Tamanho do texto

Campeonatos Paulista, Mineiro, Gaúcho e Carioca terão fase de mata-mata no próximo final de semana

Chegou a hora da decisão nos principais campeonatos estaduais do Brasil. Os torneios de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro entram na reta final com partidas mata-mata. Nos quatro estados, os principais times ainda disputam o título. Confira quem pode levar o primeiro caneco em disputa no ano e vote nas enquetes.

Confira os enfrentamentos nos campeonatos Gaúcho , Paulista , Mineiro e Carioca

Carioca
Já classificado para a final do Campeonato Carioca, por ter vencido a Taça Guanabara, o Fluminense é o único dos quatro grandes do estado ausente na semifinal da Taça Rio. Com Botafogo , Flamengo , Vasco e Bangu na disputa do segundo turno, o estadual do Rio de Janeiro voltará a ter uma final após três anos. Em 2010, o Botafogo levou a Taça Guanabara e a Taça Rio, mesmo caso do Flamengo no ano passado, eliminando a necessidade de um jogo decisivo.

Nas semifinais da Taça Rio, o Flamengo enfrentará o Vasco, em reedição da mesma fase da Guanabara deste ano. O clássico será no sábado no Engenhão. Domingo, no mesmo estádio, o Botafogo enfrentará o Bangu. Quem vencer, jogará, no dia 29, a final da Taça. Depois, em dois jogos, dias 6 e 13 de maio, o vencedor enfrenta o Fluminense na decisão do título estadual.

Gaúcho
Sem possibilidade de haver Gre-Nal na decisão do título, já que o Caxias venceu a Taça Piratini, o primeiro turno do estadual, Inter e Grêmio lutam para se enfrentar em uma provável decisão da Taça Farroupilha.

Antes, o colorado joga contra o Veranópolis no próximo domingo no Beira-Rio e o Grêmio enfrenta o Canoas, sábado, no Olímpico.

Campeão do primeiro turno, o Caxias nem sequer conseguiu se classificar para a fase decisiva do segundo turno, garantindo assim a necessidade de duas finais do campeonato, em maio.

Mineiro
Mais curto dos quatro maiores estaduais, o Campeonato Mineiro terá semifinal e final com dois jogos em cada. Atlético-MG , Cruzeiro , América-MG e Tupi-MG foram os quatro melhores colocados na primeira fase.

Com Atlético-MG em primeiro e Cruzeiro em segundo, os dois rivais podem se enfrentar na final do torneio. Na semi, o Atlético-MG pega o Tupi-MG e o Cruzeiro joga contra o América-MG.

Paulista
Com o estadual mais inchado dos quatro grandes, com 20 equipes da primeira fase, o Paulista inicia no próximo final de semana a fase de “mata-mata”. Assim como aconteceu no ano passado, os quatro grandes se classificaram e podem repetir as semifinais de 2011, quando Corinthians e Palmeiras se enfrentaram e Santos e São Paulo jogaram na outra chave.

Para isso, é claro, os grandes precisam passar pelas quartas de final. O Corinthians enfrentará a Ponte Preta, o São Paulo pega o Bragantino, o Santos joga com o Mogi Mirim e o Palmeiras com o Guarani. O datas e horários das partidas serão definidos na próxima terça-feira, na Federação Paulista de Futebol.