Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Paraná faz lição de casa e se reabilita com triunfo sobre o Ceará

Time de Curitiba se mantém na oitava colocação com o gol de Fernandinho. Já Ceará está apenas em 13º

Gazeta |

Futura Press
Paraná e Ceará jogaram pela Série B neste sábado

Diante de um adversário apático e motivado a reagir do resultado negativo da última rodada, o Paraná venceu o Ceará por 1 a 0, na tarde deste sábado, e colou no G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B, com 21 pontos. O único gol da partida foi marcado pelo lateral esquerdo Fernandinho em jogada individual, aos 30 minutos do primeiro tempo.

Comente esta notícia e deixe seu recado para outros torcedores

Com apenas quatro pontos a menos que o Goiás, primeiro clube dentro da zona de acesso, o Paraná se manteve na oitava colocação e ampliou a má fase do Ceará. Apesar da vitória no último final de semana, a equipe de PC Gusmão ficou em 13º, com 17 pontos - mais perto da zona de rebaixamento do que do G4, e sem demonstrar reação após o gol marcado pelo rival.

Leia ainda: Guarani vira sobre o Atlético-PR e volta a comemorar

Para esta partida, PC preferiu manter no banco de reservas o goleiro Fernando Henrique em virtude das sucessivas falhas e escalou Adílson, que não comprometeu.

As duas equipes voltam a campo na terça-feira, data de rodada ‘cheia’ na Série B. Enquanto o Ceará recebe o Boa Esporte às 19h30, no estádio Presidente Vargas, o Paraná atua novamente no Durival de Britto, no mesmo horário, diante do Avaí.

O Jogo
O Paraná teve maior presença no campo de ataque e dominou os primeiros minutos de bola rolando no Durival de Britto, com a estratégia de marcar a saída de jogo do Ceará e anular as boas opções ofensivas, como Thiaguinho e Romario. Sem conseguir desafogar da intermediária para trás, o Ceará apostava apenas nos lançamentos de longa distância dos laterais - Paulo Sérgio, pela direita, e Vicente, pela esquerda.

Veja também: Negociado com o Japão, Neto Baiano salva o vice-líder Vitória

Com a bola no chão, Lúcio Flávio tentava ditar o ritmo do ataque paranista, mas não recebia a bola do mesmo jeito que passava e, por isso, a equipe não teve boas chances de abrir o placar. Aos 13 minutos, Wendel viveu o drama do camisa 10 ao receber lançamento torto de Fernandinho e tentar colocar no chão. Antes da batida, no entanto, a defesa do time nordestino fez o desvio preciso.

As primeiras oportunidades reais de inaugurar o placar foram do Ceará, com finta e chute cruzado de Itamar, pela linha de fundo, batida de fora da área de Thiaguinho, e boa defesa de Luís Carlos após tabela no campo de defesa do Paraná, todas entre os 15 e os 25 minutos do primeiro tempo, assustando o técnico Ricardinho. Como estratégia, o comandante deixou Arthur mais aberto na ponta direita e fechou o meio-campo. Deu certo.

Aos 27 minutos, o Paraná iniciou a pressão com cruzamento de Arthur e cabeceio de Wendel por cima do gol de Adílson. No lance seguinte a defesa do Ceará não permitiu a finalização e executou o corte. Mas, o gol surgiu em jogada individual de Fernandinho, que cortou a marcação de Paulo Sérgio conduzindo a bola para o lado direito e bateu seco, sem marcação, do bico da grande área, para estufar as redes do goleiro do Ceará e abrir o placar para os donos da casa.

O Ceará aumentou o ritmo, mas não teve tanta objetividade para igualar o marcador no primeiro tempo. Com passes de lado e chutes descompromissados de Romário e Thiaguinho, principalmente, o Paraná foi para os vestiários com a vantagem e conseguiu segurar na sequência da partida. Com mais velocidade em virtude das entradas de Apodi e Hugo, o time de PC Gusmão esboçou reação, mas esteve apático na etapa complementar.

Sem dificuldades, o Paraná levou a vantagem até o apito final e teve até chances de ampliar a contagem aos 23 minutos, quando Zé Luis recebeu cruzamento em cobrança de escanteio e obrigou Adílson a praticar a melhor defesa do jogo.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ 1 X 0 CEARÁ

Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Data: 28 de julho 2012, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Rafael Ferreira da Silva e Rogerio Pablos Zanardo
Cartões amarelos: Anderson (Paraná) e Vicente (Ceará)

GOL: Paraná - Fernandinho, aos 30 minutos do primeiro tempo.

PARANÁ: Luís Carlos; Paulo Henrique, Anderson, Alex Alves e Fernandinho; Zé Luís, Cambará (Ricardo Conceição), Lucio Flávio e Welington (Geraldo); Arthur e Wendel (Luisinho)
Técnico: Ricardinho

CEARÁ: Adílson; Paulo Sérgio (Apodi), Thiego, Daniel Marques e Vicente; Heleno (Misael), João Marcos, Leandro Chaves e Thiaguinho; Romario e Itamar (Hugo)
Técnico: Paulo César Gusmão

Leia tudo sobre: ParanáCearáSérie B 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG