Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Nova dupla bate recorde e afasta fantasma na zaga do Grêmio

Com dois jogos sem sofrer gols, Werley e Gilberto Silva vivem melhor momento da temporada

Mário André Monteiro, iG São Paulo |

As seis principais ligas europeias entraram em suas retas finais e já começaram as definições de quem serão os campeões, quem fica com vaga na Liga dos Campeões e quem serão os rebaixados. A Bundesliga, na Alemanha , é o torneio que tem o campeão praticamente confirmado. O Borussia Dortmund precisa de dois pontos para levantar a taça e comemorar o bi.

Nos outros campeonatos, tudo está em aberto. Principalmente na Espanha e na Inglaterra , onde apenas dois times brigam pelo título e ainda fazem duelo direto. E, nas duas oportunidades, o segundo colocado joga em casa - o Barcelona recebe o Real Madrid , enquanto o Manchester City pega o United em seu campo.

Na Itália , que teve toda rodada do último final de semana adiada por conta da morte de Piermario Morosini dentro de campo, três equipes ainda almejam o título, faltando seis jogos. Juventus , Milan e Lazio terão pela frente três adversários em comum e que podem ser os fiéis da balança na definição do Calcio.

Veja abaixo como estão as situações nos torneios europeus:

ALEMANHA (Veja como está a classificação)

AP
Lewandowski é o artilheiro do Dortmund na temporada

Briga pelo título : Borussia Dortmund e Bayern de Munique são os dois únicos clubes que ainda podem conquistar a Bundesliga. Faltando três rodadas, o líder Dortmund precisa de mais dois pontos para comemorar a conquista. Ou seja, se vencer na próxima rodada, já pode comemorar. O Bayern, por sua vez, precisa vencer os três jogos que faltam e torcer para que o Borussia não ganhe mais do que um ponto na reta final.

Veja os jogos que faltam para os candidatos ao título:

1º Borussia Dortmund (72) 2º Bayern de Munique (64)
Borussia M'gladbach (casa) Werder Bremen (fora)
Kaiserslautern (fora) Stuttgart (casa)
Freiburg (casa) Colônia (fora)

 
Briga por Liga dos Campeões
: Dortmund e Bayern já estão classificados. Restam duas vagas e três times ainda têm condições de se garantir no torneio. O Schalke, 3º colocado, precisa de mais dois pontos nos três últimos jogos, enquanto o Borussia M'gladbach tem que fazer mais três pontos para se classificar. O Stuttgart corre por fora e precisa vencer todos os jogos que faltam e ainda torcer para que Schalke ou M'gladbach não consigam pontuar mais do que precisam.

Briga pelo rebaixamento : Lanterna, o Kaiserslautern está praticamente rebaixado. Isso porque teria que ganhar todos seus jogos e ainda torcer para Colônia ou Hertha Berlim perderem todos. Com isso, sobra uma vaga no descenso, e cinco clubes ainda correm risco: Freibuirg, Hamburgo e Augsburg, além de Colônia e Hertha. O antepenúltimo colocado disputará um playoff de rebaixamento contra o 3º colocado da 2ª divisão.

ESPANHA (Veja como está a classificação)

EFE
Real lidera na Espanha, mas tem o clássico contra o Barça pela frente

Briga pelo título : Há muitas rodadas que a disputa está restrita entre Real Madrid e Barcelona. A diferença entre os dois arquirrivais é de apenas quatro pontos, restando cinco jogos para o fim do torneio. E os dois times duelam no próximo final de semana. O Barcelona precisa vencer em casa e ainda torcer para que o Real tropece nos quatro jogos restantes.

Veja os jogos que faltam para os candidatos ao título:

1º Real Madrid (85) 2º Barcelona (81)
Barcelona (fora) Real Madrid (casa)
Sevilla (casa) Rayo Vallecano (fora)
Athletic Bilbao (fora) Málaga (casa)
Granada (fora) Espanyol (casa)
Mallorca (casa) Betis (fora)

 
Briga por Liga dos Campeões
: A luta é intensa e todos entre o 3º colocado Valencia até o 10º Athletic Bilbao têm chances. Faltando 15 pontos a serem disputados, apenas sete separam essas duas equipes. Ainda podem se classificar o Valencia, Málaga, Levante, Osasuna, Sevilla, Atlético de Madri, Espanyol e Athletic Bilbao.

Briga pelo rebaixamento : Nenhuma das três vagas de descenso está definida. Hoje, Zaragoza, Sporting Gijón e Racing Santander cairiam, mas Villarreal, Granada e Real Sociedad correm sérios riscos. Mallorca e Rayo Valecano estão mais distantes da zona de degola e precisam de mais duas vitórias para escaparem de vez.

INGLATERRA (Veja como está a classificação)

AFP
Manchester United lidera e ainda enfrenta o rival City

Briga pelo título : A dupla de Manchester duela ponto a ponto pela conquista. Faltam quatro jogos para cada time e os dois se enfrentam na antepenúltima rodada da Premier League, na casa do City. Se o United vencer as próximos duas partidas - incluindo o confronto direto com o rival -, sagra-se campeão. A vantagem na liderança é de cinco pontos.

Veja os jogos que faltam para os candidatos ao título:

1º Manchester United (82) 2º Manchester City (77)
Everton (casa) Wolverhampton (fora)
Manchester City (fora) Manchester United (casa)
Swansea (casa) Newcastle (fora)
Sunderland (fora) Queens Park Rangers (casa)

 
Briga por Liga dos Campeões
: City e United já esão garantidos. Faltam duas vagas a serem preenchidas e quatro times estão na briga - e todos esses ainda tem cinco jogos por fazer. O Arsenal, 3º colocado, precisa vencer mais três para não depender de nenhum outro resultado. Tottenham, Newcastle e Chelsea são as outras equipes que almejam a classificação e estão separadas por apenas dois pontos.

Briga pelo rebaixamento : Na lanterna, o Wolverhampton precisa de um milagre para se salvar e está virtualmente rebaixado. Bolton e Blackburn são os outros dois times na zona de descenso, mas ambos ainda têm esperanças de permanecer na elite. Wigan, Queens Park Rangers e Aston Villa estão fora da degola, mas ainda correm riscos.

ITÁLIA (Veja como está a classificação)

AFP
Del Piero vem sendo decisivo para a líder Juventus

Briga pelo título : A líder Juventus tem um ponto de vantagem sobre o Milan, mas ainda restam seis jogos a serem disputados. Na terceira colocação aparece a Lazio, com 14 pontos de desvantagem sobre a Juve e com chances remotas de conquistar o título, mas, matematicamente, ainda possível. Os três têm dois adversários em comum nas últimas seis rodadas: Atalanta e Novara.

Veja os jogos que faltam para os candidatos ao título:

1º Juventus (68) 2º Milan (67) 3º Lazio (54)
Cesena (fora) Genoa (casa) Novara (fora)
Roma (casa) Bologna (casa) Lecce (casa)
Novara (fora) Siena (fora) Udinese (fora)
Lecce (casa) Atalanta (casa) Siena (casa)
Cagliari (fora) Inter de Milão (fora) Atalanta (fora)
Atalanta (casa) Novara (casa) Inter de Milão (casa)

 
Briga por Liga dos Campeões
: Falta apenas uma vaga e cinco times estão com chances. A Lazio tem três pontos de vantagem sobre a 4ª colocada Udinese e quatro de frente sobre a Roma, 5ª na tabela. Inter de Milão e Napoli correm por fora e dependem de tropeços dos três rivais da frente para se classificarem.

Briga pelo rebaixamento : O Cesena está na última posição e a 14 pontos de deixar a zona de rebaixamento. Não está maticamente rebaixado, mas só um milagre salva a equipe. O Novara, penúltimo, também está praticamente na 2ª divisão, até porque enfrenta os três candidatos ao título nos últimos seis jogos. A última vaga de descenso será disputada por nove equipes. O Lecce, hoje, seria o outro rebaixado.

FRANÇA (Veja como está a classificação)

AFP
O modesto Montpellier é quem dá as cartas no Francês

Briga pelo título : Ainda faltam 18 pontos a serem disputados e três times buscam a conquista. O Montpellier lidera com dois pontos de vantagem sobre o Paris Saint-Germain, enquanto o Lille aparece em 3º, sete pontos atrás do líder. O Lille, aliás, que será rival dos dois primeiros colocados nas últimas seis rodadas restantes.

Veja os jogos que faltam para os candidatos ao título:

1º Montpellier (68) 2º PSG (67) 3º Lille (54)
Valenciennes (casa) Sochaux (casa) Dijon (fora)
Toulouse (fora) Lille (fora) PSG (casa)
Evian (casa) Saint-Etienne (casa) Nice (fora)
Rennes (fora) Valenciennes (fora) Caen (casa)
Lille (casa) Rennes (casa) Montpellier (fora)
Auxerre (fora) Lorient (fora) Nancy (casa)

 
Briga por Liga dos Campeões
: Apesar de estar brigando pelo título, o Lille ainda não garantiu sua vaga na Champions. A equipe tem seis pontos de vantagem sobre o Lyon, 4º colocado, e só depende de si para ficar com o último lugar do país. Além de Lille e Lyon, Saint-Etienne, Toulouse e Rennes também sonham em conquistar uma vaga, mesmo bem distantes na pontuação.

Briga pelo rebaixamento : Tudo está em aberto. Do 12º ao 20º e último colocado, a diferença é de nove pontos - ainda faltam 18 a serem disputados. O Auxerre é o lanterna, 28 pontos, com Ajaccio e Sochaux aparecendo logo na frente, ambos com 33 pontos. O Valenciennes, 12º colocado, tem 37, apenas quatro pontos na frente da zona de degola.

PORTUGAL (Veja como está a classificação)

AP
Hulk comemora gol na vitória do Porto

Briga pelo título : O Porto lidera com quatro pontos de vantagem sobre o rival Benfica, faltando quatro rodadas para o fim do campeonato. Se vencer os próximos três jogos, é campeão por antecipação e sem depender de ninguém. O Braga aparece em terceiro, cinco pontos atrás do líder. Os três primeiros colocados não fazem mais duelo direto até o fim do torneio.

Veja os jogos que faltam para os candidatos ao título:

1º Porto (63) 2º Benfica (59) 3º Braga (58)
Beira-Mar (casa) Marítimo (casa) Paços Ferreira (fora)
Marítimo (fora) Rio Ave (fora) Olhanense (casa)
Sporting (casa) União Leiria (casa) Beira-Mar (casa)
Rio Ave (fora) Vitória Setúbal (fora) Sporting (fora)

 
Briga por Liga dos Campeões
: Porto e Benfica já garantiram classificação e o Braga precisa de mais dois pontos em 12 possíveis para ficar com a terceira e última vaga. O Sporting ainda tem chances, mas precisa vencer seus quatro compromissos e torcer para que o Braga some apenas um ponto até o fim do Português.

Briga pelo rebaixamento : Feirense, com 18 pontos, e União Leiria, com 19, seriam os dois rebaixados hoje. O primeiro time fora da zona de degola é o Acadêmica, que tem 23 pontos e precisa de três vitórias para se salvar. Rio Ave, Beira-Mar, Gil Vicente, Paços Ferreira e Olhanense também correm riscos, mas, para caírem, seus rivais de baixo precisam vencer todas.

Leia tudo sobre: Futebol MundialAlemanhaInglaterraEspanhaFrançaPortugalItáliaReal MadridBarcelonaMilanJuventus

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG