'Campeão' na classificação geral, Flamengo falha nas decisões

Time foi o que mais somou pontos nas fases de grupos, mas caiu para o Vasco em duas semifinais

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Dois Flamengos diferentes foram vistos nesta edição do Campeonato Carioca . Nas fases de grupos da Taça Guanabara e da Taça Rio , o time da Gávea manteve a regularidade e se classificou para as semifinais com tranquilidade. As campanhas, porém, foram encerradas da mesma maneira. Nas semifinais, com atuações apagadas frente ao maior rival, o Vasco .

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Contando apenas as partidas das duas fases de grupo, ou seja, com o torneio no formato de pontos corridos, o Flamengo teria sido campeão estadual de 2012. Com 36 pontos em 15 rodadas, a equipe teve aproveitamento de 80% dos pontos. Foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Leia mais: Sem falar em demissão, Joel pede mudanças no elenco do Fla

O Vasco terminou na segunda colocação geral, com 35 pontos. O Fluminense , que já está garantido na final por ter sido campeão da Taça Guanabara, somou apenas 26 nas duas fases classificatórias.

Veja mais: Vasco vira, enterra semestre do Fla e está na final da Taça Rio

AE
Ronaldinho Gaúcho teve atuação apagada nas duas semifinais contra o Vasco

O bom retrospecto nos clássicos durante a fase classificatória não foi repetido nos momentos decisivos. Na Taça Rio, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0 e o Vasco por 2 a 1, além de ter empatado em 0 a 0 com o Botafogo. Na semifinal do primeiro turno, porém, queda para o time cruz-maltino por 2 a 1, de virada. Neste domingo, novamente outra virada sofrida para o Vasco, sendo eliminado da Taça Rio por 3 a 2.

Bem na fase de grupos, quando sofreu apenas nove gols em 15 jogos, a defesa do Flamengo, constantemente criticada, apresentou falhas quando encarou seu grande rival. Nos dois encontros com o ataque vascaíno nas semifinais, sofreu cinco gols. Neste domingo, Eder Luis, Felipe e Alecsandro tiveram espaço para criar, marcar e garantir a presença do Vasco na decisão da Taça Rio, contra o Botafogo.

Leia também: Autocríticos, jogadores do Fla admitem necessidade de mudança

As eliminações seguidas para o Vasco, além da queda precoce na Copa Libertadores, quando não passou da fase de grupos, fizeram os jogadores do Flamengo pedirem mudanças para o segundo semestre. O técnico Joel Santana também pediu reforços à diretoria.

“Infelizmente quando as coisas não andam no caminho certo, as mudanças têm que ser feitas. Erramos demais e este primeiro semestre tem que ser esquecido”, disse o goleiro Felipe, na saída de campo, em entrevista à rádio Tupi .

Veja ainda: Chuva afasta público do clássico entre Flamengo e Vasco

Sem nenhuma partida oficial até o próximo dia 20 de maio, quando estreia no Campeonato Brasileiro contra o Sport, na Ilha do Retiro, o Flamengo buscará reforços. Nem mesmo a saída de Ronaldinho Gaúcho está descartada. Uma lista com dispensas e contratações deve ser entregue pelo técnico Joel Santana à diretoria na próxima semana.

Ajude o time do Flamengo a subir no ranking da Torcida Virtual

    Leia tudo sobre: VascoFlamengoCampeonato Carioca 2012Joel Santana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG