Com os reservas, clube da capital não foi páreo para os campineiros no Moisés Lucarelli

Em duelo de duas equipes que entraram na 6ª rodada do Campeonato Brasileiro sem nenhuma vitória, a Ponte Preta levou a melhor sobre o Corinthians , neste domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A equipe da capital foi derrotada por 1 a 0 - gol de André Luís - e passará uma semana decisiva - com semifinal da Copa Libertadores diante do Santos e clássico contra o Palmeiras - ainda na última posição.

A vitória da Ponte foi merecida? Ou o Corinthians merecia o empate? Dê sua opinião!

O resultado negativo mantém o Corinthians com um ponto, a uma semana do duelo contra o rival alviverde, que igualmente ainda não venceu na competição nacional ( empatou neste domingo com o Vasco ). A distância entre os dois rivais na classificação é de um ponto (o time alviverde soma dois empates).

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO

André Luís comemora o gol da vitória da Ponte
Gazeta Press
André Luís comemora o gol da vitória da Ponte

Antes, porém, os comandados de Tite têm outro clássico mais decisivo. Na quarta-feira, o Corinthians vai a campo para a segunda partida da semifinal da Copa Libertadores, contra o Santos, podendo alcançar classificação inédita para a final do torneio sul-americano. No jogo de ida, na Vila Belmiro, venceu por 1 a 0.

CONFIRA AINDA: Itaquerão abriga casamento coletivo com Andrés como testemunha

A Ponte, por sua vez, concentra atenções somente no Brasileiro. Após conseguir neste domingo o primeiro triunfo e subir para a 12ª posição, agora com seis pontos, a equipe do técnico Gilson Kleina será no domingo que vem, diante do Botafogo, no Engenhão.

O jogo
Nesta noite, mais uma vez preservando o grupo principal para a Libertadores, Tite escalou um Corinthians reserva. A começar por Julio Cesar, goleiro que voltava a ter oportunidade depois de ser barrado da posição por falhas justamente frente à Ponte, nas quartas de final do Paulista. Ele foi, inclusive, o dono da braçadeira de capitão neste domingo.

O jogo começou com o Corinthians acuado no campo de defesa, mas também sem muita eficiência do ataque adversário. Depois de muitos erros de passe dos dois lados, a primeira chance clara apareceu só aos 27 minutos: Roger recebeu cruzamento livre de marcação e cabeceou para o chão, a bola pingou e passou por cima do travessão. Veja fotos da 5ª rodada do Brasileirão :

O atacante não balançou a rede no lance, mas participou da jogada que abriria o marcador mais tarde, aos 41 minutos. O gol surgiu após bola levantada por Cicinho na lateral direita. Roger a desviou para André Luis cabeceá-la no ângulo de Julio Cesar, enquanto a defesa pedia impedimento inexistente do camisa 7 pontepretano.

Julio Cesar fez
Gazeta Press
Julio Cesar fez "reestreia" pelo Corinthians

Perdido em campo, o Corinthians foi para o intervalo praticamente sem dar trabalho a Edson Bastos. O goleiro da Ponte fez uma única defesa na primeira etapa, em chute rasteiro de Elton da entrada da área. Willian Arão foi outro a finalizar a gol, mas mandou a bola direto para fora.

Apesar da fraca atuação e da derrota parcial, Tite não mexeu no time para o segundo tempo. A primeira alteração foi aos oito minutos, quando Romarinho entrou no lugar de Willian. A substituição já estava pensada - foi a mesma do treino de sexta-feira. O camisa 7 foi tirado de campo pois deve atuar na quarta-feira, na vaga de Emerson, expulso na ida contra o Santos.

O treinador corintiano colocou outros dois atacantes mais tarde: Adilson entrou no lugar de Ramírez, e Elton saiu para a entrada de Liedson. Só que as mudanças não surtiram efeito, já que, apesar de ter três homens de frente, a equipe visitante pecava na criação. A Ponte poderia até ter ampliado a vantagem, não fosse incrível gol perdido por Roger à frente do Julio Cesar. Mas o gol no primeiro tempo foi suficiente para garantir a primeira vitória na competição.

FICHA TÉCNICA - Ponte Preta 1 x 0 Corinthians
Campeonato Brasileiro 2012 - 5ª rodada 
Local : estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data : 17 de junho de 2012 (domingo)
Horário : 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro : Wilson Luiz Seneme
Assistentes : Rogério Zanardo e Rodrigo Guarizo
Cartões amarelos : Renê Júnior, Caio (PON); Antonio Carlos, Ramírez (COR)

GOL
PONTE PRETA: André Luis, aos 41 minutos do primeiro tempo

PONTE PRETA : Edson Bastos; Cicinho, Tiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, João Paulo Silva, Renê Júnior (Lucas) e Caio (Somália); André Luis (Nikão) e Roger  Técnico : Gilson Kleina

CORINTHIANS : Julio Cesar; Welder, Antonio Carlos, Wallace e Ramon; Marquinhos, Willian Arão e Douglas; Ramírez (Adilson), Willian (Romarinho) e Elton (Liedson)  Técnico : Tite

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.