Na era dos pontos corridos, apenas Atlético-PR e Palmeiras perderam o título depois de liderar a dez rodadas do fim

Atacante Fred comemora após marcar gol da vitória do Fluminense sobre o Botafogo
Gazeta Press
Atacante Fred comemora após marcar gol da vitória do Fluminense sobre o Botafogo

Depois da 28ª rodada, encerrada no último sábado, o Brasileirão 2012 entrou de vez em sua reta final. Para o atual líder, Fluminense , pode ser a contagem regressiva para comemorar mais um título nacional. Além da boa fase, o time comandado pelo técnico Abel Braga conta com o histórico de desempenho dos campeões nos últimos nove anos, desde que foi implantado o sistema de disputa por pontos corridos.

O Fluminense será tricampeão Brasileiro? Opine!

Desde 2003, seis vezes o time que liderava a competição a dez rodadas do fim acabou confirmando a liderança e conquistando o título. As três exceções aconteceram em 2004, com o Atlético-PR, e em 2008 e 2009 com o Palmeiras. No entanto, a situação do Flu hoje é melhor que a dos times que acabaram tropeçando na reta final.

Leia mais:  Fluminense vence Botafogo e segue com folga na liderança

Atualmente com 62 pontos, o time carioca tem seis de vantagem sobre o vice-líder Atlético-MG. Em 2004, o Atlético-PR liderava ao faltarem dez rodadas, mas com apenas um ponto de vantagem sobre o Santos, que acabaria conquistando o título. Já em 2008, o Palmeiras liderava pelos critérios de desempate, mas tinha o mesmo número de pontos do Grêmio. O título ficaria com o São Paulo, que naquele momento estava quatro pontos atrás.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

O segundo tropeço palmeirense, no ano seguinte, é o que melhor pode servir como alerta para o Fluminense. Em 2009, o time liderava com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo a dez rodadas do fim, mas o campeão foi o Flamengo, que estava dez pontos atrás. Na ocasião, além de perder o título, o Palmeiras ficou fora até da zona de classificação para a Libertadores.

Veja as melhores fotos da rodada deste sábado do Brasileiro:

A partir de agora, o Fluminense terá alguns jogos-chave para se garantir entre os times que não desandaram na reta final do campeonato. O primeiro deles, na 31ª rodada, será em casa contra o Grêmio, que ainda sonha com o título apesar das chances serem remotas. Na sequência virá a "final antecipada" contra o Atlético-MG fora de casa, provável última chance para os mineiros manterem as esperanças.

Por fim, na última rodada haverá o clássico contra o Vasco, que pode até servir apenas para cumprir tabela e fazer a festa. Ou se transformar no jogo do campeonato se o Flu perder gordura até lá.

Veja a lista de times que lideravam o Brasileirão a dez rodadas do fim e foram campeões:

2003 - Cruzeiro
2005 - Corinthians
2006 - São Paulo
2007 - São Paulo
2010 - Fluminense
2011 - Corinthians 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.