Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Itália cede empate para Croácia e segue sem vencer na Euro 2012

Pirlo marcou para Azzurra no primeiro tempo, mas a equipe recuou na segunda etapa e sofreu o empate. Mandzukic anotou seu terceiro gol na competição

Mário André Monteiro - iG São Paulo | - Atualizada às

Em um jogo de dois tempos distintos, Itália e Croácia empataram por 1 a 1 na abertura da segunda rodada do grupo C da Euro 2012, na cidade polonesa de Poznan. Com o resultado, os croatas seguem na ponta da chave, agora com quatro pontos, enquanto os italianos, que ainda não venceram na competição, somaram seu segundo ponto.

Veja como está a classificação dos grupos e os próximos jogos da Euro

AP
Pirlo marcou de falta para a Itália

Melhor durante todo primeiro tempo, a Itália começou a criar suas principais oportunidades apenas depois dos 30 minutos. E o primeiro gol saiu aos 39, através de Pirlo. O meia bateu falta com precisão e o goleiro Pletikosa não conseguiu alcançar. 

Leia mais sobre Itália no blog Tripletta

Aliás, o tento italiano foi o primeiro de falta na atual edição da Eurocopa e o primeiro dessa maneira em oito anos. O último gol dessa maneira aconteceu no mês de junho de 2004, ainda na primeira fase da competição, na vitória da República Tcheca sobre a Alemanha por 2 a 1. O tcheco Heinz foi o autor do gol.

A Itália recuou na etapa complementar e permitiu que a Croácia dominasse as ações, sempre jogando pelas pontas do campo. E foi num cruzamento pelo flanco que veio o empate. Chiellini não achou a bola levantada pela esquerda, Mandzukic dominou por trás da zaga e soltou a bomba para decretar a igualdade.

Veja as camisas das 16 seleções da Euro 2012 e vote na mais bonita

A Itália volta a campo na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, para encarar a Irlanda. O duelo será de novo na cidade polonesa de Poznan, às 15h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, a Croácia enfrenta a atual campeã Espanha, em Gdansk.

O jogo
Logo com três minutos, Balotelli teve uma boa chance de abrir o placar para a Itália. Ele recebeu de costas para a marcação na grande área, girou bem e bateu para fora. Aos dez, Marchisio arriscou chute de longa distância, mas a bola passou por cima, bem perto do travessão do goleiro Pletikosa.

Melhores durante toda primeira etapa, os italianos tinham dificuldades para penetrar na defesa adversária. A Croácia, por sua vez, teve uma postura mais defensiva e apostava nos lances criados pelos flancos. As principais jogada da equipe eram os cruzamentos na área para a dupla de ataque Jelavic e Mandzukic.

Veja a galeria de fotos dos jogadores mais feios da Euro e vote na enquete

AP
Balotelli arrisca chute no duelo

A partir dos 30 minutos, a Itália resolveu pressionar de vez os croatas e quase marcaram em duas boas oportunidades. Na primeira, Cassano recebeu na área pela direita e chutou cruzado, com perigo. Depois, Marchisio ficou cara a cara com o goleiro Pletikosa, mas chutou em cima do arqueiro. O próprio jogador italiano pegou o rebote e finalizou mais uma vez no arqueiro rival.

E MAIS: Bendtner pode ser punido por propaganda na cueca em jogo da Euro

De tanto insistir, a Azzurra abriu o marcador aos 39 minutos. Pirlo cobrou falta de forma magistral do bico direito da grande área e balançou as redes. O goleiro da Croácia bem que tentou, mas não conseguiu evitar o gol. Foi o primeiro gol de falta no torneio desde a edição de 2004, no jogo Alemanha x República Tcheca.

Disposta a buscar o empate, a Croácia partiu para o ataque no início do segundo tempo e começou a jogar mais pelo centro, além de continuar com sua característica de abrir pelas pontas. Nos primeiros minutos, Mandzukic e Modric assustaram o goleiro Buffon em chutes de fora da área. 

Confira imagens dos oito estádios que sediam jogos na Eurocopa 2012

AP
Mandzukic chuta longe do alcance de Buffon

Aos 27 minutos, a Itália pagou o preço por ter recuado demais e a Croácia empatou. Num cruzamento da esquerda, o zagueiro Chiellini falhou e a bola sobrou para o artilheiro Mandzukic dentro da área. O atacante dominou e estufou as redes de Buffon, marcando seu 3º gol na competição. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Com o gol de empate, a postura das equipes dentro de campo mudou. A Itália passou a ficar mais com a bola nos pés e criar jogadas de ataque, enquanto a Croácia, satisfeita com o resultado, recuou todos seus atletas e arriscava subidas apenas nos contra-ataques. Mas ninguém conseguiu marcar e ficou nisso.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1 X 1 CROÁCIA

Local: Estádio Municipal de Poznan, em Poznan (Polônia)
Data: 14 de junho de 2012, quinta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra) 
Cartão amarelo: Thiago Motta, Montolivo (ITA); Schildenfeld (CRO)

GOL:
ITÁLIA: Pirlo, aos 39' do 1º tempo 
CROÁCIA: Mandzukic, aos 27' do 2º tempo 

ITÁLIA: Buffon, Bonucci, De Rossi e Chiellini; Maggio, Marchisio, Thiago Motta (Montolivo), Pirlo e Giaccherini; Cassano (Giovinco) e Balotelli (Di Natale). Técnico: Cesare Prandelli

CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Schildenfeld e Strinic; Rakitic, Modric, Vukojevic e Perisic (Pranjic); Jelavic (Eduardo da Silva) e Mandzukic (Kranjcar). Técnico: Slaven Bilic

Leia tudo sobre: ItáliaCroáciaEuro 2012Futebol Mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG