Com nove pontos de vantagem para rivais, time carioca faz contas para título antecipado

Flu venceu confronto do primeiro turno em Campinas
Gazeta Press
Flu venceu confronto do primeiro turno em Campinas

Líder do Campeonato Brasileiro com 65 pontos, o Fluminense caminha a passos largos para a conquista do título. Disposto a encurtar ainda mais o caminho para a taça, a equipe recebe a Ponte Preta neste domingo, às 18h30 em São Januário.

Veja a classificação completa do Brasileirão

O time carioca venceu seus últimos quatro confrontos, sendo o mais recente por 2 a 0 sobre o Bahia. Já a Ponte Preta, que vem de triunfo por 2 a 1 sobre o Náutico, soma 37 pontos, na parte intermediária da tabela de classificação, e planeja afastar definitivamente o risco de rebaixamento.

Abel Braga, técnico do Fluminense, considera que o equilíbrio é a principal fonte de sucesso de sua equipe e por isso acredita que a boa condição na luta pelo título não vai gerar nenhum clima de euforia. Pelo sim, pelo não, o treinador pede o máximo de concentração no duelo deste domingo. "Não podemos deixar de manter a nossa pegada e a nossa determinação na luta pelas vitórias. Teremos mais um jogo complicado neste domingo, quando o favoritismo será nosso, mas o rival tem qualidade. Dessa maneira, é importante termos o equilíbrio necessário para saber que a concentração ao longo dos noventa minutos é fundamental - disse Abel.

Os jogadores entendem o recado e elogiam a Ponte Preta. "A Ponte Preta não vai ser um adversário muito fácil de se bater, pois o time deles tem muita determinação e costuma vender caro os resultados negativos. Eles jogam de maneira compacta, encurtando os espaços e buscando surpreender nos contra-ataques, ainda mais atuando longe de seus torcedores. Vamos buscar a vitória, mas cientes de que as dificuldades serão enormes e o nosso empenho tem que ser o máximo", dz o goleiro Diego Cavalieri.

Em relação ao time, Abel Braga terá sérias dificuldades para montar o setor de criação. O treinador já sabia que não poderia contar com o meiaThiago Neves, que está servindo a Seleção Brasileira em amistosos internacionais. O treinador optou por escalar Rafael Sobis diante do Bahia, em uma formação bem ofensiva que contava ainda com Wellington Nem e Fred no ataque. Porém as dificuldades contra a Ponte Preta vão aumentar, pois o meia Deco foi advertido com o terceiro cartão amarelo contra os baianos e terá que cumprir suspensão.

Sem Thiago Neves e Deco, Abel Braga vai ser obrigado a manter Rafael Sobis na equipe e ainda promover a entrada de Wagner, que tem características muito ofensivas. Pelo lado da Ponte Preta, o técnico Guto Ferreira reconhece a dificuldade de encarar o líder do Campeonato Brasileiro, mas considera que sua equipe pode surpreender.

"Nós podemos surpreender o Fluminense, mesmo sabendo que estamos diante de um dos grandes times do momento. Respeitamos todos os adversários, mas vamos em busca dos três pontos", afirma.

A Ponte Preta terá duas mudanças para este jogo. O volante Renê Júnior, que cumpriu suspensão contra o Náutico, reaparece na vaga de Lucas. Já o atacante Rildo, que foi advertido com o terceiro cartão amarelo diante dos pernambucanos, cede a sua vaga para Luan, que vai compor o ataque com Roger.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), e o Fluminense venceu por 2 a 1. Thiago Neves e Fred marcaram os gols Fluminensees, enquanto Ferron descontou para a Ponte Preta.

FICHA TÉCNICA -  FLUMINENSE x PONTE PRETA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de outubro de 2012 (Domingo)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Nelson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Fabiano Ramires (ES)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rafael Sobis, Fred e Wellington Nem  Técnico: Abel Braga

PONTE PRETA: Edson, Cicinho, Ferron, Diego Sacomann e João Paulo; Baraka, Wendel Santana, Renê Júnior e Nikão; Luan e Roger  Técnico: Guto Ferreira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.