Tamanho do texto

Competição começa nesta sexta-geira com a estreia do atual campeão, o Montpellier

O início do Campeonato Francês nesta sexta-feira dá o pontapé inicial na temporada 2012-2013 das grandes ligas do futebol europeu. A 75ª edição da Ligue 1 , a primeira divisão do país, promete trazer aos fãs do futebol uma revolução dentro das quatro linhas e seduzir torcedores de todo o mundo com os investimentos arrasadores que foram feitos nesta pré-temporada.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Por ser o primeiro campeonato de destaque a ser disputado no Velho Continente, o Francês deverá ser a sensação daqueles que se decepcionaram com a baixa qualidade técnica do Calcio Italiano  ou se cansaram do pragmatismo demonstrado pelos espanhóis. Tomado pela euforia gerada pelas contratações bombásticas do Paris Saint-Germain e da imprevisibilidade de clubes como o Montpellier, atual campeão nacional, o torneio atrairá para si os olhares curiosos de quem aguarda as exibições das novas estrelas do país.

Atacante Ibrahimovic trocou o Milan pelo PSG
AP
Atacante Ibrahimovic trocou o Milan pelo PSG

"O nosso campeonato nunca teve um estilo de jogo bonito como o do Brasil, Espanha, Itália e até da própria Inglaterra. Os jogos sempre foram marcados por muita força física e esse ano os clubes tentaram contratar jogadores com mais técnica. Os times estão buscando um nível maior para a competição ficar com uma qualidade impressionante e atrair novos torcedores para as arquibancadas", destaca o meia Nenê, do PSG.

Leia: Com novidades, Deschamps faz primeira convocação da França

Nenê, inclusive, é um dos astros que presenciará esta nova revolução no futebol francês. Camisa 10 do milionário PSG, o atleta defenderá o clube que trouxe Zlatan Ibrahimovic, Thiago Silva, Ezequiel Lavezzi e o meia Lucas, que trocará o São Paulo por Paris, em janeiro de 2013. 

Montpellier, atual campeão, estreia nesta sexta
AFP
Montpellier, atual campeão, estreia nesta sexta

Apesar de todas as atenções estarem voltadas para o clube parisiense, que ainda terá os brasileiros Alex e Maxwell, o uruguaio Diego Lugano e o argentino Javier Pastore, o jogo de abertura da primeira rodada não será do PSG - a equipe entra em campo no sábado, às 16 horas (de Brasília), contra o Lorient, no Parc des Princes. Campeão da última temporada, o Montpellier inaugurará a tão aguardada competição no seu Stade de La Mosson, diante do Toulouse, às 15h45 desta sexta-feira.

E ainda: São Paulo oficializa venda de Lucas para o PSG

O objetivo da equipe será mostrar para todo o continente que o inédito título do campeonato 2011/2012 não foi apenas sorte. Com o zagueiro brasileiro Hilton no elenco, o time do sul da França poderá utilizar o respeito que obteve no país para se impor diante dos seus adversários e reeditar a brilhante campanha que deixou o PSG na vice-liderança do último torneio - o Montpellier terminou o ano com 82 pontos, enquanto o seu adversário somou 79.

Sem Caen, Dijon e Auxerre, rebaixados para a Segunda Divisão na última temporada, esta edição do Francês contará com o retorno de Bastia, Reims e Troyes à elite do futebol nacional. Além dos novos participantes, clubes tradicionais como Olympique de Marselha, Lyon, Bordeaux e Lille tentarão fazer frente ao favoritismo exacerbado que foi adquirido pelo Paris Saint-Germain. Exceção do Marseille, que fará a sua estreia no domingo, contra o Reims, todos os outros times estarão em campo às 16 horas deste sábado.

Confira todos os jogos da primeira rodada do Campeonato Francês 2012/2013:

Sexta-feira
15h45 - Montpellier x Toulouse

Sábado
16 horas - Nancy x Brest
16 horas - Rennes x Lyon
16 horas - Paris Saint-Germain x Lorient
16 horas - Sochaux x Bastia
16 horas - Troyes x Valenciennes
16 horas - Nice x Ajaccio
16 horas - Saint-Étienne x Lille
16 horas - Évian TG x Bordeaux 

Domingo
16 horas - Stade de Reims x Olympique de Marselha