Grêmio vence em Recife, afunda o Sport e toma vice-liderança do Atlético-MG

Time gaúcho fez 3 a 1 na Ilha do Retiro e ficou a nove pontos do líder Fluminense

Gazeta | - Atualizada às

Gazeta Press
Felipe Azevedo, jogador do Sport, protege a bola

Com gols de Anderson Pico, Leandro e Marquinhos o Grêmio venceu o Sport por 3 a 1, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro. Foi a 17ª vitória do time gaúcho, que agora assume a vice-liderança da competição, com os mesmos 56 pontos do Atlético-MG, mas com uma vitória a mais. O Sport, que estreou o técnico Sérgio Guedes, permanece com 27, segue na zona de rebaixamento, em 18º.

Veja a classificação do Brasileirão

Mesmo desfalcado, o Grêmio foi melhor em campo. Através de bons lançamentos de Marquinhos e arrancadas perigosas de Leandro, a equipe gaúcha sempre esteve mais próxima do gol, até marcar, com Pico, de fora da área. Na etapa final, o Sport começou tentando pressionar, mas cedeu espaços, levou mais dois gols e só não foi goleado porque Hugo fez um gol de pênalti, aos 34 minutos.

No domingo, o Grêmio recebe o Botafogo, no Olímpico, às 18h30, horário de Brasília. Já o Sport visita o Atlético-MG, no Independência, também no domingo, às 16h.

Precisando da vitória para dar uma respirada no Brasileiro, o Sport não contou com o apoio de sua normalmente numerosa e entusiasmada, mesmo que a direção tenha feito uma promoção de ingressos para a partida. A atração era a estreia do técnico Sérgio Guedes, após a demissão de Waldemar Lemos, ocorrida depois da goleada sofrida para a Portuguesa, na semana passada.

Mesmo jogando fora de casa e sem vários titulares, o Grêmio foi melhor no primeiro tempo. A primeira boa chegada ocorreu aos três minutos: Leandro tocou para Anderson Pico, que achou Kléber livre na área. O Gladiador girou, mas bateu mal, fraco e torto, pela linha de fundo. Dois minutos depois, a resposta: Renê fez boa jogada pela esquerda e cruzou, mas Gilberto não chegou a tempo para a conclusão.

Aos 13, o Grêmio perdeu grande chance. Souza fez lançamento perfeito para Leandro, que entrou na cara de Magrão e deu um toquinho por cima do goleiro do Sport. A bola, porém, saiu alta demais e raspou o travessão. Leandro, constantemente procurado pelos meias, conseguia se desmarcar com facilidade e levar perigo para o Sport seguidamente. Aos 18, ele recebeu bom passe de Kléber, mas Aílson impediu o chute.

O time da casa teve sua melhor chegada aos 26: após cobrança curta de escanteio, Gilsinho rolou para Felipe Azevedo, que pegou na veia de fora da área e quase fez o gol. O Grêmio seguiu dominando o jogo, embora sem chances claras. Aos 43, a superioridade se traduziu em gol: Anderson Pico recebeu livre na entrada da área, ajeitou e bateu colocado. A bola desviou na zaga e entrou: 1 a 0.

O Sport tentou pressionar na volta para a etapa final. Aos dois minutos, Felipe Azevedo chutou de longe, a bola quicou na frente de Marcelo Grohe, que espalmou com dificuldades. Mas a equipe pernambucana cedeu espaços ao Grêmio, que fez 2 a 0 aos seis minutos e esfriou a tentativa de reação. Marco Antônio fez lançamento magistral para Leandro, que arrancou, ganhou da zaga na corrida e definiu na saída de Magrão.

Aos dez, o terceiro gol gremista: a zaga do Sport afastou errado após tentativa de André Lima e Marquinhos pegou de primeira, da entrada da área, no cantinho. Tudo levava a crer que o Grêmio aplicaria uma goleada histórica, mas o time baixou o ritmo. Mesmo assim, corria poucos riscos na defesa e ainda tinha as melhores chances. Aos 30, Marquinhos recebeu no lado da área e chutou colocado. A bola raspou a trave.

Aos 34, a equipe da casa fez seu gol de honra: Hugo foi derrubado na área por Souza. Pênalti, batido pelo próprio Hugo com categoria: 3 a 1. Animado com o gol, o Sport tentou uma reação no fim do jogo. Aos 36, Hugo recebeu na área, chutou no forte no cantinho e Marcelo Grohe fez bela defesa. Quatro minutos depois, novamente Hugo levou perigo: em escanteio batido por Cicinho, o meia cabeceou e obrigou Grohe a nova defesa difícil.

FICHA TÉCNICA - SPORT 1 x 3 GRÊMIO

Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 11 de outubro de 2012, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa-RJ) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Público: 12.817
Renda: R$ 52.530,00
Cartão amarelo: Gilsinho e Renan Teixeira (Sport); Werley e Kléber (Grêmio)
Gols:  Anderson Pico, aos 43 minutos do segundo tempo; Leandro, aos 6, e Marquinhos, aos 10 minutos do segundo tempo. Hugo, de pênalti, aos 34 minutos do segundo tempo;

SPORT: Magrão; Cicinho, Bruno Aguiar, Aílson e Renê (Reinaldo); Moacir (Renan Teixeira), Rithely e Hugo; Gilsinho, Felipe Azevedo e Gilberto (Henrique).
Técnico: Sérgio Guedes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Souza, Léo Gago (Vílson), Marco Antônio (Rondinelly) e Marquinhos; Leandro e Kléber (André Lima).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: grêmiosportbrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG