Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Campeonato Alemão adotará bola com chip na temporada 2013/14, diz jornal

Clubes já aprovaram a medida, mas Federação de Futebol do país ainda não oficializou mudança

iG São Paulo | - Atualizada às

O Campeonato Alemão contará a partir da temporada 2013/14 com a técnica da bola com chip interno, após a Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) finalmente aprovar na último quinta-feira o uso dessa tecnologia na linha de gol. A notícia foi publicada com exclusividade neste domingo pelo jornal alemão "Bild am Sonntag".

Você é a favor da tecnologia no futebol ou acha desnecessária? Opine!

Getty Images
Bola com chip já está sendo testada na Alemanha

A partir de meados de 2013, os clubes da primeira e da segunda divisão alemã vão incorporar o sistema denominado "GoalRef", um dos dois aprovados pela Fifa. Embora ainda falte a confirmação oficial da organização do Campeonato Alemão, os clubes de futebol profissionais defendem que a tecnologia seja adotada nos 36 estádios das equipes que competem na primeira e na segunda divisão do torneio para acabar com os "gols fantasma".

BLOG DO ALEMÃO: Tudo o que rola nos campos do país

Segundo o "Bild am Sonntag", a organização do campeonato teria optado pelo "GoalRef" porque o modelo - elaborado pelo Instituto Fraunhofer (alemão) - custa 125 mil euros por unidade, metade que o sistema denominado "olho de falcão" (Hawk-Eye), usado nas partidas de tênis.

VEJA: Em decisão histórica, International Board aprova uso de chip na bola

O financiamento para instalar esses sistemas poderia provir, segundo negociações em andamento divulgadas pelo jornal, do dinheiro que as emissoras de televisão fornecerem à organização do campeonato pelos direitos de transmissão dos jogos.

O "GoalRef" é um sistema que funciona com um chip no interior da bola e a instalação de um campo magnético na linha de gol. Quando a bola ultrapassa completamente a linha de fundo branca, o campo magnético reconhece o gol e envia um sinal ao relógio de pulso do árbitro.

Leia tudo sobre: Futebol MundialAlemanhaBayern de MuniqueSchalke 04Fifa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG