Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com vantagem, Palmeiras busca final em “jogo da vida” contra o Grêmio

Alviverde precisa apenas de um empate para voltar à final da Copa do Brasil após 14 anos

iG São Paulo |

O Palmeiras está diante da possibilidade de voltar a disputar um título nacional da elite depois de 12 anos. Com a vantagem de 2 a 0 obtida no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, o time do técnico Luiz Felipe Scolari faz nesta quinta-feira sua principal partida da temporada, novamente contra os gaúchos - que tentam confirmar sua fama de "imortais" para surpreender o alviverde. O jogo de volta será na Arena Barueri, às 21h (horário de Brasília).

Quem vai à final: Palmeiras ou Grêmio? Deixe seu comentário!

Futura Press
Valdivia treinou e deve ser novidade no Palmeiras

No duelo de ida contra o Grêmio, no estádio Olímpico, o Palmeiras armou uma eficiente estratégia defensiva e foi objetivo nos contragolpes. Com isso, o time paulista tem a vantagem de se classificar com um empate ou mesmo em caso de derrota por um gol de diferença. Para os jogadores do time paulista, porém, a equipe não pode entrar em campo pensando em segurar o resultado.

MAIS: Daniel Carvalho promete esquecer assalto para comemorar vaga

“Perder seria uma tragédia, muito terrível. Já estivemos perto da final da Copa Sul-Americana (em 2010), mas erramos e a torcida saiu lamentando (a derrota por 2 a 1 para o Goiás em pleno Pacaembu). Agora, vamos fazer o jogo da nossa vida. Respeitamos o Grêmio, mas vamos jogar nosso melhor, e o torcedor vai ser o 12º jogador”, afirmou o zagueiro Maurício Ramos, que fará dupla com Thiago Heleno novamente nesta quinta. Henrique vai atuar improvisado como volante, assim como na partida em Porto Alegre.

MAIS: Grêmio lembra 'imortalidade' para tentar reverter desvantagem na Copa do Brasil

Os ingressos para os palmeirenses estão esgotados desde segunda-feira, o que faz aumentar a expectativa no clube. O jogo também é considerado fundamental pela direção do Palmeiras. “Vamos pensar em jogar bem e passar para as finais. Este é nosso jogo do ano, o mais importante da temporada”, avisou o gerente de futebol César Sampaio, ciente de que a última conquista da equipe em âmbito nacional na elite foi em 2000, na Copa dos Campeões.

MAIS: Por venda, investidor quer Valdivia na “vitrine” da Copa do Brasil

Nesta semana decisiva, Felipão optou pelo mistério, fechando treino e despistando sobre a escalação. A principal dúvida na equipe é o chileno Valdivia, que vive situação de indefinição depois de ter sofrido um sequestro relâmpago há duas semanas. Porém, recuperado de dores no joelho direito, o "Mago" deve aparecer na equipe titular, na vaga de Daniel Carvalho - que, coincidentemente, também foi vítima da violência urbana em São Paulo.

MAIS: Grêmio só ganhou duas vezes em 32 visitas ao Palmeiras

O desfalque certo é o atacante Luan, que fica longe dos gramados por até dois meses, em função de uma lesão na coxa direita. Com isso, o talismã Mazinho (autor de um gol no jogo de ida) é o mais cotado para assumir a função, tendo Maikon Leite como concorrente. Já o volante Marcos Assunção se recupera bem da pancada que sofreu na coxa direita durante o jogo contra o Vasco e deve ser confirmado.

Virada impossível?
O Grêmio quer transformar a desvantagem do primeiro jogo em um ponto positivo para o novo encontro. O clube admite que chegar na final da Copa do Brasil é uma tarefa complicada, mas tentará entrar em campo de forma mais tranquila, buscando um gol ainda na primeira etapa para jogar a pressão para o Palmeiras.

MAIS: Valdivia e Assunção treinam e são relacionados para decisão

Futura Press
Kleber espera recepção hostil da torcida rival

“A fama do Grêmio de nunca desistir todo mundo conhece. É uma marca já afirmada na história do clube, e o que o torcedor quer da gente. Se nos comportarmos assim, certamente ele estará ao nosso lado sempre. Ninguém aqui vai desistir sem tentar, tenho certeza”, disse o volante Léo Gago, que, junto com o restante do elenco, passou a semana concentrado na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.

MAIS: Kleber evita polêmica e promete Grêmio forte contra o Palmeiras

O técnico Vanderlei Luxemburgo ganhou boas notícias na véspera do encontro. O zagueiro Weley e o volante Souza treinaram. Ambos estavam no departamento médico e eram preocupações. Luxa, porém, não divulgou que time vai a campo. Ele deve optar pelo esquema tático 4-4-2, embora também possa utilizar a formação com três atacantes. Miralles é quem perderia o lugar na frente, com Kleber e Marcelo Moreno formando a dupla de ataque.

MAIS: Após lesão, atacante Luan fica dois meses fora do Palmeiras

A única vez que o Grêmio conseguiu reverter fora de casa uma desvantagem sofrida no Olímpico por uma Copa do Brasil foi há 20 anos. Pelas oitavas de final de 1992, o time tricolor levou 1 a 0 do Paraná em casa e fez 2 a 1 fora. Caso consiga eliminar o Palmeiras, o Grêmio chegará à sua oitava final na história da competição. Ninguém decidiu tantas vezes o título.

FICHA TÉCNICA - Palmeiras x Grêmio
Copa do Brasil 2012 - Semifinal 
Local: Arena Barueri, em Barueri-SP
Data: 21 de junho de 2012, quinta-feira
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Marcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo

PALMEIRAS: Bruno; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor e Valdivia; Mazinho e Barcos Técnico: Luiz Felipe Scolari

GRÊMIO: Victor; Edílson, Gilberto Silva, Vilson e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Quem vai à final: Palmeiras ou Grêmio? Entre na torcida virtual e comente

Leia tudo sobre: PalmeirasGrêmioCopa do Brasil 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG