Superclássico espanhol pode marcar reviravolta histórica

Se vencer o Real Madrid, Barcelona diminui para um ponto uma vantagem que já foi de dez. Relembre outros casos

iG São Paulo |

EFE
Messi pode levar o Barcelona a uma reviravolta histórica no Espanhol

O Camp Nou recebe no próximo sábado o superclássico entre Barcelona e Real Madrid , válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol . Se vencer, o Barça diminui para apenas um ponto a vantagem do rival na liderança, faltando quatro rodadas para o fim do torneio - lembrando que o Real chegou a abrir dez pontos em relação Barça.

Essa folga na liderança deu uma certa tranquilidade à equipe da capital e muitos já imaginavam que o título não sairia do Santiago Bernabéu. Porém, os tropeços do time merengue e a eficiência dos catalães nas últimas rodadas fizeram com que a liga ficasse novamente aberta e propensa a uma reviravolta histórica.

VEJA AS FOTOS DE OUTRAS REVIRAVOLTAS NO FUTEBOL MUNDIAL

Se acontecer de o Barcelona levantar a taça de campeão no fim da temporada, não será a primeira vez que o futebol vai protagonizar um fato como esse. No próprio Campeonato Espanhol é possível relembrar uma reviravolta justamente com o Real Madrid, inimaginável em certo momento da temporada, mas que o improvável aconteceu.

Veja algumas reviravoltas que já aconteceram no futebol :

Campeonato Espanhol 2003/04
O Real Madrid tinha sete pontos de vantagem em relação ao segundo colocado a 12 rodadas do fim. O time perdeu sete vezes nas partidas restantes e deixou o título com o Valencia, terminando na 4ª posição.

AE
Em 2009, o Palmeiras abriu cinco pontos na liderança, mas acabou ficando na 5ª posição
Campeonato Brasileiro 2009
Faltando dez rodadas, o Palmeiras tinha cinco pontos de frente na liderança. Vantagem assim jamais havia sido tirada nos pontos corridos, mas o Flamengo teve uma arrancara espetacular nos últimos jogos e foi campeão. O alviverde ficou em 5º.

Campeonato Argentino 2006
A duas rodadas do fim e com quatro pontos de vantagem, o Boca Juniors só precisava de um empate, mas perdeu ambos os jogos e teve que jogar o duelo desempate contra o Estudiantes. Abalado, a equipe de Palermo deixou o título escapar.

Campeonato Argentino 1995
De novo o Boca. Dessa vez, a equipe tinha seis pontos de folga e restavam cinco rodadas. Uma derrota história para o Racing por 6 a 4, dentro do La Bombonera, minou a conquista. O Vélez comemorou o título naquela ocasião. Campeonato Francês 2009/10
A exemplo do Real Madrid, o Bordeaux chegou a ter uma vantagem de dez pontos na liderança. A "gordurinha" foi desperdiçada, o time perdeu o título para o Olympique de Marselha e ainda terminou em 6º.

Campeonato Francês 2001/02
O modesto Lens teve a chance de conquista quando abriu seis pontos para o segundo colocado a cinco rodadas do fim. Entratanto, o Lyon deu um sprint final incrível e sagrou-se campeão, abrindo a série do heptacampeonato.

Getty Images
Bayer Leverkusen, de Lúcio, deu bobeira na reta final em 2001 e perdeu o título alemão
Campeonato Alemão 2001/02
O Bayer Leverkusen nunca foi campeão nacional e ficou perto de quebrar o tabu quando tinha cinco pontos de vantagem a três rodadas do fim. Com duas derrotas amargas, os Leões viram o Borussia Dortmund abocanhar o título dessa vez.

Campeonato Japonês 2007
O Urawa Red Diamonds protagonizou o que ninguém esperava. O time tinha oito pontos de vantagem e faltavam só mais quatro jogos. Porém, o time não venceu nenhuma das partidas que restavam e viu o Kashima Antlers aproveitar os tropeços.

Campeonato Inglês 1997/98
O Manchester United atualmente lidera a Premier League e já viu uma vantagem de doze pontos ser pulverizada em dez rodadas. Entretanto, o time tropeçou cinco vezes na reta final e deixou o Arsenal livre para levantar a taça

Campeonato Inglês 1995/96
Ainda na Inglaterra, o Newcastle chegou a abrir nove pontos para o segundo colocado a 11 rodadas do fim. Em uma arrancada espetacular, o Manchester United ultrapassou o rival e sagrou-se campeão.

Campeonato Inglês 1991/92
De novo o Manchester United liderou, mas não levou. Eram cinco pontos de frente a cinco rodadas do fim. A equipe perdeu três dos seus últimos cinco jogos e o Leeds United agradeceu, ficando com o título.

Campeonato Italiano 1999/00
A Juventus chegou a ficar nove pontos na frente do segundo colocado faltando apenas oito rodadas para o término do Calcio. Mesmo com Zidane e Del Piero, a Juve deixou o título escapar e a Lazio comemorou na ocasião.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG