Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Mais regular do Brasil, Corinthians ainda deve para grandes da Europa

Campanha do Paulistão confirma ótimo desempenho, mas aproveitamento não se compara a de torneios europeus

Bruno Winckler, iG São Paulo |

AE
Com um grupo forte, Corinthians conquistou liderança no Paulistão e foi campeão brasileiro
A conquista do Campeonato Brasileiro 2011 somada à boa campanha do Corinthians no Paulistão de 2012 dão ao clube paulista a condição de time mais regular do país em torneios de pontos corridos. São 68,4% de aproveitamento nas 57 rodadas (do Nacional e do Estadual). Mas se o desempenho corintiano no último ano for comparado ao de outros grandes clubes europeus no mesmo tipo de torneio, o melhor time brasileiro em aproveitamento ainda fica devendo.

Leia também: Corinthians é líder jogando 10 rodadas com time misto ou reserva

Nos pontos corridos, como foi o Brasileiro, e nas primeiras fases do Estadual (e até da Libertadores ), o Corinthians construiu um estilo próprio baseado na defesa forte que raramente compromete um resultado. É o time menos vazado nos dois torneios. Assim, não foi alcançado por seus rivais nos últimos campeonatos disputados em pontos corridos.

Veja como ficaram os jogos das quartas de final do Campeonato Paulista

O grande momento do Corinthians, contudo, demonstra que nem mesmo o melhor dos desempenhos entre os times brasileiros ainda é páreo para os líderes das principais ligas da Europa. Manchester United , Real Madrid , Borussia Dortmund e Juventus , líderes na Inglaterra, na Espanha, na Alemanha e na Itália, respectivamente, têm aproveitamento bem melhor que o do Corinthians, o melhor brasileiro.

O time do Sir Alex Ferguson tem 80% de aproveitamento na Premier League . Na Liga , o Real Madrid tem 78% e o vice-líder Barcelona, 72%. Na Bundesliga , o Borussia Dortmund está perto do bicampeonato e soma 77% de aproveitamento. Com um número mais parecido ao do Corinthians está a Juventus na Série A italiana. O time de Turim tem 70% de aproveitamento.

Entre algumas das ligas de segundo escalão da Europa, o aproveitamento do Corinthians só seria suficiente para liderar o Campeonato Francês . O Montpellier, atual ponteiro na França, tem 68% de aproveitamento. Em Portugal , o Porto é o líder com 80%. Na Holanda, que tem um campeonato nacional um pouco menos prestigiado que os da França e de Portugal, o Ajax é o líder com 64% de aproveitamento.

Nas suas entrevistas, Tite gosta de exaltar a consistência do Corinthians. E frisa como cobra seus comandados a sempre manterem um desempenho que permita o time brigar pelas primeiras colocações. "Nós lideramos 27 rodadas das 38 do Brasileiro. Vencemos 21 jogos. No Paulista, só não ficamos em primeiro em uma rodada, quando a liderança era do Palmeiras. De resto, só não ficou por critério de saldo de gols (em desvantagem para o São Paulo). Nas outras, sempre esteve com a pontuação de líder", disse o treinador após a vitória sobre a Ponte Preta .

Entre para a torcida virtual do Corinthians e o ajude a se manter no topo do ranking 

Leia tudo sobre: corinthianspaulistão 2012europaalemanhaitaliainglaterraespanha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG