Tamanho do texto

Clube inglês confirmou nesta sexta o nome de Brendan Rodgers para comandar o time na próxima temporada

Brendan Rodgers comandará o Liverpool na próxima temporada
Getty Images
Brendan Rodgers comandará o Liverpool na próxima temporada

O Liverpool anunciou nesta sexta-feira a contratação de Brendan Rodgers como novo técnico da equipe, que no mês passado demitiu Kenny Dalglish da função. O treinador irlandês acabou sendo contratado após ter levado o modesto Swansea, do País de Gales, a fechar o último Campeonato Inglês na 11ª colocação.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

No mês passado, Rodgers chegou a recusar uma proposta do Liverpool , que também negociou com o técnico Roberto Martinez, do Wigan. Porém, a nova investida do clube do capitão Steven Gerrard teve sucesso e o comandante de 39 anos se tornou o escolhido para o cargo, apesar da pouca experiência na divisão de elite do futebol inglês, pois estreou na primeira divisão como treinador na última temporada.

Leia também:  Kenny Dalglish é demitido do comando do Liverpool

Rodgers terá a missão de fazer o Liverpool se redimir da campanha ruim no último Campeonato Inglês, no qual o time terminou na oitava colocação. Curiosamente, o último jogo da equipe na edição passada da competição terminou com uma derrota por 1 a 0 para o Swansea, no dia final da temporada inglesa.

A campanha ruim no Inglês foi determinante para a demissão de Dalglish, que acabou sendo descartado mesmo depois de ter conquistado a última Copa da Inglaterra, encerrando um jejum de seis anos sem títulos do clube.

A posição ocupada pelo Liverpool no último Inglês foi a pior dos últimos 18 anos e o time terminou 17 pontos atrás do Tottenham, o quarto colocado, e último do país a assegurar classificação para a próxima Liga dos Campeões, cuja conquista da vaga na competição era a meta mínima exigida pelos proprietários norte-americanos do clube.

FUTEBOL INGLÊS:  Campeonato Inglês é o que gera mais receitas na Europa, aponta estudo

Desta forma, levar o Liverpool de volta para a Liga dos Campeões será a primeira tarefa de Rodgers, que também tentará fazer o time conquistar o sonhado 19.º título inglês, sendo que a equipe não é campeã nacional desde 1990.

Para contratar Rodgers, o Liverpool terá de pagar uma indenização ao Swansea, que giraria em torno de 4 milhões de libras (cerca de US$ 6,2 milhões), porque Rodgers tinha três anos de contrato com o clube galês e precisou rompê-lo.

Rodgers iniciou a carreira como técnico na equipe B do Chelsea, em 2006, e só passou a treinar um time principal em 2008, quando foi para o Watford. Após uma temporada, passou pelo Reading e chegou ao Swansea em 2010, participando da campanha que levou o clube de volta à primeira divisão inglesa depois de 28 anos.

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave