Campeões do Espanhol e da Copa do Rei se enfrentam quarta-feira para decidir primeiro título da temporada. Barcelona venceu jogo de ida por 3 a 2

EFE

Casillas fica na saudade no pênalti cobrado por Messi no jogo de ida
EFE
Casillas fica na saudade no pênalti cobrado por Messi no jogo de ida

Depois da vitória do Barcelona por 3 a 2 sobre o Real Madrid na partida de ida da Supercopa da Espanha, as duas equipes voltam a campo nesta quarta-feira, às 17h30 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri, para decidir o primeiro campeão da temporada no país.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

E já neste início de competições as equipes vivem momentos distintos. Se por um lado, o Barcelona venceu o clássico e largou com duas vitórias em dois jogos no Campeonato Espanhol, do outro, os madrilenhos buscam o primeiro sucesso em jogos oficiais, já que foram derrotados pelo rival e somam um empate e uma derrota na competição nacional.

O desempenho das equipes reflete também no início de temporada das suas maiores estrelas. Lionel Messi já acumula quatro gols no Espanhol e um na Supercopa, enquanto Cristiano Ronaldo jogou três vezes, passando em branco em todas elas.

Leia mais: Sem Kaká, Milan está perto de contratar o espanhol Bojan, diz jornal

Apesar da desvantagem, contudo, o Real Madrid ganhou grande motivação com o gol marcado no fim do duelo da última quinta-feira, por Di María, após falha de Valdés, quando a equipe era derrotada por 3 a 1. Com os dois gols que marcou como visitante o time madrilenho pode se sagrar campeão se vencer por 1 a 0 ou 2 a 1.

Uma das novidades do Real Madrid para lutar pelo título pode ser o meia Luka Modric, recém-contratado junto ao Tottenham. O croata já teve sua documentação regularizada e está a disposição do treinador José Mourinho, apesar de sua escalação não estar confirmada. Quem tem grandes chances de aparecer no time titular é o zagueiro português Pepe, que ficou fora do jogo de ida e do duelo contra o Getafe, no domingo, após sofrer um trauma na cabeça ao se chocar com o goleiro Iker Casillas no duelo contra o Valencia.

Veja também: Ídolos croatas se animam com contratação de Luka Modric pelo Real

Com o retorno do defensor de origem brasileira, Raúl Albiol deve deixar a equipe titular. Sami Khedira e Karim Benzema são outros que devem pintar na equipe, após serem poupados do duelo contra o Getafe, no último domingo.Outro assunto que causa expectativa é se Kaká será relacionado para o duelo de volta, já que o brasileiro só foi convocado para a estreia no Campeonato Espanhol.

O Barcelona, que vai buscar o quarto título consecutivo da Supercopa da Espanha, sabe que um empate é o suficiente para atingir o feito. Em caso de perder por 3 a 2, o jogo irá para prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. Ainda há hipótese de a equipe levantar o troféu perdendo, desde que seja por um gol de diferença e que balance as redes ao menos três vezes (4 a 3, 5 a 4).

E ainda: Crise financeira pode tirar Drogba e Anelka do futebol chinês

Depois de poupar jogadores na sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Osasuna em Pamplona, Tito Vilanova deverá trazer seus principais titulares no clássico contra o Real Madrid. Xavi no lugar de Fabregas e Pedro na vaga de Tello ou Alexis são retornos praticamente garantidos. As incertezas sobre a escalação catalã estão no sistema defensivo, onde Mascherano pode retornar a equipe para formar dupla com Piqué, após contusão no rosto de Puyol, e Adriano disputa vaga de titular com Jordi Alba. Na partida de ida o lateral-esquerdo brasileiro começou entre os titulares.

Dois nomes garantidos na partida de volta são Messi e Daniel Alves, que são os únicos integrantes do atual elenco que disputaram todos os duelos no campo rival desde a vitória por 6 a 2, em 2008. Desde então, a dupla não sabe o que é perder no Santiago Bernabéu - em sete jogos, venceram cinco e empataram dois.

Ao longo da história da Supercopa, que coloca frente a frente o campeão espanhol e o da Copa do Rei da temporada anterior, por 10 vezes o Barcelona levantou a taça, contra oito do Real Madrid. No ano passado, as equipes duelaram pela última vez na competição, com empate em 2 a 2 na ida, em Madri, e vitória dos catalães por 3 a 2, na volta, no Camp Nou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.