Tamanho do texto

Mudança se deve ao fato de datas da Copa do Brasil poderem coincidir com as da competição continental

Catarinense Criciúma é o atual líder da Série B
Futura Press
Catarinense Criciúma é o atual líder da Série B

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira alterações nos critérios que darão vagas aos clubes brasileiros na próxima edição da Copa Sul-Americana. A principal novidade fica por conta da possibilidade de equipes da Série B participarem do torneio continental. O número de times que disputarão o torneio (oito), no entanto, não se alterou.

Você concorda com a novidade da CBF? Opine!

Tal mudança ocorreu devido à inclusão na próxima Copa do Brasil das equipes que disputam a Copa Libertadores. Assim, a duração da competição nacional se estendeu, e criou-se a possibilidade de um clube disputar ao mesmo tempo a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Para evitar que essa disputa simultânea ocorra, caso um time que esteja na quarta fase da Copa do Brasil tenha também uma vaga na Sul-Americana, essa vaga será automaticamente repassada para outra equipe.

Veja mais notícias sobre futebol no iG Esporte

Portanto, se um clube que encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro do ano anterior até a 16ª posição não tiver condições de disputar o torneio continental, por estar jogando a Copa do Brasil, ele dará lugar a uma das quatro equipes mais bem colocadas da Série B. Se elas ainda estiverem na quarta fase da Copa do Brasil, a vaga será dada aos clubes rebaixados à Série B no ano anterior.