Seleção germânica contou com mais dois gols do artilheiro Mario Gomez para triunfar

Com dois gols do artilheiro Mario Gomez , agora artilheiro da Euro 2012 ao lado do russo Dzagoev , a Alemanha bateu a Holanda por 2 a 1 nesta quarta-feira e complicou a seleção laranja no grupo B (o "da morte") da competição - van Persie descontou para os derrotados. Praticamente classificada, a equipe germânica depende agora apenas de um empate para garantir a vaga nas quartas-de-final.

Quem vai avançar no grupo B da Euro 2012? Deixe seu palpite!

Sneijder: retrato da decepção holandesa na Euro
Getty Images
Sneijder: retrato da decepção holandesa na Euro

Já o time dos Países Baixos vive situação bem diferente: precisa vencer Portugal (e torcer por uma derrota da Dinamarca para a Alemanha) para ainda ter alguma chance de avançar, dependendo do saldo de gols. A Holanda tem saldo de -2 (após as derrotas por 1 a 0 para Dinamarca e 2 a 1 para a Alemanha) e precisa triunfar por boa margem para tentar desbancar os adversários nos critérios de desempate.

VEJA COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO B DA EURO 2012

Na outra partida da chave, Portugal venceu a Dinamarca no sufoco e recuperou-se da derrota sofrida para os alemães na primeira rodada. O resultado deixou o grupo completamente embolado, com todas as seleções chegando com chances de classificação na última rodada.

VEJA TAMBÉM:  Portugal vacila, cede empate, mas vence Dinamarca com gol no final

O grupo B será encerrado com a Alemanha jogando em Lviv contra a Dinamarca, no próximo domingo (dia 17), às 15h45 (horário de Brasília). A Holanda, por sua vez, joga suas últimas fichas na Euro 2012 contra Portugal em Kharkiv, também no domingo e no mesmo horário.

O jogo
Após cinco minutos de estudo, as equipes começaram a ameaçar as metas adversárias. O holandês van Persie foi o primeiro a perder grande chance, chutando nas mãos de Neuer um bom lançamento longo aos 7min. Um minuto depois, Özil respondeu com sobras, mandando na trave de Stekelenburg, que já estava batido no lance. Na boa série de chances perdidas, van Persie ainda chegou livre outra vez na cara do gol, mas seu chute de direita - a perna ruim - foi direto para fora.

Para sair gol, porém, a bola teve que cair no pé de quem sabe. Aos 24min, Schweinsteiger enfiou ótima bola para Mario Gomez, que dominou dando um lindo giro e bateu na saída do goleiro para abrir o placar. Inspirado, o artilheiro ainda afundou a Holanda de vez com outro passe de Schweinsteiger. Aos 38min, o volante deu outro passe açucarado para o artilheiro, que mandou uma bomba cruzada pelo alto para vencer Stekelenburg e levar a Alemanha com um confortável 2 a 0 para o intervalo.

Mario Gomez é o artilheiro da Euro 2012
EFE
Mario Gomez é o artilheiro da Euro 2012

A segunda etapa começou com a Holanda partindo para cima e os alemães voando nos contra-ataques. A primeira boa chance foi germânica, com Hummels perdendo na cara do goleiro holandês. O time laranja respondeu com van Persie, que deu lindo chute de fora da área, mas foi parado na ótima defesa de Neuer. Aos 16min, Sneijder bateu com efeito de fora da área e deu mais um susto no arqueiro alemão, que se virava como podia.

A pressão dos holandeses era fortíssima, e a bola cruzava a pequena área de Neuer com frequência. Sneijder voltou a perder grande chance aos 21min, batendo em cima de Boateng. O gol, porém, estava maduro, e saiu com o matador van Persie: ele se livrou com facilidade da marcação e mandou uma foguete de fora da área para estufar a rede alemã. Controlando melhor a bola, os comandados de Bert van Marwijk continuaram pressionando até o fim, mas não conseguiram marcar novamente e acabaram derrotas pela segunda vez na Euro. A Alemanha, por sua vez, comemorou sua segunda vitória na competição.

FICHA TÉCNICA - Holanda 1 x 2 Alemanha
Eurocopa 2012 - Grupo B - 2ª rodada 
Local : Metalist Stadium, em Kharkiv-UCR
Data : 13 de junho de 2012, quarta-feira
Horário : 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro : Jonas Eriksson (SUE)
Assistentes : Stefan Wittberg e Mathias Klasenius (ambos SUE)
Cartões amarelos : de Jong e Willems (HOL)

GOLS
HOLANDA: van Persie, aos2 9 minutos do segundo tempo
ALEMANHA: Mario Gomez, aos 24 e aos 38 minutos do primeiro tempo

HOLANDA : Stekelengurg; van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Willems; van Bommel (van der Vaart), de Jong, Sneijder e Robben (Kuyt); Affelay (Huntelaar) e van Persie  Técnico : Bert van Marwijk

ALEMANHA : Neuer; Boateng, Hummels, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger; Müller (Bender) e Özil (Kroos); Podolski e Mario Gomez (Klose)  Técnico : Joachim Löw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.