Time comandado por Geninho vai à Ilha do Retiro e espera se recuperar da derrota sofrida na última rodada para continuar longe da zona de rebaixamento

Geninho, técnico da Portuguesa
AE
Geninho, técnico da Portuguesa

Antes em ascensão no Campeonato Brasileiro , a Portuguesa viu a derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG frear o seu ímpeto na última rodada e ampliar o jejum de vitórias da equipe fora de casa. A fim de mostrar ao seu torcedor que está recuperada do revés e que o time tem potencial para sonhar com objetivos maiores do que a mera permanência na Série A, a Lusa irá buscar os seus três primeiros pontos longe do Canindé na partida deste domingo, contra o irregular o Sport , na Ilha do Retiro, às 18h30 (de Brasília).

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

A seu favor, a Portuguesa terá a motivação adquirida pelas atuações obtidas nas três últimas partidas. Embora o goleiro Dida tenha falhado contra o Atlético-MG e comprometido a apresentação da equipe na derrota sofrida no domingo passado, o time ainda mantém o embalo do triunfo diante do São Paulo e do bom empate sem gols que conseguiu contra o Santos.

"A gente acredita nesta vitória, sim", disse o técnico Geninho. "O time vem jogando bem e fazendo por merecer nesses jogos fora de casa. Vamos torcer para que a equipe tenha a mesma performance e possa converter as chances criadas em gol. Talvez este seja o grande detalhe. Nós criamos muitos e não conseguimos marcar. No fim, isso acaba nos prejudicando muito."

Acompanhe o Brasileirão em tempo real e com estatísticas no aplicativo iG Futebol

Além da confiança adquirida por todo o elenco, Geninho também poderá contar com jogadores importantes para o duelo contra o Sport. Com o esquema de três zagueiros mantido para este jogo, o treinador deve promover o aguardado retorno do lateral Marcelo Cordeiro na ala esquerda. O atleta teve uma lesão na coluna logo no início do Campeonato Paulista e desfalcou a equipe durante todo o primeiro semestre deste ano.

"Uma equipe que almeja um lugar na Série A não pode se conformar com resultados dentro de casa", afirmou Marcelo Cordeiro. "É muito difícil jogar fora, mas todos estão conseguindo os seus pontos. E mesmo longe de São Paulo estamos fazendo jogos excelentes. O Sport também está se reformulando e é um jogo de seis pontos, porque eles estão brigando com a gente na zona intermediária e precisamos dar um salto na tabela", completou.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Geninho ainda terá à disposição mais dois zagueiros para armar a Portuguesa na Ilha do Retiro. Suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo, Rogério e Gustavo retornarão ao setor defensivo da Lusa. Ao lado de Lima, os jogadores terão a missão de diminuir os espaços deixados com a subida dos alas ao ataque e frear as constantes aparições dos atacantes Felipe Azevedo e Henrique.

Já no ataque, a dúvida fica entre quem será o companheiro de Ananias no time titular. Autor de dois gols no Brasileiro, Ricardo Jesus apresentou uma lesão logo no início da competição e desfalcou a equipe durante um mês. Recuperado, o atleta poderá atuar por pelo menos 45 minutos neste domingo e deve retomar o seu posto no segundo tempo do duelo. A tendência é que Diego Viana seja mantido entre os onze iniciais.

Leia também: Portuguesa apresenta Ferdinando e Héverton

Com oito pontos conquistados até o momento, a Portuguesa está em 13º lugar no Brasileiro e poderá ultrapassar o próprio Sport se conseguir a vitória neste fim de semana. O time pernambucano aparece uma posição acima e soma nove pontos. Ciente da necessidade de triunfar sobre os paulistanos, o técnico Vagner Mancini escondeu o jogo e não revelou a equipe que mandará a campo no domingo.

A indefinição de seu time gira em torno de qual tática deverá ser utilizada na partida. A diretoria do Sport oficializou a contratação de Gilberto nesta semana e criou mais uma dúvida para o treinador no ataque. Com o atleta regularizado, Mancini poderá optar por um esquema com três atacantes, o que determinaria a saída de Marquinhos Gabriel do time. No entanto, o atleta foi bem no empate por 1 a 1 com o Corinthians e marcou o gol que livrou seu time de uma derrota em casa.

Veja ainda: Sport contrata Hugo, campeão brasileiro por Corinthians e São Paulo

Quem deve mesmo reforçar o Sport nesta rodada é o lateral direito Cicinho. O jogador fez a sua estreia diante do Corinthians e agora será promovido a titular no lugar de Moacir. Já o restante do time deverá ser o mesmo que esbarrou nos reservas do atual campeão da Libertadores na última rodada.

FICHA TÉCNICA - SPORT X PORTUGUESA
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE) 
Data: 14 de julho de 2012, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn

SPORT: Magrão; Cicinho, Bruno Aguiar, Ailson e Reinaldo; Tobi, Rithelly, Marquinhos Paraná e Marquinhos Gabriel (Gilberto); Felipe Azevedo e Henrique
Técnico: Vágner Mancini

PORTUGUESA: Dida; Gustavo, Lima e Rogério; Luís Ricardo, Moisés, Léo Silva, Guilherme e Marcelo Cordeiro; Ananias e Diego Viana (Ricardo Jesus)
Técnico: Geninho

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.