Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians inaugura busto em homenagem a Sócrates no Pq. São Jorge

Estátua do "Doutor" integra seleto hall que tem ainda ídolos como Neco, Luizinho, Baltazar e Cláudio

iG São Paulo | - Atualizada às

O Corinthians inaugurou na manhã deste sábado, no Parque São Jorge (zona leste de São Paulo), um busto em homenagem a Sócrates, ídolo alvinegro que faleceu em 4 de dezembro do ano passado, mesmo dia em que o time paulista conquistou seu último Campeonato Brasileiro. Ele é o quinto jogador a receber a honraria, ao lado dos lendários Neco, Luizinho, Baltazar e Cláudio, que também possuem bustos na sede do clube.

Quais outros jogadores do Corinthians mereciam bustos no Pq. São Jorge? Opine!

O monumento reproduz a imagem imortalizada de Sócrates: o braço direito erguido e o punho cerrado, no conhecido gesto que o “Doutor” sempre fazia em suas comemorações de gol, tanto pelo Corinthians quanto pela seleção brasileira. Presente no evento, o presidente Mário Gobbi se emocionou ao lembrar do craque.

VEJA: Com lesões de última hora, J. Henrique e Sheik desfalcam Corinthians

Futura Press
Busto de Sócrates foi inaugurado neste sábado

"Foi o maior jogador que eu vi jogar, o mais inteligente de todos. Quando eu ia ver o Corinthians jogar, era uma obra de arte. Com sua inteligência, o Sócrates superava o preparo físico", disse Gobbi.

MAIS: Tite usa derrotas de rivais para deixar Corinthians alerta contra o Bahia

Líder da "Democracia Corintiana", movimento implantado no time alvinegro na década de 80 para dar mais autonomia aos jogadores ainda em tempos de ditadura militar, Sócrates jogou no Corinthians entre 1978 e 1983. Ele foi revelado pelo Botafogo-SP, ganhando destaque nas boas campanhas que a equipe de Ribeirão Preto fez no Brasileirão 76 e Paulistão 77. Contratado pelo clube do Parque São Jorge, conquistou os Campeonatos Paulista de 79, 82 e 83, sendo imortalizado definitivamente neste sábado.

Placa com frase ganhará versão ampliada no CT
Além do busto, Sócrates terá uma frase sua exposta no CT Joaquim Grava. A mensagem, já exposta abaixo da escultura na sede social em tamanho reduzido, ganhará versão ampliada no local de treino da equipe para servir de exemplo aos jogadores. Trata-se de trecho do texto "O peso da camisa do Corinthians", publicado em coluna que o "Doutor" assinava na revista "Carta Capital". Para o atual presidente do clube, Mário Gobbi, trata-se da perfeita definição do que é defender o time alvinegro.

"É uma obra de arte. Ele foi de uma genialidade... Esgotou o tema. Isso é uma lição para nós dirigentes, jogadores, torcedores, todo o mundo. A placa será colocada no CT para que todos leiam o testemunho de um mito, de um ídolo, de um jogador que foi capitão da seleção brasileira", disse. A placa está em processo de confecção e deverá ter aproximadamente três metros de largura. A diretoria ainda não definiu onde ela será colocada, mas a ideia é de que seja em "um local de destaque".

Ajude o Corinthians a aumentar sua Torcida Virtual do iG Esporte

Leia tudo sobre: CorinthiansSócrates

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG