Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Libertadores reúne os oito melhores nas quartas pela primeira vez

Donos das melhores campanhas da primeira fase avançaram para as quartas, um fato inédito

Bruno Winckler, iG São Paulo | - Atualizada às

A zebra passou longe das oitavas de final da Libertadores de 2012. Pela primeira vez desde 2005, quando o torneio adotou este modelo de classificação para as oitavas, esta foi a primeira vez que os oito times de melhor aproveitamento na primeira fase chegaram às quartas de final sem dar chance para surpresas.

Leia também: Conmebol confirma datas e horários das quartas da Libertadores

Fluminense, Corinthians, Santos, Universidad de Chile, Libertad e Vélez Sarsfield, líderes dos seus grupos, confirmaram o favoritismo e avançaram. Os outros dois primeiros colocados, Lanús e Unión Española, fizeram campanhas piores que seus algozes, Vasco e Boca Juniors, também classificados.

Tabela: Veja a classificação da Libertadores. Os melhores times estão entre os oito

A configuração das quartas apresenta um curioso formato, como aquele que o torcedor brasileiro acostumou-se a ver até 2003, antes dos pontos corridos no Brasileirão, quando oito times se classificavam com o melhor pegando o oitavo colocado, o segundo, o sétimo; o terceiro, o sexto; e o quarto, o quinto.

O primeiro colocado Fluminense, pega o Boca, com a oitava melhor campanha da fase de grupos. O Corinthians, segundo melhor, pega o Vasco, dono da sétima melhor. Assim como o terceiro, Santos, pegando o Vélez, sexto, e a Universidad de Chile, quarta, contra o quinto, Libertad.

Copa do Brasil: Duelos das quartas estão definidos. Quem passa?

De 2005 a 2012, o único ano em que a maioria dos oito melhores times da competição tinham de fato a melhor campanha foi em 2005, quando sete dos times nas quartas de final tinham os melhores aproveitamentos. Entre 2006 e 2011, muitos favoritos caíram ainda nas oitavas. Em 2006, quatro primeiros colocados avançaram. Em 2007, 2008 e 2011, apenas três dos primeiros colocados avançaram. Em 2009 e 2010, cinco primeiros e três segundos se classificaram para as oitavas.

As maiores "zebras" recentes aconteceram em 2010 e 2011, quando Cruzeiro e Corinthians, donos das melhores campanhas da primeira fase, não passaram pelas oitavas depois de enfrentarem os donos das piores campanhas, Once Caldas e Flamengo, respectivamente. Neste ano, não houve nenhuma grande surpresa.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG