Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google

Elano marca no começo e dá vitória ao Grêmio diante do Internacional

Meia, que saiu machucado logo no começo da partida, fez o gol que levou no time gremista a subir na classificação do Brasileirão, ocupando a terceira posição

Gazeta | - Atualizada às


Elano jogou apenas 15 minutos no Gre-Nal deste domingo, mas foi o suficiente. Com um gol dele, aos sete minutos do primeiro tempo, o Grêmio venceu o Internacional por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Beira-Rio. O meia gremista deixou a partida lesionado ainda no primeiro tempo, e no próprio momento do gol já sentia dores na coxa. A vitória no clássico faz o time gremista subir uma posição na tabela: agora é 3º colocado, com 37 pontos, ultrapassando o Vasco , que tem 35. O Inter caiu para 6º, com 31.

Achou justa a vitória do Grêmio sobre o Inter no clássico? Opine!

Apesar da chuva, o gramado do Beira-Rio apresentou boas condições para a prática do futebol. Em uma falha do goleiro Muriel, que saiu mal do gol, Elano fez 1 a 0 para o Grêmio. O Inter pressionou bastante no primeiro tempo, mas foi para o intervalo em desvantagem. O panorama não mudou na etapa final. Mas, com organização, o time de Vanderlei Luxemburgo soube suportar a pressão e ganhar o clássico.

Acompanhe a classificação atualizada do Brasileirão

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Vasco, outro concorrente direto de tabela. O jogo ocorre quarta-feira, no Olímpico, às 22h (horário de Brasília). Já o Inter, que completou três jogos sem vitória, visita o Coritiba, no Couto Pereira, também na quarta, mas às 19h30.

Veja as principais imagens da rodada deste domingo no Brasileirão:


O jogo

O técnico Fernandão surpreendeu, deixando Dátolo fora do time titular. Sua vaga no meio foi ocupada por Kléber. Com isso, Fabrício iniciou a partida na lateral esquerda. No Grêmio, Vanderlei Luxemburgo manteve a mesma formação que goleou o Figueirense no domingo passado, apenas com Kléber de volta ao time no lugar de Leandro.

Logo no começo, o primeiro problema para o Grêmio: Elano sentiu dores musculares na coxa e pediu para sair do clássico. Isso não impediu que ele, dois minutos depois, colocasse o Tricolor em vantagem: Anderson Pico cruzou da esquerda, Muriel saiu errado do gol e a bola sobrou para Elano. Sem goleiro, o meia chutou no cantinho e abriu o placar do Gre-Nal. Elano deixaria o campo aos 15, e Marquinhos entrou em seu lugar.

Agência O Globo
O atacante uruguaio Forlán procura um companheiro livre para passar a bola durante o Grenal

O gol foi a senha para o Internacional partir para cima em busca do empate. Aos nove minutos, Nei cruzou, Leandro Damião tentou de cabeça, mas a defesa gremista tirou o perigo. Aos 22, a maior chance do primeiro tempo para o Colorado: Fernando perdeu a bola no meio, Damião arrancou e deixou Forlán na cara do gol. O uruguaio chutou fraco, para grande defesa de Marcelo Grohe. Na sequência, Forlán cobrou escanteio fechado, Damião subiu mais que Werley, mas cabeceou por cima, perdendo chance incrível.

O Grêmio só foi respirar na segunda metade da etapa inicial. Aos 30, Zé Roberto sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo bateu, Muriel espalmou e Pará pegou o rebote, chutando em cima de Fernando, que estava impedido. Três minutos depois, Kléber invadiu a área colorada, mas a zaga conseguiu o corte antes da conclusão de Marquinhos.

Futura Press
O atacante Marcelo Moreno, do Grêmio, leva a melhor sobre o volante Guiñazu, do Internacional, no Beira-Rio

O Inter voltou à pressão aos 34, em um chute longo de Forlán espalmado por Marcelo Grohe. Na sequência, a primeira confusão do clássico: Marquinhos chutou a bola em cima de Fabrício, que estava caído, para ganhar o lateral. O lateral colorado não gostou e tomou satisfações. Ambos levaram cartão amarelo do árbitro Leandro Pedro Vuaden.

O segundo tempo começou como o primeiro. Logo aos 50 segundos, Marcelo Grohe afastou parcialmente um cruzamento e a bola caiu nos pés de Forlán, mas Fernando cortou de carrinho e salvou o empate. Nos minutos seguintes, porém, o Grêmio se assentou em campo e manteve o rival longe de sua área. Buscando o empate, Fernandão abriu o Inter aos 10 minutos, tirando Kléber e colocando Dagoberto.

Relembre a história do Brasileirão, de 1971 a 2011, no infográfico do iG

O Grêmio levou perigo pela primeira vez aos 15, em tentativa de puxeta de Marcelo Moreno, defendida por Muriel. Na jogada seguinte, Forlán tentou cruzar e quase surpreendeu Marcelo Grohe, que tocou para escanteio. Aos 20, Fred tentou cruzar e quase marcou ao acaso. O chute lambeu o travessão. No contra-ataque, Kléber ganhou de Juan no corpo, arrancou e deixou Leandro (que entrara no lugar de Moreno) livre, mas Muriel saiu bem e impediu o segundo gol do Grêmio.

Com Dátolo no lugar de Ygor e Rafael Moura no de Forlán, o Inter deu a última cartada para tentar o gol. Aos 30, em sua última jogada, o uruguaio cobrou falta e Marcelo Grohe espalmou. O Grêmio teve uma chance aos 41, mas Kléber chutou por cima do gol. Na sequência, Damião chutou de longe e Marcelo Grohe segurou firme. No último lance, Rafael Moura cabeceou para milagre de Grohe, mas o atacante colorado estava impedido.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 0 x 1 GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 26 de agosto de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (Fifa-RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público: 10.617 (8.840 pagantes)
Renda: R$ 176.420,00
Cartão amarelo: Fabrício, Juan, Dagoberto e Fred (Internacional); Marquinhos, Gilberto Silva e Anderson Pico (Grêmio)

Gol:
GRÊMIO: Elano, aos 7 minutos do primeiro tempo

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Bolívar, Juan e Fabrício; Ygor (Dátolo), Guiñazu, Fred e Kléber (Dagoberto); Forlán (Rafael Moura) e Leandro Damião.
Técnico: Fernandão

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley (Naldo), Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno (Leandro).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Leia tudo sobre: grêmioelanointernacionalbrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG