Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Considerada uma das favoritas na Euro, Holanda estreia contra Dinamarca

Seleção holandesa conta com a base vice-campeã do mundo em 2010 para conquistar a Europa após 24 anos

iG São Paulo * |

Na Copa do Mundo de 2010, a Holanda iniciou a campanha que culminaria no vice-campeonato contra a Dinamarca. Dois anos se passaram e a Laranja Mecânica se prepara para a estreia na Eurocopa. O adversário, mais uma vez, será a Dinamarca. O jogo será neste sábado, às 13h (de Brasília), no Estádio Metalist, em Kharkiv (Ucrânia). Considerada uma das favoritas ao título, a seleção holandesa espera ter melhor sorte desta vez.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Getty Images
Jogadores da Holanda realizam último treino antes da estreia na Euro


Acompanhe tudo sobre a Euro 2012 pelo aplicativo iG Futebol

O técnico da Holanda, Bert Van Marwijk, usará na Euro a mesma base que bateu na trave na África do Sul. Os atacantes Robben e Van Persie e o meia Sjneider têm a missão de fazer com que a Holanda volte a conquistar a Europa, feito que não acontece desde 1988.

Veja ainda: De olho no tetra, Alemanha estreia na Euro contra 'freguês' Portugal

No entanto, o segundo lugar na Copa do Mundo deve ser encarado como motivação pelos holandeses, como afirma o capitão Van Bommel. “Perder aquela final em 2010 serve de motivação agora para a Euro de 2012”, disse. “Nós percebemos que, talvez, esta seja a última chance de nós ganharmos uma competição deste porte”, acrescentou o atacante Kuyt.

Leia também: Holanda não apresenta denúncia contra ofensas racistas

Além de carregar a fama de “vice”, a Holanda deverá ter outro obstáculo na competição continental: o racismo. Durante os treinamentos da seleção holandesa nesta semana, torcedores locais proferiram gritos racistas, imitando sons de macacos, aos jogadores. O fato foi lamentado pela delegação holandesa, que prometeu relatar à Uefa, entidade máxima do futebol europeu, caso isto volte a acontecer nos jogos oficiais.

Veja a tabela de jogos completa da Eurocopa 2012

Já no lado da Dinamarca, a ordem é simples: surpreender. “Nós não temos grandes estrelas como a Holanda tem”, assumiu o defensor Agger. Mesmo assim, os fatores mentais podem fazer diferença para a zebra Dinamarca. “Todos estão concentrados e nós estamos em uma boa condição psicológica”, revelou o técnico Olsen, no comando da Dinamarca desde 2000.

Getty Images
Daniel Agger, zagueiro da Dinamarca

A Dinamarca ainda vem desfalcada para este encontro. O volante de 27 anos Niki Zimling, que atua no Club Brugge, da Bélgica, sofreu uma lesão ainda desconhecida na perna esquerda e foi levado por uma ambulância nos treinamentos que finalizaram a preparação dinamarquesa.

O zagueiro holandês Joris Mathijsen é outro que desfalca este encontro entre Holanda e Dinamarca. O jogador sofreu uma lesão na coxa esquerda e ainda deve ser cortado definitivamente do torneio nos próximos dias. Desta forma, o zagueiro Heitinga não poderá formar com Mathijsen a zaga que foi considerada como uma das mais fortes da Holanda dos últimos anos.

FICHA TÉCNICA - HOLANDA X DINAMARCA
Local:
Estádio Metalist, em Kharkiv (Ucrânia)
Data: 9 de junho de 2012, sábado
Horário: 13 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (SVN)
Assistentes: Primož Arhar (SVN) e Matej Žunič (SVN)

HOLANDA: Stekelenburg; Willems, Vlaar, Heitinga e van der Wiel; de Jong, van Bommel, Afellay, Sjneider e Robben; van Persie
Técnico: Bert van Marwijk

DINAMARCA: Andersen; Poulsen, Agger, Kjaer e Jacobsen; Zimling, Kvist, Krohn-Dehli Eriksen e Rommedahl; Bendtner
Técnico: Morten Olsen

*Com Gazeta

Leia tudo sobre: holandadinamarcaeuro 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG