No Engenhão, Fluminense se deu melhor no jogo que marca o centenário do duelo, sai com a vitória pelo placar mínimo e abre vantagem de seis pontos sobre o rival

O Fluminense foi o vencedor do clássico que festejou o centenário do Fla-Flu. Em partida disputada neste domingo, no Engenhão, o time das Laranjeiras derrotou o Flamengo por 1 a 0. O gol foi marcado por Fred, que voltou de lesão. Com o triunfo, o Fluminense chegou a assumir a liderança provisória do Brasileirão com 18 pontos ganhos, mas depois foi superado pelo Atlético-MG, que venceu a Portuguesa e foi a 19 pontos. O Flamengo segue com 12 pontos, longe dos líderes.

Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

O Fluminense teve o mérito de aproveitar a chance para marcar e depois suportar uma intensa pressão da equipe rubro-negra para conseguir manter o resultado. No segundo tempo, o técnico Joel Santana colocou os jovens atacantes Adryan e Matheus, filho de Bebeto, mas apesar de correr muito em busca do gol do empate, a equipe da Gávea não obteve sucesso.

Os maiores jogos, os artilheiros, frases marcantes... Tudo sobre o centenário do Fla-Flu

Antes do início da partida, em Banda dos Fuzileiros Navais executou os hinos dos dois clubes e executou um mosaico formando a expressão Fla x Flu. Assis, pelo Fluminense, e Fernandinho, pelo Flamengo, deram o pontapé inicial simbólico. No intervalo, o tricolor Paulo Ricardo e o rubro-negro Neguinho da Beija-Flor passaram cantando em trio elétrico que desfilou pelo entorno do campo.

Na próxima rodada o Fluminense enfrentará o Botafogo, em outro clássico no Engenhão, enquanto o Flamengo vai encarar o Bahia em Pituaçu

O jogo
A partida começou com o Flamengo apertando a marcação sobre a defesa do Fluminense enquanto o time tricolor encontrava dificuldades para trocar passes no seu campo. O campo pesado em função da chuva prejudicava a precisão dos toques. O time rubro-negro pressionava nos primeiros minutos mas Diego Maurício estragou dois ataques ao deixar a bola escapar pela linha de fundo.

Aos cinco minutos, Botinelli recebeu na intermediária e lançou Vagner Love que bateu cruzado mas Diego Cavalieri fez boa defesa. Por ter pedido a marcação de uma falta sobre Thiago Neves na origem do lance, Fred recebeu o primeiro cartão amarelo da partida.

Infográfico: números contam a história dos cem anos de Fla-Flu

O Flamengo continuava mais ligado em campo, combatendo com firmeza no meio campo e tentando sair em velocidade, enquanto o time dirigido por Abel Braga não conseguia se armar em campo. O primeiro ataque tricolor aconteceu aos nove minutos quando Wellington Nem tentou invadir a área e foi derrubado. Na cobrança,a bola bateu na barreira e voltou para Thiago que fez novo cruzamento e Fred, bem colocado, desviou para marcar o primeiro gol da partida. Foi o primeiro gol marcado por Fred contra o Flamengo.

Veja as fotos do clássico no Engenhão e do jogo que teve a presença de ex-craques:


Só aos 14 minutos é o Flamengo voltou a criar problemas com uma boa jogada de Diego Mauricio que ganhou de Bruno e cruzou para Vagner Love mas a zaga do rival aliviou o perigo. A resposta do Fluminense veio em investida do lateral Carlinhos que se livrou com facilidade de Ibson e chutou cruzado para boa defesa de Paulo Victor.

Veja também: os dez maiores duelos da história do clássico Fla-Flu

O Flamengo seguia pressionando em busca do gol do empate e usava muito o lateral-direito Luiz Antonio que mesmo improvisado, levava vantagem no confronto direto contra Carlinhos. Aos 21 minutos, Botinelli fez excelente passe para Ibson que entrava livre mas o meia rubro-negro se atrapalhou com a bola e acabou desarmado.

Fred ganha abraço de Thiago Neves depois de fazer 1 a 0 para o Fluminense
Photocamera
Fred ganha abraço de Thiago Neves depois de fazer 1 a 0 para o Fluminense

Aos 23 minutos, Deco derrubou Botinelli na intermediária. Renato Abreu bateu rasteiro mas a bola desviou na zaga e saiu para escanteio. O Fluminense tentava cadenciar o jogo mas a pouca inspiração do meio campo não permitia que o time tricolor equilibrasse as ações já que o Flamengo ficava mais tempo com a bola. Aos 31 minutos, Botinelli arriscou de fora da área mas a bola subiu demais. Aos 33 foi a vez de Vagner Love cabecear sem levar perigo para o gol de Diego Cavalieri.

Aos 34 minutos, o Fluminense que tentava atrair o Flamengo para tentar surpreender o adversário em jogadas de velocidade quase ampliou quando Wellington Nem puxou ataque pela esquerda, descobriu Thiago Neves na direita e o meia cruzou para Fred que entrava pelo meio mas o artilheiro não conseguiu chegar na bola.Aos 39 minutos, novamente o Tricolor pressionou mas o cruzamento de Bruno para Fred acabou nas mãos de Paulo Victor.

Leia ainda: Fla-Flu inspirou inscritores nos últimos cem anos

Aos 43 minutos, Vagner Love foi derrubado por Anderson na entrada da área. Renato Abreu soltou a bomba mas a bola encobriu o travessão no último lance do primeiro tempo.

Segunda tempo

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o jovem Adryan no lugar de Diego Maurício. A primeira jogada de ataque foi do time rubro-negro com uma arrancada individual de Vagner Love que se livrou de três marcadores mas acabou perdendo a bola para Gum. O Fluminense repetia o esquema utilizado no primeiro tempo com forte marcação no seu campo para tentar surpreender o adversário com lançamentos longos.

O Dia: escale Flamengo e Fluminense com craques de todos os tempos

A chuva aumentou de intensidade aumentando ainda mais as dificuldades para o domínio de bola. Aos dez minutos, depois de boa troca de passes, Thiago Neves lançou Fred que errou ao tentar dominar a bola permitiu que Paulo Victor saísse para aliviar o perigo. Aos 13 minutos, u cruzamento encontrou Adryan na área mas o rubro-negro se atrapalhou e perdeu a chance de concluir.

Aos 15 minutos, o zagueiro Marcos González sentiu uma lesão no quadril e pediu para sair. Arthur Sanchez entrou em seu lugar. Aos 18, Carlinhos errou ao tentar cortar um lançamento e a bola se ofereceu para Vagner Love mas Diego Cavalieri chegou primeiro.

O Fluminense que continuava muito recuado, saiu um pouco da defesa e criou duas jogadas de perigo com Carlinhos e Thiago Neves que assustaram a zaga rubro-negra. O Fluminese encontrava dificuldades em dar velocidade às jogadas por causa da atuação apática do meia Deco. Aos 28 minutos, Fred pediu para sair e Samuel entrou no lugar do artilheiro.

iG Gete: veja torcedores ilustres de Flamengo e Fluminense

Aos 30 minutos, Adryan perdeu a chance de empatar após cabecear livre na pequena área e mandar a bola para fora. Logo depois o técnico Joel Santana colocou o atacante Matheus, filho do ex-jogador Bebeto, no lugar do volante Amaral.

A pressão rubro-negra aumentou e o técnico Abel Braga trocou o meia Deco pelo volante Valencia. Aos 34 minutos, a pressão rubro-negra em cobrança de escanteio acabou na trave esquerda. Na volta, a defesa aliviou.

O Flamengo tomou conta inteiramente da partida, tentando o gol do empate por todos os lados do campo, mas o Fluminense se defendia com quase todos os seus jogadores. Só aos 39 minutos, o Tricolor ameaçou coum chute longo de Jean que encobriu o travessão. No último lance de perigo da partida, a bola sobrou para Matheus que bateu muito alto e perdeu a última chance para empatar a partida.

FICHA TÉCNICA  -  FLUMINENSE 1 X 0 FLAMENGO

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de julho de 2012 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Magalhães (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (Fifa-RJ) e Rodrigo Joia (Fifa-RJ)
Cartão Amarelo : Fred, Deco, Bruno e Carlinhos (Fluminense); Marcos González, Ibson, Botinelli (Flamengo)
GOLS: FLUMINENSE: Fred, aos dez minutos do primeiro tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Valencia) e Thiago Neves (Wagner); Wellington Nem e Fred (Samuel)
Técnico: Abel Braga

FLAMENGO : Paulo Victor, Luiz Antonio, Marllon, Marcos González (Arthur Sanchez) e Magal; Amaral (Matheus), Renato Abreu, Ibson e Bottinelli; Diego Maurício (Adryan) e Vagner Love
Técnico: Joel Santana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.