Pirlo marcou para Azzurra no primeiro tempo, mas a equipe recuou na segunda etapa e sofreu o empate. Mandzukic anotou seu terceiro gol na competição

Em um jogo de dois tempos distintos, Itália e Croácia empataram por 1 a 1 na abertura da segunda rodada do grupo C da Euro 2012 , na cidade polonesa de Poznan. Com o resultado, os croatas seguem na ponta da chave, agora com quatro pontos, enquanto os italianos, que ainda não venceram na competição, somaram seu segundo ponto.

Veja como está a classificação dos grupos e os próximos jogos da Euro

Pirlo marcou de falta para a Itália
AP
Pirlo marcou de falta para a Itália

Melhor durante todo primeiro tempo, a Itália começou a criar suas principais oportunidades apenas depois dos 30 minutos. E o primeiro gol saiu aos 39, através de Pirlo. O meia bateu falta com precisão e o goleiro Pletikosa não conseguiu alcançar. 

Leia mais sobre Itália no blog Tripletta

Aliás, o tento italiano foi o primeiro de falta na atual edição da Eurocopa e o primeiro dessa maneira em oito anos. O último gol dessa maneira aconteceu no mês de junho de 2004, ainda na primeira fase da competição, na vitória da República Tcheca sobre a Alemanha por 2 a 1. O tcheco Heinz foi o autor do gol.

A Itália recuou na etapa complementar e permitiu que a Croácia dominasse as ações, sempre jogando pelas pontas do campo. E foi num cruzamento pelo flanco que veio o empate. Chiellini não achou a bola levantada pela esquerda, Mandzukic dominou por trás da zaga e soltou a bomba para decretar a igualdade.

Veja as camisas das 16 seleções da Euro 2012 e vote na mais bonita

A Itália volta a campo na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, para encarar a Irlanda. O duelo será de novo na cidade polonesa de Poznan, às 15h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, a Croácia enfrenta a atual campeã Espanha, em Gdansk.

O jogo
Logo com três minutos, Balotelli teve uma boa chance de abrir o placar para a Itália. Ele recebeu de costas para a marcação na grande área, girou bem e bateu para fora. Aos dez, Marchisio arriscou chute de longa distância, mas a bola passou por cima, bem perto do travessão do goleiro Pletikosa.

Melhores durante toda primeira etapa, os italianos tinham dificuldades para penetrar na defesa adversária. A Croácia, por sua vez, teve uma postura mais defensiva e apostava nos lances criados pelos flancos. As principais jogada da equipe eram os cruzamentos na área para a dupla de ataque Jelavic e Mandzukic.

Veja a galeria de fotos dos jogadores mais feios da Euro e vote na enquete

Balotelli arrisca chute no duelo
AP
Balotelli arrisca chute no duelo

A partir dos 30 minutos, a Itália resolveu pressionar de vez os croatas e quase marcaram em duas boas oportunidades. Na primeira, Cassano recebeu na área pela direita e chutou cruzado, com perigo. Depois, Marchisio ficou cara a cara com o goleiro Pletikosa, mas chutou em cima do arqueiro. O próprio jogador italiano pegou o rebote e finalizou mais uma vez no arqueiro rival.

E MAIS:  Bendtner pode ser punido por propaganda na cueca em jogo da Euro

De tanto insistir, a Azzurra abriu o marcador aos 39 minutos. Pirlo cobrou falta de forma magistral do bico direito da grande área e balançou as redes. O goleiro da Croácia bem que tentou, mas não conseguiu evitar o gol. Foi o primeiro gol de falta no torneio desde a edição de 2004, no jogo Alemanha x República Tcheca.

Disposta a buscar o empate, a Croácia partiu para o ataque no início do segundo tempo e começou a jogar mais pelo centro, além de continuar com sua característica de abrir pelas pontas. Nos primeiros minutos, Mandzukic e Modric assustaram o goleiro Buffon em chutes de fora da área. 

Confira imagens dos oito estádios que sediam jogos na Eurocopa 2012

Mandzukic chuta longe do alcance de Buffon
AP
Mandzukic chuta longe do alcance de Buffon

Aos 27 minutos, a Itália pagou o preço por ter recuado demais e a Croácia empatou. Num cruzamento da esquerda, o zagueiro Chiellini falhou e a bola sobrou para o artilheiro Mandzukic dentro da área. O atacante dominou e estufou as redes de Buffon, marcando seu 3º gol na competição. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Com o gol de empate, a postura das equipes dentro de campo mudou. A Itália passou a ficar mais com a bola nos pés e criar jogadas de ataque, enquanto a Croácia, satisfeita com o resultado, recuou todos seus atletas e arriscava subidas apenas nos contra-ataques. Mas ninguém conseguiu marcar e ficou nisso.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1 X 1 CROÁCIA

Local : Estádio Municipal de Poznan, em Poznan (Polônia)
Data : 14 de junho de 2012, quinta-feira
Horário : 13 horas (de Brasília)
Árbitro : Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes : Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra) 
Cartão amarelo : Thiago Motta, Montolivo (ITA); Schildenfeld (CRO)

GOL :
ITÁLIA: Pirlo, aos 39' do 1º tempo 
CROÁCIA: Mandzukic, aos 27' do 2º tempo 

ITÁLIA : Buffon, Bonucci, De Rossi e Chiellini; Maggio, Marchisio, Thiago Motta (Montolivo), Pirlo e Giaccherini; Cassano (Giovinco) e Balotelli (Di Natale).  Técnico : Cesare Prandelli

CROÁCIA : Pletikosa, Srna, Corluka, Schildenfeld e Strinic; Rakitic, Modric, Vukojevic e Perisic (Pranjic); Jelavic (Eduardo da Silva) e Mandzukic (Kranjcar).  Técnico : Slaven Bilic

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.