Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Rússia goleia República Tcheca, lidera o grupo e quebra tabu que durava 24 anos

Jovem Dzagoev foi o grande destaque da partida com dois gols anotados, um em cada tempo do jogo. Equipe não vencia uma estreia de Eurocopa desde 1988

Mário André Monteiro - iG São Paulo | - Atualizada às

Uefa
Dzagoev chuta forte para vencer Cech

A Rússia estreou em grande estilo na Euro 2012. Com uma bela atuação do seu setor ofensivo, a equipe liderada por Arshavin goleou a República Tcheca por 4 a 1, assumindo a liderança do grupo A da competição, já que Polônia e Grécia empataram no outro jogo da chave. De quebra, os russos quebraram o tabu de não vencer em estreias de Eurocopas desde a edição de 1988.

MAIS CEDO: Goleiro reserva pega pênalti e impede derrota da Polônia contra Grécia

Os russos não deram a mínima chance para os tchecos na primeira etapa e dominaram os 45 minutos iniciais. Dzagoev, aproveitando rebote da trave, e Shirokov, aparecendo como elemento surpresa num rápido contra-ataque, anotaram os gols da vitória parcial. 

Na segunda etapa, a República Tcheca diminuiu logo no começo com Pilar, dando a impressão de que engrossaria a partida, mas a Rússia conseguiu marcar em dois rápidos contra-ataques e decretou a goleada. O terceiro gol foi de Dzagoev e o quarto de Pavlyuchenko.

Veja a tabela de jogos completa da Eurocopa 2012

Na próxima terça-feira, 12 de junho, a Rússia volta a campo contra a anfitriã Polônia, às 15h45 (de Brasília), enquanto a República Tcheca duela com a Grécia no mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 13h (de Brasília).

O jogo
A partida começou bastante truncada, com muitas faltas e poucas chances de gol. E logo na primeira boa oportunidade, a Rússia abriu o placar. Zyryanov cruzou da esquerda, Kerzhavov cabeceou na trave e, no rebote, Dzagoev fuzilou as redes de Petr Cech.

Os russos tomaram conta da partida e quase ampliaram, de novo com Dzagoez. Ele recebeu passe de Kerzhakov na direita e finalizou para fora. Aos 19, veio o segundo gol. Num rápido contra-ataque, Arshavin encontrou Shirokov entrando por trás da zaga como elemento surpresa e volante concluiu por cima do arqueiro tcheco.

CONFIRA: Conheça um pouco mais as 16 seleções que disputam a Eurocopa

A República Tcheca não ameaçava a meta de Malafeev e os russos continuaram melhores no duelo. Aos 32, numa bela trama de ataque, Kerzhakov recebeu livre na marca do pênalti, mas a finalização saiu por cima, raspando a trave.

AP
Baros foi bem marcado e pouco fez no jogo

Os tchecos só assustaram nos últimos minutos da primeira etapa. Aos 44, Pilar cabeceou fraco e o arqueiro russo defendeu sem maiores problemas. Já nos acréscimos, Jiracek arriscou uma bomba de fora da área, sobre a meta dos russos.

E MAIS: Qual seleção tem as camisas mais bonitas da Euro 2012? Veja e vote

Disposta a mudar a história do duelo, a República Tcheca voltou com tudo na segunda etapa. Aos seis minutos, Pilar recebeu belo passe de Plasil por trás da zaga russa, driblou o goleiro Malafeev e só rolou para o gol vazio, diminuindo o marcador.

A partir daí, o jogo ficou equilibrado. A Rússia já não tinha tanto o controle da partida, assim como foi na primeira etapa, enquanto a República Tcheca passou a manter mais a posse de bola e a chegar mais na área adversária.

VEJA TAMBÉM: Espanha, Alemanha e Inglaterra são as seleções mais valiosas

Os russos começaram a apostar nos contra-ataques e quase ampliaram aos 19, com Kerzhakov. Ele recebeu passe de Arshavin, ficou de frente com Cech e bateu para fora. Minutos mais tarde, Rosicky acertou um chutaço de fora da área, mas o arqueiro da Rússia buscou no canto e impediu o empate.

Aos 34 minutos, a Rússia deu um banho de água fria na reação tcheca. Pavlyuchenko encontrou Dzagoev livre na entrada da área, o jovem atacante dominou e soltou uma bomba, sem chances para Cech. Dois minutos depois, Pavlyuchenko fez boa jogada individual pela esquerda, entrou na área e colocou a bola no ângulo para fazer o 4º e decretar a goleada.

FICHA TÉCNICA
RÚSSIA 4 x 1 REPÚBLICA TCHECA

Local: Estádio municipal de Worclan, na Polônia
Data: 8 de junho de 2012, sexta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra)

GOLS
RÚSSIA: Dzagoev, aos 14' do 1º tempo e 34' do 2º tempo; Shirokov, aos 24' do 1º tempo; Pavlyuchenko, aos 37' do 2º tempo
REP. TCHECA:  Pilar, aos 6' do 2º tempo

RÚSSIA: Malafeev; Anyukov, Berezutskiy, Ignashevich e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Zyryanov Dzagoev (Kokorin); Arshavin e Kerzhakov (Pavlyuchenko). Técnico: Dick Advocaat.

REPÚBLICA TCHECA: Cech; Selassie, Hubnik, Sivok e Kadlec; Plasil, Jiracek (Petržela), Rezek (Hübschman), Rosicky e Pilar; Baros (Lafata). Técnico: Michael Bilek.

Leia tudo sobre: Euro 2012Futebol MundialRússiaRepública Tcheca

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG