Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Barcelona desafia tabu de 22 anos para levar Liga dos Campeões

Desde o Milan em 1989 e 1990, nenhum time conseguiu o bicampeonato do torneio europeu

iG São Paulo |

EFE
Guardiola foi bicampeão da Liga dos Campeões como técnico do Barcelona
As semifinais da Liga dos Campeões começam nesta terça-feira e entre os quatro pretendentes ao título, três tentarão impedir que o Barcelona consiga quebrar um longo tabu de 22 anos sem um bicampeonato no mais importante torneio de clubes europeus. Bayern e Real Madrid , que fazem o primeiro jogo em Munique, nesta terça, e o Chelsea , rival do Barça em Londres na quarta-feira têm a missão de parar os catalães e manter a sina que persegue os campeões.

Leia também: Europeus entram em suas retas finais. Veja como está a situação

Como nas temporadas1988/1989 e 1989/1990, quando o Milan tinha o melhor time do mundo e foi bicampeão europeu, nenhuma vez um campeão conseguiu repetir o feito no ano seguinte ao seu triunfo. E este tabu já foi assunto das coletivas de Josep Guardiola. O treinador do Barcelona sabe da pressão que cerca o atual campeão do mundo por mais uma vez ser campeão. Seria o terceiro título da Champions League em seis anos.

“Toda temporada querem que ganhemos seis títulos, algo que nenhum time havia feito e que nós conseguimos duas vezes em três anos e meio. Agora exigem que ganhemos a Liga dos Campeões, como se fosse uma tarefa fácil. Mas podem exigir, porque conquistamos 13 dos 16 títulos que disputamos e estamos classificados para mais uma final (a da Copa do Rei, em maio, contra o Athletic Bilbao)”, disse Guardiola. “Os meus jogadores não desistem nunca”, completou.

Desde o bicampeonato do Milan, quatro times tiveram a chance de se sagrarem campeões da Liga por duas temporadas seguidas e não conseguiram. O próprio Milan pôde repetir o feito. Venceu o Barcelona na final de 1994 em Atenas, mas no ano seguinte sucumbiu para o Ajax em Viena. Depois, foi o time holandês que teve a chance de ser bicampeão. Em 1996 fez a final contra a Juventus em Roma e perdeu. O mesmo aconteceu com o time de Turim no ano seguinte ao seu título. Chegou à final contra o Borussia Dortmund em Munique e acabou com o vice-campeonato.

Depois dos três anos seguidos em que um time teve frustrado o sonho do bicampeonato, só o Manchester United chegou próximo dele. E também ficou com o vice-campeonato. Em 2008 o time inglês foi campeão contra o Chelsea em Moscou. No ano seguinte, mais uma vez na final, o Barcelona venceu o time de Sir Alex Ferguson em Roma e o bicampeonato europeu foi mais uma vez adiado.

AFP
Barcelona tenta o bicampeonato europeu, algo inédito desde 1990, quando o Milan foi bi

Leia tudo sobre: barcelonareal madridbayernchelsealiga dos campeões

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG