Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Desvantagem de dois gols só foi revertida uma vez na final da Copa do Brasil

Sport foi o único time que conseguiu levantar a taça após perder primeiro jogo por dois tentos de diferença

Francisco De Laurentiis - iG São Paulo | - Atualizada às

Gazeta Press
Palmeiras se aproximou do título da Copa do Brasil

O discurso no Palmeiras é de que "nada está ganho" após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Se for levado em conta o histórico da competição, no entanto, o time paulista tem grandes chances de se sagrar bicampeão do torneio na próxima quarta-feira, quando as equipes se encontram para o duelo de volta no estádio Major Couto Pereira. Apenas uma vez um time conseguiu reverter uma desvantagem de dois gols em finais de Copa do Brasil: o Sport, em 2008.

O Palmeiras já é campeão? O Coritiba vai reverter o placar? Palpite!

Na ocasião, o time pernambucano perdeu o primeiro jogo da decisão para o Corinthians por 3 a 1, no estádio do Morumbi. O gol fora de casa, marcado por Enílton perto do fim do jogo (e profetizado pelo folclórico atacante Carlinhos Bala como "o gol do título"), acabou sendo decisivo, já que o time rubro-negro venceu por 2 a 0 na Ilha do Retiro e levantou a taça da Copa do Brasil pela primeira vez na história.

VEJA: Felipão recorda 6 a 0 para evitar "oba-oba" e reclama de expulsão de Valdivia

A vantagem igual a do Palmeiras (2 a 0, sem levar gols em casa) já foi construída outras quatro vezes na história do torneio: 2005 (Paulista 2 x 0 Fluminense), 2006 (Flamengo 2 x 0 Vasco), 2009 (Corinthians 2 x 0 Internacional) e 2010 (Santos 2 x 0 Vitória). Em todas as vezes, a equipe que abriu a vantagem de dois gols no primeiro jogo acabou se sagrando campeã na semana seguinte. Apesar da boa vantagem, porém, os jogadores do Palmeiras seguem cautelosos.

MAIS: Tcheco ironiza Palmeiras e diz que rival perdeu título ao não fazer o 3° gol

"A vantagem é boa, mas o mais importante é que não tomamos gol. Conseguimos o resultado positivo porque o próximo jogo vai ser difícil lá", disse o zagueiro Thiago Heleno. "Dá moral pra todo mundo não ter levado gol. Não ser vazado em casa era nosso primeiro objetivo no jogo. Conseguimos uma boa vitória, mas o time do Coriitba é muito bom, a torcida deles vai pressionar demais, e temos que jogar com inteligência", emendou o goleiro Bruno.

Os atletas do Coritiba, por sua vez, mostram confiança para reverter a vantagem palmeirense e apostam na força do estádio Couto Pereira: "Acima de tudo, não podemos perder o nosso foco. O Coritiba sempre venceu com dois gols de diferença e isso é um alento para o nosso torcedor acreditar, assim como nós e tentar reverter dentro do Couto, porque lá é diferente", disse o experiente Tcheco. "O time do Palmeiras é só bola parada, fizeram dois gols em lances que a gente tinha treinador... Mas não tem nada deicidido. Nossa força no Couto Pereira é muito grande e podemos reverter o placar", afirmou o meia Rafinha.

Relembre os outros casos de vantagem de dois gols na Copa do Brasil:

2005: 1° jogo: Paulista 2 x 0 Fluminense / 2° jogo: Fluminense 0 x 0 Paulista
2006: 1° jogo: Flamengo 2 x 0 Vasco / 2° jogo: Vasco 1 x 1 Flamengo
2008: 1° jogo: Corinthians 3 x 1 Sport / 2° jogo: Sport 2 x 0 Corinthians
2009: 1° jogo: Corinthians 2 x 0 Internacional / 2° jogo: Internacional 2 x 2 Corinthians
2010: 1° jogo: Santos 2 x 0 Vitória / 2 jogo°: Santos 1 x 2 Vitória 

Quem será o campeão da Copa do Brasil? Discuta na Torcida Virtual do iG Esporte

Leia tudo sobre: PalmeirasCoritibaCopa do Brasil 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG