Tamanho do texto

Várias equipes europeias entraram em campo nesta quinta para disputar os playoffs da Liga Europa 2012/13

A rodada decisiva dos playoffs da Liga Europa teve início nesta quinta-feira, com alguns dos clubes mais tradicionais do continente em campo. Jogando fora de casa, Lazio, Inter de Milão e Liverpool saíram na frente dos modestos Mura, da Eslovênia, Vaslui, da Romênia, e Hearts, da Escócia. Destaque para o brasileiro Hernanes, que abriu caminho para a vitória da Lazio por 2 a 0 - o alemão Klose definiu o placar.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros internautas

De preto, Liverpool bateu o Hearts nesta quinta
Reuters
De preto, Liverpool bateu o Hearts nesta quinta

Assim como a Lazio, que controlou o Mura do início ao fim e decide a vaga no estádio Olímpico de Roma, na próxima semana, a Internazionale também não encontrou dificuldades para vencer o Vaslui, que já havia sido eliminado dos playoffs da Liga dos Campeões da Europa. Com gols marcados pelos argentinos Cambiasso e Palacio, a equipe do técnico Andrea Strammacioni venceu por 2 a 0 e segue o mesmo caminho da Lazio, definindo sua entrada na fase de grupos no Giuseppe Meazza.

O clube que encontrou mais dificuldades para sair com resultado positivo foi o Liverpool, que visitou o Hearts em Edimburgo, na Escócia, e obteve uma vitória magra por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Webster, contra, após boa trama pela direita do ataque, onde Martin Kelly dominou e tentou encontrar Borini na área, mas o defensor escocês entrou no meio do caminho e desviou contra as próprias redes. Apesar da vitória, o futebol do clube inglês não agradou ao torcedor e nem ao técnico Brendan Rodgers, que deixou o gramado cabisbaixo.

Leia mais notícias sobre futebol internacional no iG Esporte

A principal goleada da rodada foi aplicada pelo Athletic Bilbao, que recebeu o HJK, da Finlândia, e venceu por 6 a 0. Sem contar com Llorente e Javi Martínez, que negociam a saída, os gols ficaram por conta de Aduriz, duas vezes, Laskurain, duas vezes, Perez e Iraola. Em Wroclaw, na Polônia, o Hannover bateu o Slask por 5 a 3, com direito a dois gols de Andreasen.

Hernanes foi destaque na vitória da Lazio
Getty Images
Hernanes foi destaque na vitória da Lazio

Com brasileiros, Metalist e Anzhi também vencem
O meio-campista brasileiro Cleiton Xavier abriu o caminho para a vitória do Metalist, da Ucrânia, nesta quinta. Logo aos 9min do primeiro tempo, o ex-palmeirense marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o Dinamo Bucareste, na Romênia. Com o outro gol marcado pelo argentino Cristaldo e contando ainda com a expulsão do brasileiro Fininho, o clube ucraniano encaminhou sua classificação para a competição continental, já que recebe os romenos na próxima quinta podendo até perder por um gol de diferença para garantir a vaga.

O tento marcado por Cleiton Xavier foi o primeiro marcado por brasileiros na Liga Europa 2012/2013, mas não o único. Na República Tcheca, o atacante Matheus deixou o dele aos 49 minutos do primeiro tempo do duelo entre o Liberec e o ucraniano Dnipro. O confronto terminou empatado em 2 a 2. Entre os clubes grandes, o Newcastle ficou apenas no empate por 1 a 1 diante do Atromitos, na Grécia, e o Olympique de Marselha bateu o Sheriff, da Macedônia, por 2 a 1.

O Anzhi Makhachkala, da Rússia, também entrou em campo nesta quinta-feira, contando com dois brasileiros titulares: Jucilei e João Carlos, além do camaronês Eto’o, capitão da equipe e que atuou os 90 minutos. A vitória por 1 a 0 sobre os holandeses do AZ Alkmaar, em Moscou, foi definida com gol de Traoré, para a alegria do zagueiro João Carlos: "Combinamos que essa seria a nossa estratégia, e estamos conseguindo cumprir. Ganhamos em casa, sem sofrer gols, do Honved-HUN e do Vitesse-HOL, e decidimos fora com essa vantagem".  Confira os resultados dos playoffs da Liga Europa, nesta quinta:

Anzhi-RUS 1 x 0 AZ Alkmaar-HOL
Neftci-AZE 1 x 1 Apoel Nicósia-CHP
Tromso-NOR 3 x 2 Partizan Belgrado-SER
Ekranas-LIT 0 x 2 Steua Bucareste-ROM
Liberec-TCH 2 x 2 Dnipro-UCR
AIK-SUE 0 x 1 CSKA-RUS
Legia-POL 1 x 1 Rosenborg-NOR
Atromitos-GRE 1 x 1 Newcastle-ING
Molde-NOR 2 x 0 Heerenveen-HOL
Sheriff-MAC 1 x 2 Olympique de Marselha-FRA
Bursaspor-TUR 3 x 1 Twente-HOL
Dinamo Bucareste-ROM 0 x 2 Metalist-UCR
Luzern-SUI 2 x 1 Genk-BEL
Trabzonspor-TUR 1 x 0 Videoton-HUN
Dudelange-LUX 1 x 3 Hapoel Tel-Aviv-ISR 
Fayenoord-HOL 2 x 2 Sparta Praga-TCH 
Midtjylland-DIN 0 x 3 Young Boys-SUI
Debrecen-HUN 0 x 3 Club Brugge-BEL
Lokeren-BEL 2 x 1 Viktoria Pilsen-TCH
PAOK-GRE 2 x 1 Rapid Viena-AUS
Vaslui-ROM 0 x 2 Inter de Milão-ITA
Hearts-ESC 1 x 0 Liverpool-ING
Motherwell-ESC 0 x 2 Levante-ESP
Slask-POL 3 x 5 Hannover-ALE
Horsens-DIN 1 x 1 Sporting de Lisboa-POR
Athletic Bilbao-ESP 6 x 0 HJK-FIN
Marítimo-POR 1 x 0 Dila Gori-GEO
Mura-ESL 0 x 2 Lazio-ITA
Red Star Belgrado-SER 0 x 0 Bordeaux-FRA
Zeta-MON 0 x 5 PSV-HOL