Jovem Dzagoev foi o grande destaque da partida com dois gols anotados, um em cada tempo do jogo. Equipe não vencia uma estreia de Eurocopa desde 1988

Dzagoev chuta forte para vencer Cech
Uefa
Dzagoev chuta forte para vencer Cech

A Rússia estreou em grande estilo na Euro 2012 . Com uma bela atuação do seu setor ofensivo, a equipe liderada por Arshavin goleou a República Tcheca  por 4 a 1, assumindo a liderança do grupo A da competição, já que Polônia e Grécia empataram no outro jogo da chave. De quebra, os russos quebraram o tabu de não vencer em estreias de Eurocopas desde a edição de 1988.

MAIS CEDO: Goleiro reserva pega pênalti e impede derrota da Polônia contra Grécia

Os russos não deram a mínima chance para os tchecos na primeira etapa e dominaram os 45 minutos iniciais. Dzagoev, aproveitando rebote da trave, e Shirokov, aparecendo como elemento surpresa num rápido contra-ataque, anotaram os gols da vitória parcial. 

Na segunda etapa, a República Tcheca diminuiu logo no começo com Pilar, dando a impressão de que engrossaria a partida, mas a Rússia conseguiu marcar em dois rápidos contra-ataques e decretou a goleada. O terceiro gol foi de Dzagoev e o quarto de Pavlyuchenko.

Veja a tabela de jogos completa da Eurocopa 2012

Na próxima terça-feira, 12 de junho, a Rússia volta a campo contra a anfitriã Polônia, às 15h45 (de Brasília), enquanto a República Tcheca duela com a Grécia no mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 13h (de Brasília).

O jogo
A partida começou bastante truncada, com muitas faltas e poucas chances de gol. E logo na primeira boa oportunidade, a Rússia abriu o placar. Zyryanov cruzou da esquerda, Kerzhavov cabeceou na trave e, no rebote, Dzagoev fuzilou as redes de Petr Cech.

Os russos tomaram conta da partida e quase ampliaram, de novo com Dzagoez. Ele recebeu passe de Kerzhakov na direita e finalizou para fora. Aos 19, veio o segundo gol. Num rápido contra-ataque, Arshavin encontrou Shirokov entrando por trás da zaga como elemento surpresa e volante concluiu por cima do arqueiro tcheco.

CONFIRA: Conheça um pouco mais as 16 seleções que disputam a Eurocopa

A República Tcheca não ameaçava a meta de Malafeev e os russos continuaram melhores no duelo. Aos 32, numa bela trama de ataque, Kerzhakov recebeu livre na marca do pênalti, mas a finalização saiu por cima, raspando a trave.

Baros foi bem marcado e pouco fez no jogo
AP
Baros foi bem marcado e pouco fez no jogo

Os tchecos só assustaram nos últimos minutos da primeira etapa. Aos 44, Pilar cabeceou fraco e o arqueiro russo defendeu sem maiores problemas. Já nos acréscimos, Jiracek arriscou uma bomba de fora da área, sobre a meta dos russos.

E MAIS: Qual seleção tem as camisas mais bonitas da Euro 2012? Veja e vote

Disposta a mudar a história do duelo, a República Tcheca voltou com tudo na segunda etapa. Aos seis minutos, Pilar recebeu belo passe de Plasil por trás da zaga russa, driblou o goleiro Malafeev e só rolou para o gol vazio, diminuindo o marcador.

A partir daí, o jogo ficou equilibrado. A Rússia já não tinha tanto o controle da partida, assim como foi na primeira etapa, enquanto a República Tcheca passou a manter mais a posse de bola e a chegar mais na área adversária.

VEJA TAMBÉM:  Espanha, Alemanha e Inglaterra são as seleções mais valiosas

Os russos começaram a apostar nos contra-ataques e quase ampliaram aos 19, com Kerzhakov. Ele recebeu passe de Arshavin, ficou de frente com Cech e bateu para fora. Minutos mais tarde, Rosicky acertou um chutaço de fora da área, mas o arqueiro da Rússia buscou no canto e impediu o empate.

Aos 34 minutos, a Rússia deu um banho de água fria na reação tcheca. Pavlyuchenko encontrou Dzagoev livre na entrada da área, o jovem atacante dominou e soltou uma bomba, sem chances para Cech. Dois minutos depois, Pavlyuchenko fez boa jogada individual pela esquerda, entrou na área e colocou a bola no ângulo para fazer o 4º e decretar a goleada.

FICHA TÉCNICA
RÚSSIA 4 x 1 REPÚBLICA TCHECA

Local : Estádio municipal de Worclan, na Polônia
Data : 8 de junho de 2012, sexta-feira
Horário : 15h45 (de Brasília)
Árbitro : Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes : Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra)

GOLS
RÚSSIA: Dzagoev, aos 14' do 1º tempo e 34' do 2º tempo; Shirokov, aos 24' do 1º tempo; Pavlyuchenko, aos 37' do 2º tempo
REP. TCHECA:  Pilar, aos 6' do 2º tempo

RÚSSIA : Malafeev; Anyukov, Berezutskiy, Ignashevich e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Zyryanov Dzagoev (Kokorin); Arshavin e Kerzhakov (Pavlyuchenko).  Técnico : Dick Advocaat.

REPÚBLICA TCHECA : Cech; Selassie, Hubnik, Sivok e Kadlec; Plasil, Jiracek (Petržela), Rezek (Hübschman), Rosicky e Pilar; Baros (Lafata).  Técnico : Michael Bilek.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.