Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

França supera o temporal, mantém tabu contra Ucrânia e encaminha classificação

Gols de Menez e Cabaye em jogo válido pelo grupo D da Euro 2012 deixam a equipe com 23 jogos de invencibilidade. De quebra, o time manteve a escrita de nunca ter perdido do rival

Mário André Monteiro - iG São Paulo | - Atualizada às

Getty Images
O jogo em Donetsk começou com temporal, foi paralisado e depois voltou já sem chuva

A França não tomou conhecimento da anfitriã Ucrânia e venceu sua primeira partida na Euro 2012. O triunfo por 2 a 0 aumenta a invencibilidade da equipe para 23 jogos, já que a última derrota aconteceu diante de Belarus, em setembro de 2010, pelas eliminatórias do torneio - de lá para cá, são 16 vitórias e 7 empates. De quebra, os franceses mantiveram o tabu de nunca terem perdido dos ucranianos. Nos sete confrontos na história, quatro vitórias e três empates.

Veja a classificação dos grupos e os próximos jogos da Euro 2012

A partida começou e com menos de cinco minutos de bola rolando o árbitro holandês Björn Kuipers resolveu interromper o duelo por conta da forte chuva que caía na cidade de Donetsk. Além do temporal, muitos raios e a ventania motivaram o juiz a tomar a decisão. O jogo foi reiniciado 55 minutos depois, já sem chuva, mas com o campo bastante molhado.

Getty Images
Cabaye comemora seu gol com Benzema, autor da bela assistência

Dentro de campo, a França foi superior nos 45 minutos iniciais. A equipe chegou a marcar um gol com Menez, mas o atacante estava impedido. O próprio jogador perdeu outra chance clara para abrir o marcador, mas parou nas mãos do goleiro Pyatov. Na Ucrânia, Shevchenko também teve uma boa oportunidade para balançar as redes, mas o chute forte foi defendido pelo arqueiro Lloris.

Tenha mais informações sobre futebol francês no Le Blog du Foot

A segunda etapa começou equilibrada, mas a França abriu 2 a 0 aos oito e 11 minutos, praticamente selando sua vitória. Menez marcou após boa jogada de Ribéry e, três minutos mais tarde, Cabaye ampliou depois de receber assistência de Benzema. Na sequência, o volante quase marcou mais uma vez, mas acertou a trave ucraniana.

A França chegou aos quatro pontos e volta a campo na terça-feira que vem, dia 19 de junho, quando enfrenta a Suécia. O jogo em Donetsk está marcado para 15h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, na cidade de Kiev, a Ucrânia, que estacionou nos três pontos, fecha sua participação na fase de grupos contra a Inglaterra.

O jogo
A primeira finalização da partida aconteceu logo após à paralisação por conta da chuva. Benzema recebeu pela esquerda e chutou colocado para boa defesa de Pyatov. Melhor nos primeiros movimentos, a França arriscou de novo com Debuchy, mas o chute de fora da área saiu fraco.

Aos 14 minutos, o atacante Menez chegou a balançar as redes da Ucrânia, mas o bandeirinha assinalou impedimento do francês. Dez minutos mais tarde os donos da casa apreceram no ataque pela primeira vez. Yarmolenko fez boa jogada pela meia direita e chutou de fora da área à esquerda de Lloris.

E MAIS: Veja as camisas das 16 seleções da Euro e vote na mais bonita

A França continuou atrás do gol e quase marcou aos 28 minutos. Ribéry ganhou do zagueiro na velocidade pelo lado esquerdo e cruzou para área. A bola passou por Benzema e sobrou para Menez, que bateu de primeira para ótima defesa de Pyatov. 

AP
Shevchenko em ação no duelo

Aos 34 minutos, Shevchenko teve uma grande oportunidade para colocar os donos da casa na frente, mas o goleiro francês fez uma bela defesa na forte finalização já de dentro da área do atacante ucraniano. A França respondeu com Mexes, de cabeça, com o goleiro Pyatov fazendo uma difícil defesa.

A segunda etapa começou quente, com uma boa chance para cada lado. Menez quase marcou aos três minutos, chutando em cima do goleiro ucraniano, e, no contra-ataque, Shevchenko arriscou de fora da área e a bola passou raspando o travessão francês.

Veja quem são os jogadores mais feios da Euro 2012 e vote na enquete

Menez, que já tinha perdido algumas oportunidades na partida, não perdoou em mais uma chance e marcou aos oito minitos. Ribéry arrancou pela esquerda, a bola chegou até o atacante, que, pelo lado direito da grande área, limpou a marcação e chutou de perna esquerda.

Dois minutos mais tarde, a França ampliou com Cabaye. Após boa troca de passes na intermediária, Benzema deu uma assistência precisa para o volante, que recebeu na área e bateu de esquerda, longe do alcance de Pyatov. Na sequência, ele teve uma outra boa oportunidade para marcar, acertando a trave ucraniana.

De forma desordenada e desesperara, a Ucrânia partiu para o ataque tentando diminuir o prejuízo. A França, por sua vez, administrou o resultado, se defendeu bem e garantiu a vitória por 2 a 0. O técnico Blanc ainda fez experiências na equipe, colocando os reservas M'Vila, Martin e Giroud no duelo.

FICHA TÉCNICA
UCRÂNIA 0 x 2 FRANÇA

Local: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
Data: 15 de junho de 2012, sexta-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda) 
Cartão amarelo: Menez, Debuchy, Mexes (FRA); Selin, Tymoschuk (UCR)

GOLS:
FRANÇA: Menez, aos 8' do 2º tempo; Cabaye, aos 11' do 2º tempo

UCRÂNIA: Pyatov, Selin, Khacheridi, Mihalik e Gusev; Konoplyanka, Tymoschuk, Yarmolenko (Aliyev) e Nazarenko (Milevskiy); Shevchenko e Voronin (Devic). Técnico: Oleh Blokhin.

FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; Cabaye (M'Vila), Diarra, Nasri e Ribéry; Menez (Martin) e Benzema (Giroud). Técnico: Laurent Blanc.

Leia tudo sobre: FrançaUcrâniaEuro 2012Futebol Mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG