou de fora da Copa do Mundo de 1978, mas participou das quatro seguintes e brilhou na conquista do Mundial em 1986.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Revelado pelo Argentinos Juniors, defendeu o Boca Juniors antes de se transferir para o Barcelona em 1982. Dois anos depois, foi para o Napoli, onde viveu seu melhor momento na carreira. Sua trajetória profissional inclui ainda passagens por Sevilla, Newell’s Old Boys e o retorno ao Boca Juniors, antes de se aposentar em 1997.

Mas não foram apenas os lances de genialidade com a bola nos pés que marcaram a carreira de Maradona no futebol. O envolvimento com as drogas teve início nos tempos em que jogava no Barcelona e o acompanhou até o fim da trajetória profissional.

Veja as transformações físicas pelas quais Maradona passou

Os problemas tiveram sequência mesmo depois que largou os campos. Em 2004, sofreu uma overdose de cocaína e correu risco de morte. Conseguiu se recuperar e, depois de um período em que trabalhou como apresentador de um programa de televisão, virou técnico. Em 2010, foi ele o comandante da seleção argentina na Copa do Mundo da África do Sul.

Passado o Mundial, deixou o cargo. Em 2011, assumiu o Al Wasl, dos Emirados Árabes. Demitido no último mês de julho, não conseguiu ganhar títulos pelo time, mas colecionou momentos marcantes durante sua passagem, que incluem demonstrações de habilidade com bola, dancinhas, cambalhotas e até agressões.

Veja abaixo alguns destes momentos


    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: MaradonaFutebol MundialArgentina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG