Futebol
10/12 - 15:53
Embalado por banda, Mazembe elimina Pachuca e enfrenta Inter na semifinal do Mundial
Africanos surpreenderam mexicanos com futebol de força física e serão os adversários dos brasileiros na terça-feira
Marcel Rizzo, enviado iG a Abu Dhabi
- Confira a tabela completa do Mundial de clubes 2010
- Mecenas do Mazembe banca torcida e banda em Abu Dhabi
- Inter assiste jogo do seu primeiro rival no Mundial de clubes Veja mais notícias sobre futebol internacional no iG Esporte
- iPhone: iG lança aplicativo de futebol em tempo real. Baixe aqui
- Twitter do iG Esporte: Principais notícias, fatos inusitados, vídeos e opinião
Ao som de uma banda particular que animou um Mundial de clubes que não empolga os torcedores locais, o Mazembe, time da República Democrática do Congo e campeão africano, surpreendeu e venceu o Pachuca, do México e melhor time das Américas do Norte e Central, e será o adversário do Internacional na semifinal do Mundial de Clubes.
O jogo acontece terça-feira, 14 de dezembro, no mesmo estádio Mohammed Bin Zayed que o Mazembe fez 1 a 0 no Pachuca na noite desta sexta-feira em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (tarde no Brasil).
Com um ritmo alucinante, parecido o torcedor fantasiado que aparecia a todo momento no telão do estádio, o Mazembe sufocou um surpreso Pachuca no início da partida. Os mexicanos entraram em campo pensando no Inter, ao que pareceu. E enfrentaram um time forte fisicamente, com jogadores com certa habilidade no ataque. Se o Mazembe não tem um armador competente, conseguia lançamentos convincentes para os atacantes trombarem e ganharem as jogadas.
Getty Images |
![]() |
Torcida do Mazembe marcou presença na partida do time contra o Pachuca |
Coreografia
O estilo “Mazembe de jogar” empolgou os torcedores árabes, que mais uma vez foram convocados pelos xeques que comandam o país para assistir a uma partida. Mas estavam empolgados e havia até um animador de torcida para dizer a hora que gritar, pular, bater palmas. Palmas que só serviam para o Mazembe no início da partida.
Aos 15 minutos, no telão apareceu um rosto preocupado. Pablo Marini, o mesmo que disse que o Pachuca poderia quebrar a escrita e finalmente eliminar um sul-americano da final do Mundial, coçava a cabeça, tenso. Deu algumas orientações aproveitando a lesão de um africano e seu time melhorou.
Quase marcou em um chute no travessão de Manso. Só que Kabangu recebeu a bola na entrada da área e deu um passe preciso, com um toquinho embaixo das bola, para Bedi invadir a área e chutar alto, sem chance para Calero. O goleiro, 39 anos, o mais velho do Mundial ao lado de Abbondanzieri, do Inter, não alcançou a bola.
O Mazembe se recolheu após o gol, apesar da banda aumentar o ritmo. O Pachuca se animou, mas estava desorganizado. Nem mesmo a ingenuidade dos africanos, que em muitos lances eram driblados facilmente, ajudava o “favorito” a marcar.
Getty Images |
![]() |
Equipe do Pachuca pressionou no fim, mas não conseguiu marcar |
Segundo tempo
Duas alterações no segundo tempo deixaram o Pachuca mais ofensivo, mesmo assim faltou qualidade. A bola chegava em Benitez, o camisa 10 e atacante paraguaio que começou a partida no banco de reservas. Mas era um desastre cada vez que isso acontecia.
O Mazembe esperava. E contrata-atacava sem jeito. A melhor chance do segundo gol foi um chute quase do meio do campo do baixinho Nkulukuta (1,60m), que surpreendeu Calero, mas foi para fora. Os africanos começaram a fazer muitas faltas na intermediária e o Pachuca, já no desespero, lançava a bola para a área. Não deu certo.
A tensão aumentava porque a Fifa deixa no telão do jogo o cronômetro. A cada esticada de cabeça um mexicano via que os minutos passavam, o time não criava, e a eliminação precoce chegava. Sunzu foi expulso, depois de falta mais próxima da área. A esperança voltou, mas durou pouco. O Pachuca não criava. O favoritismo citado por seu técnico não se confirmou e os mexicanos mais uma vez estão fora de um torneio Fifa precocemente.
FICHA TÉCNICA - TP MAZEMBE-RDC 1 x 0 PACHUCA-MEX
Local: Estádio Mohamed Bin Zayed, em Abu Dhabi (EAU)
Data: 10 de dezembro de 2010, sexta-feira
Horário: 14h (horário de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Toshiyuki Nagi e Toru Sagara (ambos JAP)
Cartões amarelos: Kasongo, Sunzu, Bedi e Mihayo (TP Mazembe)
Cartões vermelhos: Sunzu (TP Mazembe)
GOLS:
TP Mazembe: Bedi, aos 21 minutos do primeiro tempo
TP MAZEMBE: Kidiaba; Kasusula, NKulukuta, Sunzu e Kimwaki; Mihayo Ekanga (Kasongo), Bedi e Kaluyituka (Kanda); Kabangu (Tshani) e Singuluma Técnico: Lamine N'Diaye
PACHUCA: Calero; López, Aguilar, Muñoz e Mustafá; Torres (Brambila), Luna (Gomez), Carlos (Benítez) e Manso; Arizala e Cvitanich Técnico: Pablo Marini
*Colaborou Francisco De Laurentiis, iG São Paulo
Leia mais sobre: TP Mazembe Pachuca Mundial de clubes Fifa Abu Dhabi Emirados Árabes Unidos
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
AP

Mazembe
Jogadores do time africano comemoram o gol que garantiu a vitória sobre o Pachuca, no Mundial
- Como favorito, Pachuca enfrenta Mazembe para quebrar escrita
- Técnico do Pachuca aposta no ataque para surpreender no Mundial
- Jogadores do Pachuca tentam espantar "maldição" no Mundial de clubes
- Destaque do Pachuca, Torres já pensa em transferência após Mundial
- Para disputar dois Mundiais no ano, atacante recusa saída do Pachuca
- Pressionada, Inter de Milão chega a Abu Dhabi e prega seriedade
-
Últimas de Esporte
- Faltou o Gabiru! Inter dá vexame e perde pro Mazembe do Congo. Mas valeu por mais uma ?dancinha do carrinho? do goleiro Muteba Kidiaba ! E gremista tirador de sarro está proibido de entrar hoje aqui no blog, viu?
- Flamengo está longe de cumprir promessas
- Botafogo renova com Renato Cajá e segue buscando outro meia
- Lesão afasta Marcos Senna do Villarreal por 10 semanas
- Zagueiro Wellington Paulo não vai renovar com o América-MG
- Grêmio e São Paulo estão interessados em zagueiro uruguaio
- Independiente abre negociações para contratar Defederico
- Léo Fortunato acerta com o vitória para substituir Wallace