Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

De volta à fase "copeira", Palmeiras inicia contra Botafogo busca por nova taça

Times têm desfalques na armação: Valdivia e D. Carvalho não jogam pelo alviverde, enquanto Seedorf será poupado pelos cariocas

iG São Paulo |

A Copa Sul-Americana atraiu a atenção do Palmeiras nas duas últimas temporadas, quando o técnico Luiz Felipe Scolari entendia que o torneio era o melhor caminho para a vaga na Libertadores. Agora, atual campeão da Copa do Brasil e já classificado para o campeonato continental, o time alviverde estreia sem tanta euforia nesta quarta-feira, mas ciente de que seu estilo "copeiro" pode ser um trunfo na competição, que começa contra o Botafogo, às 21h50 (horário de Brasília), na Arena Barueri.

Quem vence o jogo de ida: Palmeiras ou Botafogo? Deixe seu palpite!

"Temos de jogar da mesma forma que fizemos na Copa do Brasil, por ser uma competição tão curta. Quando fazemos o primeiro jogo em casa, já temos de abrir um bom resultado, para depois administrar fora. Quando for jogar no adversário antes, precisamos tentar fazer um gol de toda maneira lá", receitou o volante Marcos Assunção.

Gazeta Press
Marcos Assunção volta aos campos pelo Palmeiras

Apesar da preocupação para fugir da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o discurso no time paulista é de respeito à Sul-Americana. Por isso, o Palmeiras tenta esquecer os problemas no Nacional para buscar uma vitória na primeira partida do torneio internacional: "É ruim e incômodo (o momento no Brasileiro), nunca queremos ficar lá embaixo, porque cada jogo que passa é um a menos que temos para sair. Mas temos confiança de que vamos sair e dar conta dos dois campeonatos", avaliou o goleiro Bruno.

VEJA: Daniel Carvalho sente dores lombares e vira desfalque no Palmeiras

Em 2010, Felipão depositou suas esperanças na Sul-Americana, mas amargou uma desclassificação em casa na semifinal diante do Goiás. Já no ano passado, apesar da força máxima colocada na competição, o Palmeiras caiu diante de seu primeiro adversário, o Vasco. Agora, o treinador vai escalar novamente os melhores jogadores que tem à disposição. Ao mesmo tempo em que tem como meta fugir do rebaixamento do Brasileiro, o elenco palmeirense sabe que as chances de um novo título na temporada se resumem à Sul-Americana, até por conta da distância para o líder do Nacional.

As novidades ficam por conta do zagueiro Maurício Ramos e do volante Marcos Assunção, que estão recuperados de lesão e jogam. Por outro lado, ainda sem ter o lesionado Valdivia, Felipão também ficou sem Daniel Carvalho, com dores lombares. Assim, Mazinho deve ser recuado para o meio-campo, com os centroavantes Obina e Barcos formando a dupla de ataque.

MAIS: Palmeiras compra parte dos direitos de Mazinho e Fernandinho do Oeste

Já o Botafogo, que no fim de semana fez 1 a 0 no Figueirense e quebrou uma sequência de quatro partidas sem triunfo, vê a Sul-Americana como um atalho para conquistar uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano, prioridade em General Severiano. Uma prova de que a competição será valorizada pelas duas equipes é que o discurso dos envolvidos é o de deixar de lado o Brasileiro e focar apenas no torneio continental.

Gazeta Press
Andrezinho deve substituir Seedorf no meio

"Não vamos pensar no Brasileiro até acabar o jogo contra o Palmeiras, pois a Sul-Americana é algo muito importante para o Botafogo. Trata-se da possibilidade de conquistar um título internacional, que é sempre bem visto em qualquer lugar, além de nos dar a vaga na Libertadores, que é algo que o Botafogo vem perseguindo há muito tempo", disse Oswaldo de Oliveira.

LEIA: Botafogo quer força máxima, mas Seedorf não enfrenta o Palmeiras

Pensando na melhor estratégia para se aproximar da classificação, os jogadores do Botafogo querem marcar gols como visitantes, pois esse é um importante critério de desempate: "Sabemos que o regulamento da Copa Sul-Americana privilegia quem marca gols como visitante e temos que jogar com isso em mente. Vamos em busca de gols, pois assim estaremos mais perto da vitória", afirmou o atacante Rafael Marques.

Em termos de escalação, o Botafogo terá o retorno do zagueiro Antônio Carlos, que cumpriu suspensão contra o Figueirense e vai formar dupla com Fábio Ferreira. Assim, Brinner fica como opção no banco de reservas. Oswaldo de Oliveira não pretende poupar titulares, salvo o meia holandês Seedorf, que será preservado dentro de um planejamento da comissão técnica. Jádson ocupará o posto. Quem também pode ser poupado é o lateral esquerdo Márcio Azevedo, já que o treinador quer conhecer o estilo de Lima, contratado do Internacional. No meio-campo, Andrezinho e Fellype Gabriel disputam posição.

FICHA TÉCNICA - Palmeiras x Botafogo
Copa Sul-Americana 2012 - 1ª fase
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP) 
Data: 1 de agosto de 2012 (Quarta-feira) 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Héber Roberto Lopes 
Assistentes: Roberto Braatz e Altemir Hausmann

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor e Mazinho; Obina e Barcos Técnico: Luiz Felipe Scolari

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lima); Jadson, Renato, Andrezinho (Fellype Gabriel) e Vítor Júnior; Elkeson e Rafael Marques Técnico: Oswaldo de Oliveira

Quem vence: Palmeiras ou Botafogo? Discuta na Torcida Virtual do iG Esporte

Leia tudo sobre: PalmeirasBotafogoSul-Americana 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG