No fim de semana, com o empate em casa diante do Grêmio, equipe paulista perdeu uma posição na tabela do Campeonato Brasileiro

No sábado, o Palmeiras empatou com o Grêmio
Gazeta Press
No sábado, o Palmeiras empatou com o Grêmio

Luiz Felipe Scolari e seus comandados até tentaram valorizar o ponto somado no Pacaembu no 0 a 0 diante de um Grêmio que teve Kleber expulso aos 15 minutos de jogo. Mas a sequência da 21ª rodada do Brasileiro mostrou o prejuízo do resultado de sábado. O Palmeiras terminou o domingo em antepenúltimo lugar, e a cinco pontos do Coritiba, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

VEJA: Mesmo com um a mais, Palmeiras não passa de um empate com o Grêmio

A distância para o time paranaense define que o atual campeão da Copa do Brasil precisará de, pelo menos, mais duas rodadas para sair da zona de rebaixamento. O problema para os palmeirenses foi o fato de o Bahia ter derrotado o São Paulo por 1 a 0 , em Salvador, ultrapassando o Coritiba, que só não foi à frente por ter perdido para o Botafogo por 2 a 0 , no Engenhão.

Palmeiras é o 18º. Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

O fim de semana ainda fez o time alviverde cair uma posição. Como o Sport ganhou do Santos por 2 a 1 , na Ilha do Retiro, os recifenses ultrapassaram a equipe do Palestra Itália na classificação da liga nacional, chegando a 19 pontos, dois acima do clube paulista. Panorama traçado a 17 rodadas do final do torneio.

E MAIS:  Palmeiras se agarra à fé e crê que não jogará a Série B "em nome de Jesus"

O Palmeiras só está à frente do Atlético-GO, que perdeu da Ponte Preta, de virada , por 3 a 1, em Campinas, parando nos 16 pontos, e do Figueirense, que ficou no 2 a 2 com o Fluminense em Santa Catarina e tem a pior campanha da competição com 15 pontos.

EM PERIGO:  "A torcida tem todo o direito de me chamar de burro", diz Felipão

O que complica as esperanças do Verdão, que foi rebaixado há dez anos e conquistou a segunda divisão nacional em 2003, é o desempenho do time. A equipe somou apenas 17 dos 63 pontos que disputou, com um aproveitamento inferior a 27%. Nas últimas dez rodadas, foram sete derrotas, um empate e duas vitórias - conquistou só sete dos 30 pontos possíveis, com 23,3% de aproveitamento.

REFORÇO: Ferido em "guerra" da estreia, Tiago Real aceita reserva de Valdivia

Para se levantar na competição e afastar o risco do segundo rebaixamento de seus 98 anos de história, o Verdão terá uma tabela complicada pela frente. Na quinta-feira, a equipe recebe o Sport no Pacaembu em confronto direto contra o descenso. Depois, precisará se superar.

Deixe seu recado e comente a situação do Palmeiras no Brasileirão

No domingo, o duelo será em Minas Gerais contra o Atlético-MG, líder da competição. No dia 12, é a vez de ir a São Januário para enfrentar o Vasco, que busca arrancada para brigar pelo título e se garantir na Libertadores. Quatro dias depois, vem o clássico contra o Corinthians, marcado para o Pacaembu.

Até o final do mês, o Palmeiras ainda terá pela frente o Figueirense, em Florianópolis (outro confronto direto contra o rebaixamento), e a Ponte Preta, na capital paulista. Outubro já começa no dia 7 com um clássico diante do São Paulo, no Morumbi. Entre essas partidas, ainda haverá compromissos pela Copa Sul-americana, que deve ser deixada de lado pela equipe para evitar a disputa da Série B em 2013.

Veja as fotos deste domingo pelo Brasileirão :

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.