Tamanho do texto

Dois meses após levar a melhor na semifinal da Copa do Brasil, time paulista reencontra gaúchos em situação bem diferente

O meia Tiago Real acabou de chegar e pode até jogar
Futura Press
O meia Tiago Real acabou de chegar e pode até jogar

Dois meses após o confronto válido pelas semifinais da Copa do Brasil, Palmeiras e Grêmio voltam a se enfrentar, desta vez pela 21ª rodada do Brasileirão . O jogo deste sábado está marcado para as 18h30, no Pacaembu.

O que você espera desse jogão? Deixe seu comentário

Se no duelo da Copa do Brasil o Palmeiras levou a melhor e partiu rumo ao título, agora a situação é bem diferente. O time paulista ocupa a 17ª colocação do campeonato, na zona do rebaixamento, e se vê fragilizado. Já os gaúchos estão na terceira colocação, embalados e confiantes na briga pelo título.

No Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari tem quase uma equipe inteira de desfalques. O meia Valdívia, por exemplo, está suspenso por ter tomado três cartões amarelos. O volante Marcos Assunção, o zagueiro Román, o lateral esquerdo Fernandinho e os meias Daniel Carvalho, Wesley e Patrik estão lesionados.

Tantos desfalques, no entanto, não têm sido usados como desculpa por Scolari para justificar o fraco desempenho. Raciocínio seguido por Marcos Assunção, um dos líderes do elenco."Precisa ter vontade, tesão de jogar e ganhar. Tínhamos essa pegada e uma determinação fora do normal na Copa do Brasil. Agora, precisamos ter isso no Brasileiro. Não tem mais tempo para desculpas, pois mais adiante pode ser tarde", afirmou.

Leia mais: Luan e Tiago Real são as novidades do Palmeiras contra o Grêmio

Marcelo Moreno treina no Olímpico
Futura Press
Marcelo Moreno treina no Olímpico

Ao contrário do Palmeiras, o Grêmio vem em alta. O time de Vanderlei Luxemburgo tenta no Pacaembu sua quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro, e não apenas para se vingar de seu algoz na Copa do Brasil, mas para manter viva e firme a perseguição aos líderes Atlético-MG e Fluminense.

Hoje com 40 pontos, a equipe gaúcha está a três pontos do Flu e quatro do Atlético-MG na tabela.Luxemburgo escalará o mesmo time que derrotou o Vasco na última quarta-feira. Gilberto Silva e Elano, que não atuaram no 2 a 0 sobre os cariocas, seguem fora. Ambos estão com desconforto muscular e serão poupados a fim de evitar um problema maior, que os deixe fora de combate por um período mais longo. Marquinhos e Naldo seguem na equipe.

"O Elano ainda não está com confiança total e a gente não quer forçar. Se fosse o último jogo do campeonato ele entraria de qualquer jeito, mas não queremos correr o risco de ele abrir o músculo e ficar 60 dias parado", explicou Luxa, em coletiva após o treino na manhã desta sexta-feira.

Veja também: Grêmio viaja sem Elano e Gilberto Silva para pegar o Palmeiras

O fato de atuar fora de casa não preocupa, afinal, o Grêmio já obteve cinco vitórias como visitante neste Brasileirão - mais do que o próprio Palmeiras em todo o campeonato. A ótima campanha recente (a equipe ganhou nove dos últimos 12 jogos que disputou) anima os jogadores a pensarem no título. "A gente tende a crescer cada vez mais. Estamos num excelente momento e nos aproximando de nossos objetivos", afirma o meia Zé Roberto, confirmado para iniciar o jogo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X GRÊMIO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 01 de setembro de 2012, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschillia (PR)

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Correa, João Vítor e Luan; Obina e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marquinhos e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo