Querendo definir o título, Fluminense recebe o Grêmio no Engenhão

Time das Laranjeiras lidera Brasileirão com 68 pontos, nove a mais do que o vice-líder, o Atlético-MG. Na terceira posição, com 57 pontos, vêm os gremistas

Gazeta |

Photocamera
Fred comemora gol na vitória do Fluminense

O Fluminense recebe o Grêmio nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, em confronto válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro . Trata-se de um choque direto na luta pelo título.

Os cariocas estão embalados por terem vencido seus últimos cinco compromissos, sendo o mais recente um 2 a 1 diante da Ponte Preta. O time das Laranjeiras lidera esta competição, com 68 pontos, nove a mais do que o vice-líder, o Atlético-MG. Na terceira posição, com 57 pontos, e vindo de empate com o Botafogo por 1 a 1, os gremistas sabem que apenas o triunfo manterá vivo o sonho do título.

Acredita em vitória do Fluminense sobre o Grêmio? Opine

O sentimento de que o jogo é mesmo uma decisão está descrito nas palavras dos jogadores do Fluminense. Na visão deles, o duelo contra o Grêmio pode sim afastar o rival da disputa pelo título.

"O Abel conversou com a gente sobre a importância desta semana. Temos o Grêmio na quarta e o Atlético Mineiro no domingo. Se ganharmos os dois a coisa praticamente se define. Portanto, temos que ir com tranquilidade e sabendo que podemos dar um passo gigantesco neste duelo com o Grêmio", analisou o zagueiro Digão.

Leia também:  Campanha do líder Flu em 2012 supera o desempenho do São Paulo em 2007

Em termos de escalação, o Fluminense terá neste jogo o meia Thiago Neves, que estavá servindo a seleção brasileira em amistosos internacionais e vai se juntar ao grupo na manhã desta quarta-feira. Abel Braga disse que vai conversar com o jogador e se ele quiser atuar será escalado. Do contrário, Wágner, que seria barrado pelo retorno de Deco, que cumpriu suspensão contra a Ponte Preta, será mantido no posto. O desfalque fica por conta do atacante Wellington Nem, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Desta forma, Rafael Sóbis será o companheiro de Fred. 

Do outro lado, o empate contra o Botafogo dificultou muito a vida do Grêmio na luta pelo título. A 11 pontos do Fluminense na tabela de classificação, os gaúchos focam agora a conquista de uma vaga para a próxima Copa Libertadores da América e a vice-liderança do Nacional, que dará vaga direta à fase de grupos do maio torneio do continente.

Veja ainda:  Abel Braga mantém indefinição no Flu para jogo decisivo com o Grêmio

Mesmo considerando importantíssimo o confronto desta quarta, o Grêmio evita falar em decisão: "Este jogo não será um divisor de águas. Não posso jogar tudo num jogo e, se perder, jogar tudo longe. O nosso projeto sempre foi o de entrar na Libertadores e, se desse, ser campeão. Mas o Flu não está deixando", destacou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Luxa tem duas dúvidas para a partida. A primeira é em relação ao volante Souza. Uma torção no tornozelo o tirou no intervalo da partida contra o Botafogo, no último domingo. Sua presença em campo será avaliada pela comissão técnica. Caso não atue, Léo Gago entrará em seu lugar. Presença certa é a do volante Fernando, que volta ao time depois de se apresentar à seleção brasileira . Mesmo que a equipe de Mano Menezes tenha atuado nesta terça, contra o Japão, o centromédio deve estar em campo - afinal, nem entrou no confronto, ocorrido na Polônia.

E mais:  Arbitragem de Sandro Meira Ricci gera preocupação para Luxemburgo

A outra incerteza é quanto ao aproveitamento de Marcelo Moreno. Titular da seleção boliviana, o camisa 9 enfrentou o Uruguai, nesta terça, e só chegará ao Rio na manhã desta quarta, o que dificulta a sua presença em campo. André Lima é o favorito para substituí-lo - embora Leandro tenha sido atacante ao lado de Kléber na vitória contra o Sport, na quinta-feira passada, no Recife.

Apesar das dúvidas, o Grêmio irá reforçado por outros três importantes titulares que desfalcaram a equipe no último final de semana. O atacante Kléber, que volta de suspensão; o meia Elano, recuperado de dores musculares; e o zagueiro Gilberto Silva, que curou um edema na coxa. No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e o Grêmio ganhou por 1 a 0, com um gol anotado por Kléber.

FICHA TÉCNICA FLUMINENSE X GRÊMIO

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 17 de outubro de 2012 (quarta-feira) 
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE) 
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) 

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Gum e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves (Wágner); Rafael Sóbis e Fred 
Técnico: Abel Braga

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Léo Gago (Souza), Elano e Zé Roberto; Kléber e André Lima (Marcelo Moreno) 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: FluminenseGrêmiobrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG