Atual campeã europeia, seleção espanhola reencontra adversário que eliminou nas quartas de final da edição de 2008

Atual campeã da Eurocopa , a Espanha começa a campanha na edição de 2012 neste domingo, às 13h (de Brasília), em Gdansk (na Polônia). O primeiro rival na busca pelo bicampeonato europeu será a Itália , adversária que esteve em seu caminho na campanha de 2008.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Casillas faz defesa em treino da Espanha antes da estreia na Euro
AP
Casillas faz defesa em treino da Espanha antes da estreia na Euro


Na ocasião, a Itália foi justamente a equipe que causou mais dificuldades à Espanha na fase de mata-mata. Os times se encontraram nas quartas de final e, após um empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, decidiram a vaga nos pênaltis. Desta vez, as seleções duelam ainda na primeira fase. São consideradas favoritas à classificação no Grupo C, que também conta com Irlanda e Croácia.

Acompanhe tudo sobre a Euro 2012 pelo aplicativo iG Futebol

Nenhuma das duas seleções encontrou dificuldades para se classificar à Eurocopa. A Espanha teve 100% de aproveitamento no Grupo I. Já a Itália venceu oito partidas e empatou duas no Grupo C. Contudo, o retrospecto na fase de preparação é bem diferente. Os espanhóis ganharam seus quatro últimos compromissos, ao passo que a equipe italiana vem de derrota por 3 a 0 para a Rússia, no único amistoso que fez antes da Euro.

Veja a tabela de jogos completa da Eurocopa 2012

Além do mau resultado diante da seleção russa, a Itália entra na Euro atravessando um período de turbulência, por conta de um novo escândalo de manipulação de resultados que assombra o futebol no país. O zagueiro Giorgio Chiellini, no entanto, mostra-se confiante no sucesso do time italiano na competição.

Leia também:  Mario Gomez decide, e Alemanha derrota Portugal na estreia

“Nós estamos motivados e acreditamos que podemos vencer esta partida", afirmou Chiellini. "Não vamos esperar na defesa por uma chance no contra-ataque porque isso não é de nossa natureza”, completou.

Qual seleção tem as camisas mais bonitas da Euro 2012? Veja e vote

Pirlo: volante italiano é elogiado por zagueiro espanhol
AP
Pirlo: volante italiano é elogiado por zagueiro espanhol


Já na seleção espanhola, os atletas buscam afastar a imagem de favoritos e valorizar a qualidade dos rivais. O zagueiro Gerard Pique, por exemplo, destacou dois jogadores: o atacante Mario Balotelli, do Manchester City, e o volante Pirlo, da Juventus.

Veja ainda:  Dinamarca faz 1 a 0 na Holanda e grupo da morte da Euro começa com zebra

“Jogadores como Mario Balotelli são capazes de decidir uma partida, enquanto jogadores como Pirlo podem decidir um torneio. O volante é um grande jogador, capaz de controlar qualquer partida”, elogiou o zagueiro do Barcelona.

FICHA TÉCNICA - ESPANHA X ITÁLIA
Local: PGE Arena Gdansk, na Polônia

Data: 10 de junho de 2012, sexta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Gabor Eros e Gyorgy Ring (Hungria)

ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso, Xavi, David Silva e Iniesta; Llorente
Técnico: Vicente Del Bosque

ITÁLIA: Buffon; Bonucci, De Rossi e Chiellini; Maggio, Pirlo, Marchisio, Montolivo e Giaccherini; Cassano e Balotelli
Técnico: Cesare Prandelli

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.