Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com Copas definidas e reforços gringos, Brasileirão enfim "começa" para valer

Palmeiras e Corinthians terão que fugir de situação incômoda. Inter e Botafogo aguardam Forlán e Seedorf. Olimpíadas aterrorizam o Santos, que fica sem Neymar

Francisco De Laurentiis - iG São Paulo |

Futura Press
Campeão da Copa do Brasil, Palmeiras está na zona da degola do Campeonato Brasileiro: é o 18°

O Campeonato Brasileiro teve início em 19 de maio e já teve oito rodadas, mas vai "começar" de verdade agora. Com o fim das Copas do Brasil e Libertadores, as equipes agora têm seu foco ajustado quase que exclusivamente para a disputa do Brasileirão - alguns times, porém, talvez se arrisquem na Sul-Americana, competição frequentemente desprezada pelas agremiações nacionais. O Brasileirão também passará a ter rodadas no meio da semana, algo que não acontecia até o fim dos mata-matas. Campeões nas Copas, os rivais Corinthians e Palmeiras terão que suar a camisa para fugir da degola, enquanto Internacional e Botafogo mal podem esperar para ver seus badalados reforços gringos entrando em campo.

Quem será o campeão do Brasileirão 2012? Deixe seu palpite!

O título inédito da Copa Libertadores teve seu preço no Parque São Jorge. Os torcedores não poderiam estar mais felizes com a conquista da América, mas a escalação de reservas durante diversas rodadas do Nacional deixou o time alvinegro na penúltima colocação, com apenas cinco pontos em oito jogos (aproveitamento de 20%). O técnico Tite já fez o alerta: quer que os jogadores esqueçam a festa pela taça internacional e pensem apenas em tirar o Corinthians da zona do rebaixamento. No último jogo, a cabeça ainda estava na final contra o Boca Juniors: apático, o time paulista foi facilmente batido por 3 a 1 pelo Botafogo, em pleno Pacaembu.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

O Palmeiras vive situação semelhante. Campeão da Copa do Brasil na última quarta, o time alviverde simplesmente desprezou o Brasileirão - na 8ª rodada, por exemplo, relacionou vários garotos da base para jogar contra a Ponte Preta. O resultado não poderia ser outro: antepenúltima colocação, com os mesmos cinco pontos do Corinthians (mas saldo de gols melhor, -3 a -6). Nem bem pode comemorar sua conquista e o time de Luiz Felipe Scolari já terá um "choque de realidade" no fim de semana. Ainda de ressaca, vai pegar o rival São Paulo, que fará de tudo para carimbar a faixa do título nacional.

Gazeta Press
Campeão da Copa Libertadores, Corinthians tem um empate e uma derrota desde sua "volta" ao Brasileirão

Adversário do Palmeiras na final e vice-campeão da Copa do Brasil, o Coritiba também atuou com sua formação reserva durante a maior parte do Campeonato Brasileiro e até conseguiu alguns bons resultados, mas está apenas uma posição acima da zona da degola: tem sete pontos em oito jogos, o que dá 29% de aproveitamento. A tarefa do time paranaense agora é esquecer a segunda derrota consecutiva em decisões da Copa do Brasil para buscar a reação no Brasileiro, assim como estão fazendo São Paulo, Santos e Grêmio, outras equipes que foram longe nas Copas e demoraram para "entrar" no Brasileirão.

LEIA: Santos é maior “vítima” da convocação de Mano, e Corinthians passa incólume

O time praiano, porém, terá dificuldades nas próximas rodadas do Brasileirão. Com os Jogos Olímpicos chegando, a equipe de Muricy Ramalho terá que se virar sem os astros Neymar e Paulo Henrique Ganso, além do goleiro Rafael. O São Paulo, que não terá Lucas, e o Internacional, desfalcado de Oscar e Leandro Damião, serão outros que vão "sofrer" durante as Olimpíadas.

Gazeta Press
Botafogo só quer saber da estreia de Seedorf

Brasileirão dos gringos
Internacional e Botafogo já estão centrados no Campeonato Brasileiro desde o início do torneio, mas agora só têm olhos para a estreia de seus dois grandes reforços gringos - tanto no campo da técnica quanto no do marketing. A equipe gaúcha acertou com o atacante Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo 2010 e com passagens por Manchester United e Internazionale, entre outros times. Já o clube carioca apostou suas fichas no meia Seedorf, um dos atletas mais vitoriosos da história do futebol - já conquistou a Liga dos Campeões da Europa com três times diferentes (Ajax, Real Madrid e Milan).

VEJA: Seedorf se destaca em primeiro coletivo no Botafogo e faz até gol de cobertura

Apresentado com muita festa no Engenhão, o holandês já deixou ótimas impressões em General Severiano nos seus primeiros treinos - chegando a marcar até gol de cobertura em coletivo, com direito a aplausos dos presentes. Mesmo com o condicionamento físico apurado, o camisa 10 ainda não tem uma data certa para estrear. A tendência é que ele entre em campo pela primeira vez no dia 22 de julho, contra o Grêmio, no Rio. A partida deverá contar com uma festa organizada pelo departamento de marketing para lotar o estádio na primeira aparição do atleta no time principal. Além disso, o Botafogo espera que o experiente meia possa conduzir o time ao bi nacional. Atualmente, a equipe da estrela solitária está em 4°, com 15 pontos em oito jogos.

MAIS: Forlán pede até 20 dias de treino e Inter deve esperar cinco rodadas por estreia

Já o Inter sabe que terá que esperar pelo menos mais 20 dias para ver a estreia do atacante da seleção uruguaia com a camisa colorada. Forlán começou a fazer treino físicos esta semana -após um mês de férias - e estipulou um prazo de até três semanas dias para jogar. Ele está fazendo trabalhos físicos em um clube de Porto Alegre, sem participar das atividades com o restante do grupo por enquanto. Pelo período estipulado, o atacante estrearia pelo Inter daqui a cinco rodadas do Brasileirão, no dia 28 de julho, contra o Vasco, no Beira-Rio. A esperança é carregar o time gaúcho ao tetra brasileiro. No momento, a equipe vermelha está na 6ª colocação, também com 15 pontos (mas uma vitória a menos que Botafogo e São Paulo).

Futura Press
Forlán foi apresentado à torcida e sabe qual número vai usar. Estreia, porém, ainda vai levar três semanas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG