Brasil inicia contra o Japão sequência contra rivais melhor ranqueados na Fifa

Depois de jogos contra África do Sul, China e Iraque, seleção se prepara para encarar rivais mais qualificados em 2013

Bruno Winckler , iG São Paulo | - Atualizada às

Os últimos três adversários da seleção brasileira não figuram nem entre as melhores 70 seleções do mundo. Mas nesta terça-feira, às 9h (de Brasília) contra o Japão, em Wroclaw, na Polônia, a equipe de Mano Menezes inicia uma sequência de jogos que ao menos de acordo com o ranking da Fifa significam testes mais difíceis a menos de dois anos para a Copa do Mundo.

Leia também:  Destaque da seleção japonesa, Kagawa quer time ousado contra o Brasil

O Japão, atual campeão asiático e com vaga na Copa das Confederações de 2013, tem uma seleção renovada e com alguns jogadores atuando nas principais equipes da Europa (casos de Kagawa, no Manchester United, e Nagatomo, na Inter de Milão). É de acordo com o último ranking da Fifa a 23ª melhor do planeta, bem a frente de África do Sul (76ª), China (85ª) e Iraque (80ª) últimos rivais da seleção principal do Brasil.

Comente esta notícia e deixe seu recado para outros torcedores

E mais:  Sem Marcelo, Mano tem Castán e Thiago Neves como opções para a esquerda

Depois do Japão, o Brasil enfrenta a Colômbia, 9ª do ranking, dia 14 de novembro em Nova Jersey. Para 2013 um amistoso contra outra seleção ranqueada no top 10 da Fifa já está certo. Ele acontece dia 6 de fevereiro, contra a Inglaterra , em Wembley. A seleção inglesa ocupa a 5ª posição do ranking. O Brasil é 14º, seu pior posto na história.

Fora as partidas contra a Inglaterra o Brasil tem outro amistoso já marcado para 2013. Enfrenta o Chile, dia 10 de agosto, em São Paulo. Os chilenos estão em quinto nas eliminatórias e ocupam a 17ª posição no ranking. Antes, a seleção de Mano tem os compromissos pela Copa das Confederações em junho. Espanha (1º), Itália (8ª) e Uruguai (7º) já estão classificados e o sorteio dos grupos acontece em dezembro. Brasil e Espanha são cabeças de chave. 

O presidente da CBF, José Maria Marin, afirma também que dois amistosos contra Portugal também devem acontecer em 2013. A seleção de Cristiano Ronaldo é a 3ª melhor do mundo de acordo com o ranking de outubro. 

Para a partida contra o Japão nesta terça, Mano terá trabalho para montar sua defesa. Sem Danil Alves (cortado antes dos amistosos) e Marcelo (contundido no último domingo ), Adriano seguirá improvisado na lateral-direita e Leandro Castán pode fazer sua estreia pela seleção na lateral-esquerda (posição em que já havia jogado com Mano no Corinthians).

Do meio para frente a única alteração em relação à equipe que venceu o Iraque deve ser a entrada de Sandro no lugar de Ramires. O titular sentiu dores no último treino e pode ser poupado.

Leia ainda: Jogo entre Brasil e Argentina será em novembro, na Bombonera

FICHA TÉCNICA: JAPÃO x BRASIL
Local: Estádio Miejski, em Wroclaw (POL)
Data: 16 de outubro de 2012
Horário: 9h10 (de Brasília)
Árbitro: Marcin Borski (POL)
Auxiliares: Rafał Rostkowski (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)

Japão: Kawashima, Sakai, Yoshida, Konno e Nagatomo; Endo, Hasebe, Nakamura e Honda; Kagawa e Havenaar. Técnico: Alberto Zaccheroni.

Brasil: Diego Alves, Adriano, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán (Thiago Neves); Paulinho, Ramires (Sandro), Oscar e Kaká; Hulk e Neymar. Técnico: Mano Menezes.

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: seleção brasileirajapãoamistosomano menezescopa 2014

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG