Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Em ensaio antes da Sul-Americana, Coritiba bate o Grêmio no Couto Pereira

Em casa, Coritiba marcou nos acréscimos e confirmou reação após queda na Copa do Brasil

Gazeta |

Rivais também na Copa Sul-Americana, Coritiba e Grêmio se encontraram antes da competição internacional neste sábado, no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro. Em sua casa, o time alviverde teve dificuldades, abriu o placar, chegou a levar o empate, mas garantiu a vitória já nos acréscimos da segunda etapa, por 2 a 1.

Veja a classificação completa e os próximos jogos do Campeonato Brasileiro

Após um primeiro tempo sem gols, o Coxa abriu o placar aos 15 minutos, em boa cobrança de falta do lateral Ayrton. O empate dos gaúchos, porém, não demorou para vir: dois minutos depois, André Lima, que substituiu o suspenso Kleber, subiu de cabeça após levantamento na área e empatou no Alto da Glória. Aos 44 minutos, Leonardo bateu colocado na entrada da área para definir a vitória.

Com o resultado, o Grêmio encerrou sua série de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão e parou nos 24 pontos, ainda no G-4, mas correndo riscos de ver o líder Atlético-MG abrir vantagem. O Coritiba, por sua vez, chegou a quatro jogos de invencibilidade, soma 15 pontos e respira mais tranquilo contra o risco do rebaixamento.

Antes de voltarem a disputar o Brasileiro, Coritiba e Grêmio entram em campo nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), no Olímpico. A partida é válida pela segunda fase da Copa Sul-americana, que dá ao campeão uma vaga na próxima Copa Libertadores.

Veja fotos das partidas deste sábado pelo Campeonato Brasileiro

O jogo
O Grêmio começou a partida assustando o goleiro Vanderlei. Logo no primeiro minuto, Elano cobrou falta, que passou por toda a área e obrigou o camisa 1 do Coritiba a colocar a bola para escanteio. Eram basicamente as jogadas de bola parada que faziam as equipes chegarem com relativo perigo.

Em um duelo muito estudado, o primeiro grande momento da partida aconteceu aos 11 minutos de partida. Ayrton aproveitou cobrança de falta para tentar surpreender o goleiro Marcelo Grohe, que estava ligado e foi buscar a batida no canto esquerdo, colocando para escanteio.

O Tricolor Gaúcho rodava a bola em seu campo de ataque, e buscava ser efetivo com os experientes Elano e Zé Roberto. Pelo time mandante, o destaque também era um atleta rodado: o meia Lincoln.

Ainda no final da primeira etapa, o técnico Marcelo Oliveira foi obrigado a mexer na equipe, já que Sérgio Manoel lesionou seu joelho - no lugar entrou o ex-palmeirense Chico. Depois do lance, as duas equipes ainda brigaram no ataque, mas foram para o vestiário com o placar inalterado: 0 a 0.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Vanderlei Luxemburgo tirou a dupla que mais participou na primeira etapa: Elano e Zé Roberto, para as entradas de Vilson e Marquinhos. Com as alterações, o Tricolor começou melhor e chegou em sua melhor chance aos cinco minutos, exatamente com Marquinhos: após lançamento de Edilson, ele bateu na rede pelo lado de fora.

O Coxa, aos poucos, porém, passou a igualar as forças na partida e tocava a bola no campo de ataque. Desta forma, a equipe aproveitou sua força nas jogadas de bola parada para conseguir abrir o placar: aos 15 minutos, Ayrton cobrou falta da esquerda, cruzada, no ângulo do goleiro Marcelo Grohe, para fazer o primeiro do vice-campeão da Copa do Brasil.

A equipe, porém, pouco conseguiu comemorar: três minutos depois, Pará levantou a bola dentro da área e André Lima, livre, marcou para o Grêmio, empatando o placar. O tento que definiu a vitória do time coxa-branca saiu apenas aos 44 minutos da segunda etapa. Leonardo recebeu, fez o domínio e bateu na entrada da área, no canto direito do goleiro Marcelo Grohe, para explodir a torcida no Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA - CORITIBA 2 X 1 GRÊMIO

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 28 de julho 2012, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence
GOLS: Ayrton, aos 15 minutos do segundo tempo, e Leonardo, aos 44 minutos do segundo tempo (CORITIBA). André Lima, aos 18 minutos do segundo tempo (GRÊMIO)

Cartões Amarelos: Émerson, Willian e Everton Ribeiro (Coritiba); Vilson, André Lima e Werley (Grêmio)

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Emerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel (Chico), Lincoln e Robinho (Everton Ribeiro); Leonardo e Everton Costa (Roberto) Técnico: Marcelo Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Léo Gago, Elano (Vilson) e Zé Roberto (Marquinhos); André Lima (Rondinelly) e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Leia tudo sobre: grêmiocoritibabrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG