Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Vice-prefeito de cidade polonesa faz declaração racista e se desculpa

Durante programa de rádio,  Andrzej Bojanowski agradeceu aos habitantes da cidade por se comportarem como pessoas "normais, brancas e civilizadas"

iG São Paulo * |

Em meio às preocupações da organização da Euro 2012 com manifestações de racismo, Andrzej Bojanowski, vice-prefeito de da cidade polonesa de Gdansk - uma das sedes da competição - agradeceu a seus habitantes por se comportarem como pessoas "normais, brancas e civilizadas".

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

A declaração, feita em um programa de rádio, obviamente não repercutiu bem e o político se desculpou em entrevista ao jornal local Gazeta Wyborcza. "Peço perdão a todos que possam ter se sentido feridos pela maneira equivocada com que me reportei em um programa ao vivo. Simplesmente queria agradecer aos habitantes e convidados, seja qual for a cor de sua pele"

Leia mais: República Tcheca decide no começo do jogo e derrota a Grécia

Krzysztof Jarymowicz, representante da Fundação pela Liberdade, organização anti-racista da Polônia, disse que o episódio é um exemplo de como "os estereótipos e a xenofobia estão enraizados na mentalidade e na linguagem polonesas" e ainda disse ter certeza que o prefeito usou a expressão inconscientemente.

Veja também: Protesto de mulheres seminuas marca início da Eurocopa em Varsóvia

Gdansk, umas das oito sedes da Euro 2012, já recebeu o jogo entre Itália e Espanha, que acabou 1 a 1. O próximo jogo na cidade será entre Espanha e Irlanda, na quinta-feira.

*Com informações da AFP

Leia tudo sobre: euro 2012gdanskpolônia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG