Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google

Portuguesa surpreende o Grêmio e conquista a 1ª vitória fora no Brasileirão

Com gols de Ananias e Bruno Mineiro, equipe paulista venceu os gaúchos no Olímpico e subiu para o 11º lugar

Gazeta | - Atualizada às

A Portuguesa venceu sua primeira partida fora de casa no Brasileirão. Jogando em Porto Alegre, a equipe do técnico surpreendeu e venceu o favorito Grêmio por 2 a 1, gols de Ananias e Bruno Mineiro, com Kléber descontando. Foi a primeira vitória da equipe paulista na história do Brasileirão dentro do Olímpico e a sétima seguida em que a equipe não perde.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

Gazeta Press
O veterano Dida agarra a bola no Estádio Olímpico

Bem postada na defesa, a Portuguesa veio a Porto Alegre disposta a se defender e explorar os contra-golpes. Na única chance que teve no primeiro tempo (o Grêmio levou perigo sete vezes nos 45 iniciais), a equipe paulista marcou seu gol. O panorama foi parecido no segundo tempo, mas a Lusa conseguiu suportar a pressão e garantiu o resultado.

Quarto colocado, com 31 pontos, o Grêmio pode sair do G-4 nesta quinta, caso o Inter vença o Corinthians. A equipe de Vanderlei Luxemburgo buscará recuperação neste domingo, em uma nova partida em casa, contra o Figueirense. Já a Portuguesa, que chegou ao 11º lugar, com 21, recebe o Inter, também domingo, no Canindé.

O jogo
Precisando da vitória para encostar nos líderes, o Grêmio veio para cima desde o começo, mas encontrou um adversário bem armado defensivamente. Aos dois minutos, Pará cruzou na cabeça de André Lima, que levou perigo. Mas a equipe gaúcha ficaria mais 20 minutos sem entrar na área da Lusa com perigo.

A partir da metade do primeiro tempo, a partida ficou um pouco mais aberta. Em lance de perigo, Edílson cruzou, André Lima escorou de cabeça e Elano tentou a conclusão duas vezes, mas foi brecado pelo zagueiro Rogério. Três minutos depois, o mesmo meia gremista recebeu na área e chutou por cima. Na jogada seguinte, no único ataque da Portuguesa na etapa inicial, Moisés cruzou, Ananias se antecipou a Naldo, arrematou e pegou o rebote de Marcelo Grohe para fazer 1 a 0.

Veja fotos desta quarta pelo Brasileirão: 


O Grêmio ainda criou chances no primeiro tempo. Aos 28, Elano levantou falta na área, Naldo cabeceou e quase empatou o jogo. Quatro minutos depois, Fernando levou perigo em um chute de longa distância. Logo depois, foi a vez de Edílson bater falta da intermediária com extrema violência, rasteira, mas Dida segurou o arremate. 

No segundo tempo, o Grêmio voltou ainda mais incisivo. Aos três minutos, Elano deixou Kléber na cara do gol, mas o Gladiador preferiu tentar cavar o pênalti em vez de chutar, recebendo cartão amarelo. 

Luxemburgo colocou o atacante Leandro em campo no lugar de Edílson, para dar ainda mais ofensividade à equipe. A pressão era forte. Aos 17, Elano fez grande jogada e cruzou, mas Rogério cortou antes da chegada de André Lima.

A Lusa chegava pouco, mas era muito perigosa quando tinha a chance. Aos 22, Diego Viana puxou contra-ataque, tocou para Ivan, que cruzou rasteiro. Bruno Mineiro se esticou e quase fez o segundo. No minuto seguinte, Bruno Mineiro escapou da marcação e chutou cruzado, para defesa de Marcelo Grohe. Aos 25, Marcelo Cordeiro jogou na rede pelo lado de fora em cobrança de falta.

A consistência do time paulista foi recompensada: Ivan cobrou falta, Marcelo Grohe rebateu e Bruno Mineiro fez o segundo gol no rebote. A noite não era mesmo gremista: aos 40, Zé Roberto cobrou falta que acertou o travessão de Dida. No minuto seguinte, Grohe saiu errado do gol, Diego Viana chutou para o gol vazio e Naldo tirou em cima da linha.

Aos 42, Elano deixou Kléber na cara do gol e ele venceu Dida, marcando o gol de honra gremista. O time gaúcho foi para o abafa no final, sem sucesso.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 2 PORTUGUESA

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 15 de agosto de 2012, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Assistentes : Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Arestides Pereira da Silva Júnior (PR)
Público: 19.406 (15.798 pagantes)
Renda: R$ 283.912,00
Cartão amarelo: André Lima, Kléber e Pará (Grêmio); Ivan, Boquita, Bruno Mineiro e Dida (Portuguesa)

Gols:
GRÊMIO: Kléber, aos 42 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Ananias, aos 25 minutos do primeiro tempo; Bruno Mineiro, aos 37 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson (Leandro), Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Marquinhos), Souza (Léo Gago), Elano e Zé Roberto; Kléber e André Lima.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PORTUGUESA: Dida; Ivan, Gustavo, Rogério e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Moisés (Diego Augusto) e Boquita; Ananias (Diego Viana) e Bruno Mineiro (Bruninho).
Técnico: Geninho

Leia tudo sobre: grêmioportuguesabrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG