Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google

Fluminense visita o Figueirense para tentar assumir a liderança

Equipe carioca vai dormir na ponta da classificação caso vença os lanternas catarinenses nesta noite. Atual líder, Atlético-MG só jogo no domingo

Gazeta |

Photocamera
Fred está afastado, com problema ósseo

Vice-líder do Campeonato Brasileiro , com 43 pontos, um a menos que o Atlético-MG, que jogará apenas no domingo, o Fluminense pode assumir a liderança neste sábado. Para isso, precisa vencer o Figueirense em duelo programado para às 18h30 (de Brasília), no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), pela 21ª rodada.

Qual seu palpite para o jogo? Deixe seu comentário

O time carioca vem de empate por 1 a 1 com o Corinthians e quer reencontrar o caminho das vitórias. Já o Figueira vive uma realidade oposta. A derrota por 3 a 2 para o Náutico, no meio de semana, o manteve na lanterna, com 14 pontos e a reação se faz necessária. O time catarinense vai estrear o técnico Márcio Goiano, que substitui a Hélio dos Anjos.

Abel Braga, técnico do Fluminense, conversou com seus jogadores sobre a importância deles respeitarem o Figueirense apesar da situação do adversário na tabela de classificação.

Leia mais: Fred é vetado no Fluminense e médico não estipula retorno

"Não podemos nos iludir com a situação do Figueirense, pois o time deles vem subindo de produção no Campeonato Brasileiro. Tem estado mais regular e vai nos dar muito trabalho. Nós precisamos do resultado positivo e não podemos cair na besteira de minimizar as qualidades do rival", afirmou Abel Braga.

Na visão dos jogadores do Fluminense, o time vai precisar superar a pressão do adversário. "O Figueirense vai querer se impor desde os primeiros minutos e não podemos nos intimidar com essa situação. Temos que ter inteligência e equilíbrio para não nos deixarmos dominar e permitir que nosso adversário tenha o controle das ações. Precisamos fazer prevalecer o nosso estilo de jogo em relação ao do adversário", afirmou o lateral direito Bruno.

O Fluminense tem desfalques para este jogo. O zagueiro Gum e o meia Thiago Neves receberam o terceiro cartão amarelo no empate com o Corinthians e terão que cumprir suspensão, enquanto o atacante Fred foi vetado com dores na coxa direita. O desfalque de Thiago Neves é um problema considerável para Abel Braga, que já não vem podendo contar com o meia brasileiro naturalizado português Deco, que se recupera de um estiramento grau 2 na coxa esquerda.

Veja também: Goleiro agradece apoio da torcida ao lanterna Figueirense

Assim, a única opção disponível no plantel para auxiliar Wagner na criação de jogadas é o jovem Higor, de 19 anos, revelado nas categorias de base do clube. Sem querer usar um atleta tão jovem, ele vai modificar o estilo do time. A tendência é que o atacante Rafael Sobis seja o escolhido para atuar de maneira mais recuada. Outra possibilidade é usar o volante Diguinho, liberando mais os laterais para o apoio. Já a vaga de Gum ficará com Digão, enquanto o posto de Fred ficará com o jovem Samuel.

AE
Wilson, goleiro do Figueirense

Pelo lado do Figueirense a principal aposta recai no novo treinador. Márcio Goiano tem uma história vitoriosa no clube, que em 2012 conduziu de volta à elite do futebol nacional. O novo técnico está confiando em uma parceria com os torcedores para tirar o time desta situação delicada no Brasileirão.

"O torcedor do Figueirense tem consciência de que podemos, com o apoio dele, mudar a realidade do time neste Campeonato Brasileiro. O time vem recuperando a autoestima e passando a acreditar que é possível fazer uma campanha bem melhor neste segundo turno e afastar o risco de rebaixamento. A torcida está convocada para este duelo contra o Fluminense e para todos os demais que teremos dentro de nossa casa", disse Márcio Goiano.

Para este compromisso o Figueirense terá o retorno do zagueiro João Paulo e do volante Túlio, que cumpriram suspensão diante do Náutico. O primeiro reaparece na vaga de Canuto, enquanto o segundo ganha a vaga de Túlio. Livre de uma lesão muscular na perna direita, o atacante Loco Abreu fica à disposição, mas deve começar no banco de reservas por não suportar os noventa minutos.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes empataram por 2 a 2 no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Marcos Júnior e Wagner anotaram os gols do Tricolor, que não conseguiu a conquista dos três pontos graças aos tentos de Caio e Pablo.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE-SC X FLUMINENSE-RJ

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 1 de setembro de 2012 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)

FIGUEIRENSE: Wilson, Elsinho, João Paulo, Edson e Hélder; Jackson, Claudinei, Túlio e Fernandes; Caio e Aloisio
Técnico: Márcio Goiano

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Rafael Sobis (Diguinho); Wellington Nem e Samuel
Técnico: Abel Braga

Leia tudo sobre: FigueirenseFluminenseBrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG