Equipe gaúcha vencia o Botafogo até os 44 do 2º tempo, mas Bruno Mendes empatou o jogo

O Grêmio deu praticamente adeus ao título brasileiro neste domingo. A equipe gaúcha vencia o Botafogo até os 44 minutos do segundo tempo, com gol de Léo Gago, mas Bruno Mendes empatou o jogo. O resultado deixa o time de Vanderlei Luxemburgo com 57 pontos, na 3ª colocação, 11 pontos atrás do líder Fluminense na classificação do Campeonato Brasileiro .

Com um estádio cheio a seu lado, o Grêmio tentou impor uma pressão nos minutos iniciais, mas o Botafogo soube conter o ímpeto da equipe da casa e terminou a primeira etapa jogando de igual para igual. Na etapa complementar, o Tricolor fez seu gol cedo e os papéis se inverteram: o Fogão é que tomou a iniciativa do jogo e foi premiado com um empate no fim da partida.

O Grêmio tem agora um confronto direto com o próprio Fluminense, quarta-feira, no Rio de Janeiro. O Botafogo volta a campo na quinta-feira, quando terá o clássico contra o Vasco, no Engenhão. O empate manteve a equipe de Oswaldo Oliveira no 8º lugar, com 41 pontos.

Léo Gago marcou o gol do Grêmio contra o Botafogo
Gazeta Press
Léo Gago marcou o gol do Grêmio contra o Botafogo

O jogo
Em uma bela tarde de domingo com temperatura agradável em Porto Alegre, Grêmio e Botafogo entraram com propostas distintas. O Tricolor veio com apenas um volante, Souza, e três meias, buscando ser agressivo. Já Oswaldo de Oliveira surpreendeu na escalação do Fogão: Seedorf e Elkeson ficaram no banco para as entradas de Vítor Júnior e Rafael Marques na equipe, que veio em um 4-5-1.

Seedorf começou no banco e foi bem marcado pelo gremista no segundo tempo
Gazeta Press
Seedorf começou no banco e foi bem marcado pelo gremista no segundo tempo

A primeira boa chegada foi logo aos dois minutos: Zé Roberto tabelou com André Lima e chutou por cima. Aos 11, Leandro aproveitou rebote de uma cobrança de escanteio e girou, obrigando Renan a uma grande defesa. Na cobrança de escanteio, Werley subiu mais que a zaga e cabeceou no travessão.

Passado o susto inicial, o Botafogo começou a equilibrar o jogo a partir dos 15 minutos. Foi quando o Grêmio errou ao bater uma falta rápida e Andrezinho pegou a sobra, chutando de fora da área para defesa de Marcelo Grohe. Mas o grande lance do goleiro gremista no jogo ocorreria aos 19, ao defender uma cabeçada à queima-roupa de Fellype Gabriel após ótimo levantamento de Andrezinho.

O Grêmio voltou à carga aos 24: André Lima lançou Marquinhos livre, mas Renan chegou um segundo antes e evitou a conclusão. Aos 29, Marquinhos cobrou falta na área, Naldo desviou e a bola passou por todo mundo com perigo. Foi a última boa chegada gremista no primeiro tempo. O Botafogo ainda deu um susto aos 36, quando Lucas subiu pela direita, driblou Naldo e chutou cruzado, mas Grohe deu um tapinha salvador.

Com uma torção no tornozelo, Souza deixou o jogo no intervalo para a entrada de Léo Gago. A primeira chegada da etapa final foi botafoguense: Andrezinho cobrou escanteio no primeiro pau, Renato ganhou no jogo aéreo e cabeceou com perigo por cima. No minuto seguinte, Léo Gago, que recém entrara na partida, cobrou falta de intermediária com força, no cantinho: golaço do Grêmio.

Veja fotos da 30ª rodada do Brasileirão

O Botafogo partiu para o ataque em busca do empate. Aos nove minutos, Antônio Carlos soltou uma bomba no ângulo, mas Marcelo Grohe fez ótima defesa. Vendo seu time ser pressionado, Luxa tirou o centroavante André Lima e colocou o volante Vílson em seu lugar, aos 18. Oswaldo, no mesmo instante, tirou Vítor Júnior e pôs Seedorf em campo.

Aos 19, Zé Roberto aproveitou erro de passe do Botafogo e lançou Leandro. O jovem de 19 anos chutou para boa defesa de Renan. Aos 22, nova chance do Grêmio: em nova cobrança da intermediária, Léo Gago soltou uma bomba, mas o goleiro do Botafogo espalmou. Aos 30, Oswaldo abriu o time ao retirar o lateral Márcio Azevedo, de boa atuação na marcação a Leandro, para a entrada de Elkeson.

Depois de muito tempo sem criar, o Botafogo chegou com força aos 34 minutos: Rafael Marques abriu para Fellype Gabriel na esquerda. Da entrada da área, o meia mandou um chute rasante, à direita de Marcelo Grohe. Aos 44, Bruno Mendes fez bela jogada individual na frente da área gremista e empatou o jogo em chute no canto, frustrando os mais de 30 mil torcedores que foram ao Olímpico.

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 1 x 1 BOTAFOGO

Local : Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data : 14 de outubro de 2012 (Domingo)
Horário : 18h30(de Brasília)
Árbitro : Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes : Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Carlos Nogueira Júnior (SP)
Público : 31.950 (27.529 pagantes)
Renda : R$ 704.331,00
Cartão amarelo : Andrezinho (Botafogo)

Gols:  Léo Gago, aos 5, e Bruno Mendes aos 44 minutos do segundo tempo

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza (Léo Gago), Marco Antônio, Marquinhos (Rondinelly) e Zé Roberto; Leandro e André Lima (Vílson)
Técnico : Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO : Renan; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Elkeson); Gabriel, Renato (Bruno Mendes), Andrezinho, Vítor Júnior (Seedorf) e Fellype Gabriel; Rafael Marques
Técnico : Oswaldo de Oliveira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.