Semifinal do Paulistão entre os rivais de Campinas será o primeiro confronto valendo vaga em uma decisão desde 1981

Não é exagero dizer que Ponte Preta e Guarani fizeram história neste domingo. Com a vitória da Ponte sobre o Corinthians em pleno Pacaembu e o triunfo do Guarani sobre o Palmeiras no Brinco de Ouro da Princesa , o dérbi do interior no próximo fim de semana vai valer uma vaga na final do Campeonato Paulista 2012 , uma situação que as duas equipes não vivem desde 1981 na competição estadual.

Leia também: Neymar faz 99º gol pelo Santos, time avança e pega o São Paulo na semi

Na edição do Paulistão de 31 anos atrás, o campeonato era dividido em dois turnos e o primeiro foi completamente dominado pelas duas equipes de Campinas. A Ponte terminou na liderança, seguida de perto pelo Guarani. E os dois times ainda contaram com a má fase do trio de ferro da capital, formado por Corinthians , Palmeiras e São Paulo , que não conseguiu ficar nem entre os seis primeiros.

Na fase final do primeiro turno, novamente os times do interior foram bem e venceram seus grupos, classificando-se para decidir uma vaga na final do campeonato. Depois de um empate por 1 a 1 no primeiro turno, a Ponte venceu o segundo por 3 a 2 e foi a campeã do primeiro turno, garantindo vaga antecipada na decisão.

No segundo turno, os times da capital se recuperaram e todos chegaram à fase final. O São Paulo venceu o seu grupo, que contava ainda com o próprio Guarani, o Corinthians e o XV de Jaú. Já no grupo da Ponte, onde estavam também Santos e Palmeiras, a surpresa da vez foi o São José, que terminou em primeiro e se classificou para disputar uma vaga na decisão com o São Paulo.

O time do Morumbi, então, conquistou o segundo turno depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0 e vencer o segundo por 3 a 2. E, na decisão contra a Ponte, impediu que o título fosse para o interior, ao empatar a partida de ida da final por 1 a 1 e vencer a segunda por 2 a 0. E em 2012, qual das equipes de Campinas fará a decisão do Paulista contra um dos gigantes do estado? Dê a sua opinião na enquete do iG Esporte .

Fabinho marcou duas vezes para o Guarani e ajudou a garantir a vaga do time nas semifinais
AE
Fabinho marcou duas vezes para o Guarani e ajudou a garantir a vaga do time nas semifinais

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.