Times que escaparam do rebaixamento na reta final inspiram Palmeiras e Sport

Situação do time ficou complicada após derrota para o São Paulo, mas histórico dos pontos corridos mostra que vale a pena manter a esperança na reação tardia

Levi Guimarães - iG São Paulo |

Gazeta Press
Para piorar a situação do Palmeiras, o time de Gilson Kleina perdeu Valdivia até o fim do Brasileiro

A dez rodadas do final do Campeonato Brasileiro, não é exagero dizer que a situação de Palmeiras e Sport é preocupante. Talvez até desesperadora. Mas enquanto vêem o possível retorno à Série B cada vez mais próximo, os times dos técnicos Gilson Kleina e Sérgio Guedes podem se inspirar nos anos anteriores da competição para manter a esperança de fugir do rebaixamento.

Palmeiras e Sport conseguirão se livrar do rebaixamento no Brasileiro? Opine!

O iG levantou a tabela do Brasileirão ano a ano desde 2003, quando foi implantado o sistema de disputa por pontos corridos, e encontrou uma boa notícia para o Palmeiras - além de Sport, Figueirense e Atlético-GO, que atualmente completam o grupo dos quatro últimos colocados. Nesses nove anos, sempre houve pelo menos uma mudança na parte debaixo da tabela em relação ao que a tabela apontava a dez rodadas do fim.

Em 2003, nada menos que três times conseguiram escapar na reta final. Fluminense, Juventude e Grêmio reagiram e conseguiram se manter na Série A, deixando as "vagas" na Segundona para Ponte, Paysandu, Bahia e Fortaleza, único time que já estava na zona de rebaixamento a dez rodadas do fim e lá permaneceu.

Leia mais:  Valdivia tem lesão confirmada e para por dois meses

Três vezes aconteceu de dois times se garantirem na elite com bom aproveitamento nos últimos jogos: em 2004, 2005 e 2010. E nos outros cinco anos, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2011, pelo menos um time conseguiu escapar. Para Figueirense e Atlético-GO, mesmo essas histórias parecem insuficientes para escapar da queda. Mas, para Sport e Palmeiras, o objetivo ainda é possível.

Confira ainda:  Sport acerta com Sérgio Guedes para tentar se salvar do rebaixamento

O melhor exemplo talvez seja o do Fluminense em 2009. A dez rodadas do fim, o time carioca era o lanterna, a oito pontos do 16º colocado. Com sete vitórias e três empates, o Flu saltou de 22 para 46 pontos. Deixou a zona de rebaixamento na penúltima rodada, com uma goleada por 4 a 0 sobre o Vitória, e se garantiu na Série A ao empatar com o Coritiba no último jogo. Foi justamente o time paranaense que acabou caindo.

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: palmeirassportbrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG