Em entrevista ao iG, o zagueiro Dante, do Bayern de Munique, disse que a cultura do país germânico pede o álcool nos estádios. O clube, inclusive, é patrocinado por uma cervejaria

Luiz Gustavo, Rafinha e Dante curtem a Oktoberfest em Munique, na Alemanha
Divulgação
Luiz Gustavo, Rafinha e Dante curtem a Oktoberfest em Munique, na Alemanha

No Brasil, cerveja e futebol profissional definitavemente não combinam. A bebida alcoólica é proibida por lei nos estádios brasileiros e, inclusive, por conta dessa proibição, a aprovação imediata da Lei Geral da Copa de 2014  foi adiada algumas vezes, causando mal-estar entre Fifa e Governo Federal. E quando um jogador é flagrado bebendo cerveja em bar ou balada? Se não atuar bem na partida seguinte, certamente será crucificado e lembrado pelos goles a mais que deu na sua folga.

O que você acha da proibição da cerveja no Brasil? Deixe seu recado e comente

Se por aqui a cerveja é um tabu no futebol, na Alemanha a história é bem diferente. Nesta semana, os brasileiros Luiz Gustavo, Dante e Rafinha , todos do Bayern de Munique , posaram para foto bebendo cerveja na tradicional Oktoberfest , festa anual que acontece na região da Baviera.

Em entrevista exclusiva ao iG , o zagueiro Dante, que chegou ao Bayern no meio deste ano, disse que é impossível imaginar a cerveja fora do futebol alemão. Vale lembrar que por lá não existe proibição e a bebida é vendida normalmente dentro dos estádios.

Leia mais sobre a Bundesliga e o futebol germânico no Blog do Alemão

"A cerveja faz parte da cultura alemã. No passado eles tiveram problemas com 'hooligans' e conseguiram resolver isso e as pessoas nao vão ao estádio para brigar. Sendo assim, a cerveja tomada com moderação não é problema e imagino que na Alemanha não poderia ter futebol sem cerveja, já que é parte da cultura local tomar cerveja e ver jogo de futebol", contou o defensor.

CONFIRA:  Campeonato Alemão celebra 50 anos com saúde financeira e equilíbrio

Jogadores do Bayern bebem cerveja no dia que o clube fechou parceria com a Paulaner, em 2010
EFE
Jogadores do Bayern bebem cerveja no dia que o clube fechou parceria com a Paulaner, em 2010

Uma das patrocinadoras principais do Bayern de Munique é a Cervejaria Paulaner, o que explica a proximidade do clube com a Oktoberfest, que acontece na cidade de Munique. Até por isso, os atletas da equipe precisam comparecer a eventos da parceira, como no caso da Oktoberfest. 

EXCLUSIVO:  Dante diz que vai para o Bayern no momento ideal da sua carreira

"Esta foi a primeira vez que fui (na Oktoberfest). Normalmente, eu não sou muito de beber, mas como estávamos em um local festivo e a cerveja da Bavária é conhecida como uma das melhores do mundo, tomei para experimentar", comentou Dante, que avisou que só bebe de forma social.

E MAIS:  Aos 36 anos de idade, alemão Michael Ballack anuncia sua aposentadoria

E o momento do Bayern de Munique é propício para comemorações, já que nas sete primeiras rodadas do Campeonato Alemão a equipe venceu todos os jogos e lidera com folga e com 100% de aproveitamento. Na Champions League, porém, os germânicos perderam do BATE Borisov no último jogo e ocupam a 3ª posição da chave, atrás do próprio BATE e do Valencia.

    Leia tudo sobre: Bayern de Munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.