Segunda edição do torneio só foi realizada em 2005, cinco anos após o clube de Parque São Jorge se sagrar campeão

Joseph Blatter, presidente da Fifa
EFE
Joseph Blatter, presidente da Fifa

O Corinthians foi apresentado como o primeiro campeão do Mundial de Clubes organizado pela Fifa durante o sorteio que definiu a tabela da competição deste ano. Joseph Blatter, presidente da entidade, lembrou as dificuldades que enfrentou para realizar uma nova edição do torneio após o título conquistado pelo clube brasileiro.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

"Começamos com o Mundial de Clubes em 2000 e tivemos um hiato de cinco anos depois. Nosso desejo era fazer uma competição em que necessariamente todas as seis confederações da Fifa estivessem presentes. Não era tão fácil ter todo mundo agregado nesse princípio, mas agora conseguimos. O campeonato voltou em 2005, e já estamos em 2012. Só para vocês saberem, organizaremos na África no ano que vem, no Marrocos", discursou Blatter, nesta segunda-feira.

Veja ainda:  Corinthians escapa de mexicano e aguarda adversário da estreia no Mundial

O Corinthians disputou o Mundial de Clubes de 2000 na condição de representante do país anfitrião, o Brasil, por ser o atual campeão nacional. Enfrentou, entre outros, o espanhol Real Madrid na fase de grupos do torneio. O adversário na decisão foi o Vasco, derrotado nos pênaltis após um empate sem gols.

Com problemas para angariar um patrocinador para o torneio, a Fifa só voltou a realizar o Mundial de Clubes em 2005, quando o São Paulo se sagrou campeão ao ganhar do inglês Liverpool por 1 a 0 na final.

E mais:  Chelsea já vê “caminho para a glória” mais claro após sorteio

O histórico do Mundial de Clubes, de 2000 até então, foi mostrado pela Fifa em vídeos durante o sorteio desta segunda-feira. Nas imagens, apareceram também os torcedores presentes no Maracanã na decisão entre Corinthians e Vasco, o goleiro Dida orientando a sua equipe e o capitão Freddy Rincón levantando a taça.

"Lembrando que é o primeiro campeão mundial da Fifa", destacou Mustapha Fahmy, diretor de competições da entidade, quando se referiu ao Corinthians.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.