Grêmio sai atrás, busca a virada e avança para as quartas da Copa Sul-Americana

Time gaúcho pega agora o Millonários, da Colômbia, algoz do Palmeiras nas oitavas

iG São Paulo | - Atualizada às

Precisando apenas de um empate para se classificar às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Grêmio acabou levando um susto ao sair atrás do Barcelona de Guayaquil no Olímpico nesta quarta-feira. Mesmo assim, a equipe que faz boa campanha no Brasileirão mostrou-se tranquila e virou a partida para 2 a 1 nos últimos minutos. Com o resultado, os gaúchos enfrentarão os colombianos do Millionários, que eliminou o Palmeiras na última terça-feira.

Divulgação/Grêmio
Kleber prepara o cruzamento

São Paulo elimina LDU de Loja em partida sem gol e com árbitro confuso

Depois de um primeiro tempo com pouquíssimas chances de gols de ambas equipes, os equatorianos voltaram do intervalo dispostos a tirar a vantagem gremista e abriram o placar com o centroavante Narciso Mina. Sem dar tempo para a festa dos visitantes, o Tricolor deixou tudo igual graças a gol contra do zagueiro José Perlaza. Aos 45 minutos, a categoria de Zé Roberto apareceu e o camisa 10 cobrou falta com perfeição para definir a virada e marcar seu primeiro gol no estádio Olímpico.

Grêmio volta a campo neste final de semana pelo Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 33ª rodada, o time de Porto Alegre viaja para Salvador, onde encara o desesperado Bahia Às 18h30 (de Brasília) de sábado.

O jogo
Tentando valorizar a posse de bola para gastar o tempo desde o início da partida, o Grêmio pouco finalizou a gol e assustou o goleiro Máximo Banguera em apenas duas oportunidades. Na primeira, o arqueiro mostrou agilidade para evitar chute de Marcelo Moreno e, na segunda, se colocou bem para segurar cabeça cara a cara com Werley.

Veja as fotos dos três jogos envolvendo times brasileiros na Copa Sul-Americana

Disposto a acabar com a vantagem gremista, o Barcelona voltou do intervalo mais adiantado no gramado e apostando em uma marcação pressão. A estratégia funcionou aos nove minutos da segunda etapa, quando Pablo Saucedo desarmou Fernando e tocou para Matías Oyola enfiar belo passe para Damián Díaz. O camisa 10 foi à linha de fundo, ergueu a cabeça e rolou para Narciso Mina completar para as redes.

De imediato o técnico Vanderlei Luxemburgo lançou o experiente Elano na vaga de Marco Antonio e os gaúchos passaram a trocar passes mais agudos na entrada da área visitante. Após saída de bola errada da defesa equatoriana, Anderson Pico avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. No desespero, o zagueiro José Perlaza se atirou na bola e mandou para o próprio gol, sem chances para Banguera.

Nos minutos finais, o veterano Zé Roberto fez ótima jogada individual e só foi parado por toque de mão de Saucedo. Os gremistas reclamavam por um cartão vermelho ao zagueiro quando o camisa 10 bateu a falta com categoria para definir a vitória por 2 a 1, marcar seu primeiro gol no Olímpico e garantir a classificação para as quartas de final.

FICHA TÉCNICA -  GRÊMIO 2 X 1 BARCELONA-EQU

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 24 de outubro de 2012, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfa e Juan P. Bellati (ambos da Argentina)
Cartões amarelos: Elano (Grêmio); Pablo Saucedo, Victor Valarezo e Michael Jackson Quiñonez (Barcelona-EQU) 

Gols:  Narciso Mina, aos 9. José Perlaza (contra), aos 21, e Zé Roberto (de falta), aos 45 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio (Elano) e Zé Roberto; Kleber (Leandro) e Marcelo Moreno (Marquinhos)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BARCELONA-EQU:  Máximo Banguera; Brayan De La Torre (Holger Matamorros), José Perlaza, Pablo Saucedo e Victor Valarezo (Juan Ferreyra); Miguel Ibarra, José Amaya, Matías Oyola, Damián Díaz (Michael Jackson Quiñonez) e Michael Arroyo; Narciso Mina
Técnico: Gustavo Costas

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG