Ajude o Mano Menezes: quem deveria ser o camisa 10 da seleção?

Escolha entre Danilo, do Corinthians, Ganso, do São Paulo, Kaká, do Real Madrid, Oscar, do Chelsea, Ronaldinho, do Atlético-MG, e Thiago Neves, do Fluminense

iG São Paulo | - Atualizada às

Depois de ajudar o técnico Mano Menezes a escolher o goleiro ideal para ser titular da seleção brasileira, o iG convoca o internauta para eleger o melhor camisa 10 para o Brasil. São seis as opções: Danilo, do Corinthians , Ganso, do São Paulo , Kaká, do Real Madrid , Oscar, do Chelsea , Ronaldinho, do Atlético-MG , e Thiago Neves, do Fluminense . A enquete fica disponível na home do iG .

Enquete:  Ajude o Mano e vote em quem deveria ser o camisa 10 da seleção brasileira

A enquete do camisa 10 fica disponível para o internauta até as 13h do dia 1º de outubro, quando vai ao terceira e última etapa de votação: qual o parceiro ideal para Neymar no ataque da seleção brasileira?

Danilo (Corinthians)
Veterano do meio-campo campeão da Libertadores, Danilo demorou a se firmar, mas quando o fez tornou-se titular absoluto e indispensável ao eficiente time do Corinthians. Cerebral, habilidoso, bom cabeceador e dono de um chute preciso, faz o estilo clássico de armador, figura rara no futebol brasileiro atualmente.

Desde os tempos de São Paulo, onde também foi fundamental num título de Libertadores, Danilo é um jogador incompreendido. Parece lento, mas a técnica impecável e a consciência tática o tornam fundamental para organizar um time. Ignorado pelos treinadores da seleção brasileira, já faz por merecer uma oportunidade, sobretudo diante da incerteza de Mano quanto ao melhor nome para envergar a camisa 10 mais tradicional do futebol.

Ganso (São Paulo)
Companheiro de Neymar no Santos desde as categorias de base, estreou como profissional pelo Santos em 2008 e participou de todos os títulos conquistados pelo clube nos últimos anos. No final de setembro, teve confirmada sua transferência para o São Paulo depois de uma negociação de mais de um mês e agora quer provar que ainda pode ser o maestro da seleção em 2014.

Em 2010 teve sua presença na Copa do Mundo muito cobrada por torcida e imprensa brasileira, mas ficou fora da lista do técnico Dunga. Com Mano Menezes, foi chamado sempre que esteve com boas condições físicas, mas seu declínio no Santos nos últimos meses teve reflexo também na equipe nacional.

Kaká (Real Madrid)
Depois de um início promissor no São Paulo, com direito a dois gols em sua primeira final de campeonato, Kaká chegou ao auge da carreira no Milan, onde ficou de 2003 a 2009 e foi eleito o melhor jogador do mundo em 2007. Desde 2009, no entanto, vive fase irregular no Real Madrid.

Estreou pela seleção com 19 anos, em 2002, e no mesmo ano disputou sua primeira Copa do Mundo como reserva no time que conquistou o pentacampeonato. Em 2006 e 2010 chegou ao Mundial como protagonista, mas não conseguiu levar o Brasil ao hexa. 'Esquecido' por Mano, pode voltar a ser chamado pela experiência.

Oscar (Chelsea)
Revelado pelas categorias de base do São Paulo pouco antes de Lucas, demorou a ter chances como titular e se transferiu para o Internacional, numa transação que rendeu longa disputa jurídica. No clube gaúcho, 'estourou' e chamou a atenção do Chelsea, onde já vem se destacando com boas atuações e belos gols.

Na seleção sub 20, fez história ao marcar três gols na final do Mundial da categoria em 2011. Chegou ao time principal em setembro do ano passado e, este ano, deixou Ganso e Lucas no banco durante as Olimpíadas de Londres, quando o Brasil ficou com a medalha de prata.

Ronaldinho (Atlético-MG)
Preterido por Dunga em 2010 na África do Sul, Ronaldinho voltou a ter algumas chances com Mano Menezes, mas também deixou de ser convocado com a má fase no Flamengo e as seguidas polêmicas extra-campo, que foram de brigas jurídicas com o clube a atrasos e faltas após noitadas.

Revelado no Grêmio e com passagens por Paris Saint-Germain e Milan, teve seu auge no Barcelona, entre 2003 e 2008. Chegou ao Flamengo com muita festa em 2011, mas um ano depois trocou o time carioca pelo Atlético-MG, onde voltou a jogar bem, o que já faz seu nome ser novamente cogitado na seleção.

Thiago Neves (Fluminense)
Saiu das categorias de base do Paraná em 2005 e depois de ser emprestado ao Vegalta Sendai, do Japão, chegou ao Fluminense em 2007. De lá, saiu em 2008 para o Hamburgo e em 2009 foi para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Voltou ao Flu emprestado em 2009, trocou o time pelo rival Flamengo em 2011 e este ano voltou em definitivo para as Laranjeiras, onde é um dos destaques na campanha do time que lidera o Brasileirão.

Ao se destacar pelo Flu em 2008, foi chamado pro Dunga para as Olimpíadas de 2008, na China. Reserva, teve boas participações, mas foi expulso no jogo contra a Argentina, quando o Brasil foi eliminado. Pela seleção principal disputou apenas três jogos e não marcou nenhum gol.

Enquete inovadora
A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal. O leitor pode participar e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.

A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG .

Em agosto, o internauta do iG usou a ferramenta para escolher Felipão como técnico ideal para comandar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Muricy Ramalho ficou na segunda posição, com Tite em terceiro lugar.

Depois, no mês de setembro, a enquete em tempo real do iG deu ao são-paulino Lucas o título de melhor jogador do Campeonato Brasileiro , cujo primeiro turno havia acabado recentemente. O segundo mais votado foi Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG